Primeiras impressões Volvo XC60 2022, o sueco mais vendido do Brasil
O SUV médio, que representa toda a elegância, luxo e modernidade da marca escandinava, recebe modificações no visual e novas tecnologias
Desde que a Volvo passou pela mais profunda transformação da marca, a sueca vem crescendo em números, principalmente no Brasil. Por aqui, a montadora escandinava assumiu, desde o ano passado, o segundo lugar entre as premium. Um dos grandes responsáveis por essa consolidação, é o XC60.
O SUV médio detém alguns “títulos”, ele é o utilitário premium mais vendido no Brasil, além de ser o veículo híbrido plug-in mais comercializado. Até o momento, em 11 meses, foram vendidos 3.338 unidades do sueco – desde que chegou por aqui, já foram mais de 30 mil emplacamentos –, que acaba de ser renovado.
O modelo passou por um breve facelift para a linha 2022, ganhou novos itens de tecnologia e mantém o consagrado conjunto mecânico T8 Recharge, com a poderosa motorização de 407 cavalos. Tivemos um breve contato com a versão Inscription Expression, uma das quatro disponíveis do modelo, que vai de R$ 399.950 e até R$ 466.950.
Para a nova linha, além das breves mudanças visuais e de tecnologia, o XC60 recebe uma atualização nas nomenclaturas também. Assim como os demais modelos da marca, ele adota o Recharge, apontando que é um veículo eletrificado. Agora, a opção de entrada é a Inscription Expression, a intermediária se mantém como Inscription. E há duas topo de linha, a R-Design e a Polestar Engineered.
Atualizado
Entre os SUVs da marca, o XC60 foi o último a receber a nova identidade visual da sueca, em 2017. Até por isso, o design ainda é muito atual. O utilitário médio mantém o já inconfundível farol com o “Martelo de Thor” que encaixa bem aos novos para-choques e grades frontais, que são diferentes para cada uma das versões, podendo ser cromado ou em preto brilhante.
Na versão que rodamos, a Inscription Expression, os filetes verticais cromados da grade foram duplicados, em vez de serem barras simples. O para-choque recebe um desenho mais voltado para o lado executivo, com detalhes em cromo nas pontas e na borda inferior.
Por dentro, visualmente falando, as principais mudanças são nos materiais e cores. A Expression, pode combinar bancos pretos com acabamento em alumínio, marrom e madeira ou bege e alumínio. Além disso, o painel foi levemente redesenhado, assim como o console central e a manopla do câmbio.
Em relação ao espaço interno, o XC60 mantém a excelente área na cabine e no porta-malas. Por dentro, por ser um SUV médio, ele leva até cinco adultos com certo conforto, claro que o quinto passageiro sempre gera um aperto a mais, mas nada demais. Para a bagagem, são ótimos 468 litros.
Mais moderno
Entre as principais novidades de tecnologia do XC60 estão a adoção da central multimídia by Google, lançada no elétrico XC40, no qual o motorista pode fazer login com sua conta Google na gigante tela de nove polegadas, transformando-a em um verdadeiro tablet, podendo, inclusive, baixar aplicativos de música, marketplace, GPS, entre outros.
Além disso, ele também ganha câmera 360º e head-up display a partir da versão Inscription, assim como o sistema Advanced Air Cleaner PM 2,5, que filtra contaminantes que chegam à cabine por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas, que eliminam e retém 95% das partículas com dimensões menores que 2,5 micrômetros.
Para todas as versões, as novidades são carregamento sem fio para smartphones e dois novos recursos de assistência ao condutor, o “Ready to Drive” que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo. E o “Emergency Stop Assist”, que para o veículo se o condutor não reagir aos alertas emitidos pelo sistema.
As novidades se juntam à extensa lista de equipamentos da versão de entrada do XC60, na parte da comodidade, ainda conta com bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para o do motorista, ar-condicionado digital e dual zone, teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital com tela de 12,5 polegadas, tomada 12V, duas portas USB e chave sensorial para abertura das portas e partida do motor.
Na parte da segurança, apenas a câmera 360º não é compartilhada com todas as versões, a Inscription Expression vem só com a de ré. No mais, ela vem com faróis full LED com nivelamento e acendimento automático, autodirecionais e com luz de circulação diurna também em LED, seis airbags, sem falar nos auxiliares de condução.
Como todo Volvo, o XC60 vem com alertas de colisão frontal e traseiro, de ponto cego, ao condutor e de mudança de faixa, assistentes de partida em rampa e de descida, piloto automático adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistemas de proteção em saída de estrada e contra impactos laterais e na coluna cervical e Volvo OnCall.
Potência eletrificada
Uma coisa que não mudou no XC60 é o conjunto mecânico. O sueco mantém o já consagrado sistema híbrido plug-in T8 que une um motor elétrico e outro a combustão que, juntos, geram incríveis 407 cavalos e 65,2kgfm de torque. Aliado ao câmbio automático de oito velocidades, permite ao SUV ir do zero aos 100km/h em míseros 5,3 segundos.
Mesmo em um breve contato, como o que tivemos com o utilitário, é possível perceber a alta capacidade do conjunto mecânico. O sueco consegue unir dois mundos, o da alta potência, quando utilizado toda a capacidade dos motores, com o da sustentabilidade, fazendo uso apenas do propulsor elétrico, que pode ser carregado na tomada.
A autonomia da caixa eletrificada é de pouco mais de 40 quilômetros, sempre dependendo do modo de conduzir o veículo e até da topografia das vias percorridas. Mesmo não tão alta, ela permite um bom deslocamento dentro da cidade sem emitir qualquer tipo de poluente no meio ambiente.
Dentre a família XC híbrida da Volvo, o 60 é o com o conjunto mais acertado. O irmão menor – XC40 – utiliza o conjunto T5, mais acanhado na potência, e o maior – o XC90 – tem toda a questão do porte, bem maior e mais pesado. Assim, o XC60 tem um encaixe perfeito, não à toa é o modelo mais vendido da marca no Brasil e no mundo.
A opinião do Diário Motor
Para a linha 2022 do XC60 a Volvo quase assumiu o mantra “em time que está ganhando, não se mexe”. Isso porque as modificações foram pontuais e a marca conseguiu melhorar o que já era bom, tanto no visual, quanto na generosa lista de equipamentos.
O grande porém, como sempre, é o preço, culpa da crise mundial que afeta toda a cadeia de produção de veículos. Mas com espaço interno generoso, um potente e “verde” conjunto mecânico, itens de segurança, conforto e de auxílio ao motorista topo de linha, qualquer versão do XC60, até mesmo a de entrada, é uma bela opção. Vale a compra! Nota: 9,5.
Ficha técnica
Motor: híbrido plug-in
Potência máxima: 407cv
Torque máximo: 65,2kgfm
Direção: elétrica
Suspensão: independente nas quatro rodas
Porta-malas: 468 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.658 x 1.902 x 4.708 x 2.865mm
Preço: a partir de R$ 399.950
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