Ram acrescenta sistemas Adas de nível 2 para a Rampage

Com a novidade, a picape intermediária é capaz de fazer alguns tipos de curva de forma autônoma, desde que a via esteja bem sinalizada

A Ram acrescenta uma importante novidade à linha 2025 da Rampage, o sistema Adas de nível 2. Com a novidade, ela é a primeira – e, por enquanto, a única – picape do grupo Stellantis (Fiat, Ram, Jeep, Citroën, Peugeot) produzida no Brasil (em Goiana, Pernambuco, mais especificamente) a contar com este nível de automação da direção.

A novidade já está disponível de série em quase todas as configurações da picape intermediária, apenas a nova versão de entrada, a Big Horn (R$ 237.990), que não ganhou os sistemas avançados de assistência à direção, de nível 2. 

O Adas 2 está disponível a partir da versão Rebel com o novíssimo motor turbo diesel 2.2 (R$ 265.990) e com o já conhecido 2.0 Hurricane 4 de 272 cavalos (R$ 268.990), passando pela intermediária Laramie (R$ 278.990 e R$ 281.990), com ambos os propulsores, até a esportiva e topo de linha R/T, com a poderosa caixa de força Hurricane 4 (R$ 299.990). 

Com a adição do assistente ativo de direção (ADA), que combina o uso do “Lane Centering” e do piloto automático adaptativo (ACC), a Rampage passa a ser capaz de contornar diferentes curvas de forma autônoma, em vias sinalizadas, mantendo uma velocidade pré-definida. 

Desta forma, a picape é promovida para o nível 2 de autonomia dos sistemas avançados de assistência à direção. Além do contorno de curvas, a aceleração e a frenagem também podem ser efetuadas sem a atuação do condutor em cenários específicos. 

Os auxílios, atendendo à legislação vigente, exigem que o motorista mantenha as mãos no volante e atenção à via, se tornando uma camada extra de segurança e conforto da Rampage durante seu uso. Para permitir a detecção das mãos do condutor foi incorporado um novo volante com revestimento premium em todas versões, na R/T, ele é perfurado.

Esta é a terceira grande novidade apresentada recentemente pela Ram para a Rampage. No fim do ano passado, a marca trocou a motorização diesel da picape, passando a adotar um propulsor 2.2 turbo de 200 cavalos e 45,9kgfm de torque, contra os 170 cavalos da caixa de força anterior. Antes, ela apresentou a nova opção de entrada, a Big Horn.