Ram apresenta a gigante 3500, a maior picape disponível no Brasil

A caminhonete chega em três versões para assumir como modelo mais completo, robusto e o motor a diesel mais potente do país

Até agora, a maior e mais robusta picape disponível no Brasil era a Ram 2500, a única caminhonete à venda no país que, de tão grande, não pode ser conduzida por motoristas habilitados apenas com CNH B. Mas a gigante acaba de perder o posto para a irmã 3500, o mais recente lançamento da marca do bode. 

Não satisfeita em ter a grandalhona 2500 a Ram resolveu trazer a gigantesca 3500 para o Brasil. A nova picape, já disponível nas concessionárias da montadora, chega em três versões a partir de R$ 484.990 e assume o lugar como caminhonete mais capaz, robusta, cara e luxuosa do país. 

Assim como a irmã do meio, a 3500 utiliza o consagrado motor 6.7 turbodiesel da Cummins, mas recalibrado para gerar 377 cavalos (12 a mais que a 2500) e insanos 117,2kgfm de torque (6,4 a mais). Ela ainda utiliza Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

O poderoso propulsor está aliado à transmissão automática de seis velocidades. O câmbio conta com solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de ré ou drive para a posição park. Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

O motor é o mesmo da 2500 mas recalibrado.

Um dos grandes destaques da 2500 é a capacidade de carga e reboque, mas a 3500 vai além. A gigante é capaz de levar uma carga de até 1.752kg e rebocar até 9.021kg. São 664kg e 1.160kg a mais que a irmã. Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, do diesel exhaust brake e função Tow/Haul.

Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.

A cabine é gigante e luxuosa.

Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, a caçamba ainda conta com 1.280 litros de capacidade. 

O grande destaque da 3500 é a configuração topo de linha, a Limited Longhorn, a versão mais luxuosa da gigante, principalmente na cabine. O interior é coberto por couro “natura plus” em marrom e preto com costuras contrastantes e madeira legítima em diversas texturas. Os aros do velocímetro e conta-giros têm filigranas douradas. 

Um dos destaques da cabine é a grande tela de 12 polegadas na vertical.

Por fora, a 3500 Longhorn se destaca pela grade e rodas exclusivas e pintura bicolor, a parte superior da carroceria é em branco pérola com a porção inferior da cabine (arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas) em marrom. Outra combinação existente apenas na topo de linha é a vermelha perolizada com os acabamentos cromados.

E quando o assunto é porta objetos, a 3500 conta com dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento de trás e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão, afinal, a grandalhona tem mais de 2.000mm de largura.

A 3500 leva e puxa muito mais carga que a irmã 2500.

A opção de entrada da 3500, a Laramie (R$ 484.990) conta com central multimídia com tela de 12 polegadas, câmeras 360° e de caçamba, retrovisor eletrocrômico, som premium Alpine com cancelamento ativo de ruído, estribos laterais de porta a porta, controle eletrônico de freio do reboque, faróis Full LED com comutação automática, piloto automático, monitoramento de ponto cego, console central modular com 39 litros e  sobretapetes de borda elevada.

A intermediária, a Night Edition (R$ 509.990), agrega retrovisor interno digital, som premium Harman Kardon, estribos elétricos, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, auxiliar de permanência em faixa, faróis e lanternas com máscara negra, para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria, grade, rodas e emblemas escuros, interior preto, cab lights (luzes na capota) e bancos traseiros laterais aquecidos. 

Ram 3500 Laramie Longhorn.

Por fim, a topo de linha, a Limited Longhorn (R$ 529.990) ganha faróis full LED Matrix direcionais, grade e rodas com desenho exclusivo, ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado, revestimento marrom e preto em couro “Natura Plus”, acabamentos internos com madeira legítima, tapetes especiais, emblema da versão no console central e opção de pintura bicolor (Branco Pérola com Marrom Walnut).

1/28Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram apresenta a gigante 3500, a maior picape disponível no Brasil. Foto: Ram.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.Ram 3500 Laramie Longhorn.