Renault adere a onda turbo no lançamento da linha 2022 do Captur

O SUV compacto ganha o moderno propulsor TCe 1.3 de 170 cavalos mas cobra muito mais do que deveria por isso

A Renault apresenta a linha 2022 do Captur. O SUV compacto recebe o primeiro facelift desde que foi lançado no Brasil e tem como maior novidade o inédito motor 1.3 turbo. O modelo revitalizado chega em três versões, sempre com o mesmo conjunto mecânico e partindo de salgados R$ 124.990. 

Agora, o grande “astro” do utilitário é o motor. A moderna caixa TCe 1.3 turbo flex gera 170 cavalos com etanol e 162 com gasolina, o torque é de 27,5kgfm para ambos os combustíveis. A transmissão automática é a CVT Xtronic de nova geração com oito marchas simuladas. E ele finalmente passa a ter direção 100% elétrica.  

Os freios são a disco apenas na dianteira, a traseira mantém o sistema a tambor. Com o novo conjunto mecânico, o Captur vai do zero aos 100km/h em 9,2 segundos. O consumo, segundo a marca, é de 12km/l na estrada e 11,1km/l na cidade com gasolina e de 8,3km/l e 7,5km/l com etanol. 

Ao contrário do conjunto mecânico, o visual do Captur pouco mudou. Como esperado, ele mantém o estilo do modelo russo e não do europeu, que conta com um design muito mais moderno. Enquanto a traseira não mudou absolutamente nada, a dianteira tem um novo para-choque mais proeminente e o sistema óptico foi levemente redesenhado.

Poucas novidades visuais no interior.

Por dentro, a alteração mais perceptível é a adoção do acabamento em dois tons em marrom e preto. Além disso, o volante e a tela da central multimídia foram trocados e a moldura que envolve o display foi levemente redesenhada. O console central e o apoio de braço também receberam novos desenhos. 

Um deslize, tanto no visual quanto na tecnologia em si, é no ar-condicionado. A peça não sofreu nenhuma alteração, ou seja, continua antiga e ultrapassada que, mesmo automática, não é digital. O estranho é que o Duster, modelo menos caro que o Captur, conta com um sistema bem mais moderno e elegante.  

A traseira continua a mesma, sem alteração no design.

Se o Captur não “pegou” o mesmo ar-condicionado do Duster, pelo menos seguiu o irmão no quesito segurança. Agora, o SUV também conta com sistema de câmeras 360º e sensor de ponto cego. Além disso, ele ganhou partida remota e faróis full LED. 

A versão de série continua a Zen (R$ 124.490) vem com a nova central com tela de oito polegadas, quatro airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luz de circulação diurna em LED, monitoramento de pressão dos pneus, chave-cartão sensorial, Start&Stop e piloto automático. 

O SUV compacto finalmente se distancia do irmão Duster.

A intermediária Intense (R$ 129.490), ganha ar-condicionado automático, luzes de neblina em LED, sensores crepuscular e de chuva e duas portas USB para o banco traseiro. A topo de linha Iconic (R$ 138.490) acrescenta faróis full LED, sensores de ponto cego, partida remota, revestimento interno premium e sistema de câmeras Multiview 360º. 

A Zen tem como opcional a pintura externa biton, o mesmo item pode ser adquirido separadamente na Intense, assim como o acabamento interno premium. Já a topo tem como itens extra sistema de áudio Bose com seis alto-falantes, subwoofer e equalizador digital, além da pintura em dois tons.

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