Ram convoca proprietários de 1500, 2500 e 3500 para recall
Os problemas foram diagnosticados na vareta de medição de óleo, no tubo de ventilação da transmissão e na tampa da caçamba
A Ram convoca os proprietários de 1500, produzidas de 15 de setembro a 19 de novembro de 2019, de 2500 fabricadas de 23 de abril de 2019 a 18 de novembro de 2022 e de 3500 feitas entre 5 de novembro de 2021 a 17 de novembro de 2022 para agendarem recall em qualquer concessionária da marca pelo país.
Segundo a montadora, são três problemas distintos. Nos três modelos é preciso analisar se a fechadura da porta da caçamba está alinhada. Nas duas maiores, há possibilidade de defeitos crônicos na vareta de medição de óleo e do tubo de ventilação da transmissão.
Ainda de acordo com a Ram, foi identificada a possibilidade do aumento de pressão no interior da transmissão, podendo resultar na expulsão da vareta medidora e vazamento de óleo. Ocorrendo isso e somado ao calor da região do motor, há risco de incêndio com a possibilidade de danos materiais, físicos graves ou até mesmo fatais.
A vareta de medição será temporariamente substituída por um tampão, com a finalidade de afastar imediatamente o risco identificado e sem comprometer o regular funcionamento do veículo. Tão logo a peça definitiva esteja disponível, os consumidores serão novamente comunicados para realizarem a instalação gratuita do novo componente.
Além disso, foi identificada também a possibilidade da abertura da porta da caçamba inadvertidamente por uma falha no alinhamento da fechadura. Com isso, há possibilidade de queda de conteúdo da área de carga e consequente danos materiais, físicos graves ou até mesmo fatais a terceiros.
O tempo máximo para os reparos, que são gratuitos, é de aproximadamente uma hora. Mais informações no site da montadora ou pela Central de Serviços ao Cliente Ram no telefone 0800-730-7060.