Primeiras impressões Volvo XC60 2022, o sueco mais vendido do Brasil

O SUV médio, que representa toda a elegância, luxo e modernidade da marca escandinava, recebe modificações no visual e novas tecnologias

Desde que a Volvo passou pela mais profunda transformação da marca, a sueca vem crescendo em números, principalmente no Brasil. Por aqui, a montadora escandinava assumiu, desde o ano passado, o segundo lugar entre as premium. Um dos grandes responsáveis por essa consolidação, é o XC60. 

O SUV médio detém alguns “títulos”, ele é o utilitário premium mais vendido no Brasil, além de ser o veículo híbrido plug-in mais comercializado. Até o momento, em 11 meses, foram vendidos 3.338 unidades do sueco – desde que chegou por aqui, já foram mais de 30 mil emplacamentos –, que acaba de ser renovado. 

O modelo passou por um breve facelift para a linha 2022, ganhou novos itens de tecnologia e mantém o consagrado conjunto mecânico T8 Recharge, com a poderosa motorização de 407 cavalos. Tivemos um breve contato com a versão Inscription Expression, uma das quatro disponíveis do modelo, que vai de R$ 399.950 e até R$ 466.950.

Para a nova linha, além das breves mudanças visuais e de tecnologia, o XC60 recebe uma atualização nas nomenclaturas também. Assim como os demais modelos da marca, ele adota o Recharge, apontando que é um veículo eletrificado. Agora, a opção de entrada é a Inscription Expression, a intermediária se mantém como Inscription. E há duas topo de linha, a R-Design e a Polestar Engineered. 

Atualizado

A grade cromada passa a contar com filetes duplos.

Entre os SUVs da marca, o XC60 foi o último a receber a nova identidade visual da sueca, em 2017. Até por isso, o design ainda é muito atual. O utilitário médio mantém o já inconfundível farol com o “Martelo de Thor” que encaixa bem aos novos para-choques e grades frontais, que são diferentes para cada uma das versões, podendo ser cromado ou em preto brilhante.

Na versão que rodamos, a Inscription Expression, os filetes verticais cromados da grade foram duplicados, em vez de serem barras simples. O para-choque recebe um desenho mais voltado para o lado executivo, com detalhes em cromo nas pontas e na borda inferior. 

Por dentro, o painel foi levemente redesenhado.

Por dentro, visualmente falando, as principais mudanças são nos materiais e cores. A Expression, pode combinar bancos pretos com acabamento em alumínio, marrom e madeira ou bege e alumínio. Além disso, o painel foi levemente redesenhado, assim como o console central e a manopla do câmbio. 

Em relação ao espaço interno, o XC60 mantém a excelente área na cabine e no porta-malas. Por dentro, por ser um SUV médio, ele leva até cinco adultos com certo conforto, claro que o quinto passageiro sempre gera um aperto a mais, mas nada demais. Para a bagagem, são ótimos 468 litros. 

Mais moderno

A central multimídia passa a ser “by Google”.

Entre as principais novidades de tecnologia do XC60 estão a adoção da central multimídia by Google, lançada no elétrico XC40, no qual o motorista pode fazer login com sua conta Google na gigante tela de nove polegadas, transformando-a em um verdadeiro tablet, podendo, inclusive, baixar aplicativos de música, marketplace, GPS, entre outros. 

Além disso, ele também ganha câmera 360º e head-up display a partir da versão Inscription, assim como o sistema Advanced Air Cleaner PM 2,5, que filtra contaminantes que chegam à cabine por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas, que eliminam e retém 95% das partículas com dimensões menores que 2,5 micrômetros. 

A manopla do câmbio também foi redesenhada.

Para todas as versões, as novidades são carregamento sem fio para smartphones e dois novos recursos de assistência ao condutor, o “Ready to Drive” que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo. E o “Emergency Stop Assist”, que para o veículo se o condutor não reagir aos alertas emitidos pelo sistema.

As novidades se juntam à extensa lista de equipamentos da versão de entrada do XC60, na parte da comodidade, ainda conta com bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para o do motorista, ar-condicionado digital e dual zone, teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital com tela de 12,5 polegadas, tomada 12V, duas portas USB e chave sensorial para abertura das portas e partida do motor. 

A marca aprimorou ainda mais o itens de segurança.

Na parte da segurança, apenas a câmera 360º não é compartilhada com todas as versões, a Inscription Expression vem só com a de ré. No mais, ela vem com faróis full LED com nivelamento e acendimento automático, autodirecionais e com luz de circulação diurna também em LED, seis airbags, sem falar nos auxiliares de condução. 

Como todo Volvo, o XC60 vem com alertas de colisão frontal e traseiro, de ponto cego, ao condutor e de mudança de faixa, assistentes de partida em rampa e de descida, piloto automático adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistemas de proteção em saída de estrada e contra impactos laterais e na coluna cervical e Volvo OnCall. 

Potência eletrificada

Motorização híbrida que pode ser carregada na tomada.

Uma coisa que não mudou no XC60 é o conjunto mecânico. O sueco mantém o já consagrado sistema híbrido plug-in T8 que une um motor elétrico e outro a combustão que, juntos, geram incríveis 407 cavalos e 65,2kgfm de torque. Aliado ao câmbio automático de oito velocidades, permite ao SUV ir do zero aos 100km/h em míseros 5,3 segundos.

Mesmo em um breve contato, como o que tivemos com o utilitário, é possível perceber a alta capacidade do conjunto mecânico. O sueco consegue unir dois mundos, o da alta potência, quando utilizado toda a capacidade dos motores, com o da sustentabilidade, fazendo uso apenas do propulsor elétrico, que pode ser carregado na tomada. 

O SUV roda cerca de 40 quilômetros apenas com o motor elétrico.

A autonomia da caixa eletrificada é de pouco mais de 40 quilômetros, sempre dependendo do modo de conduzir o veículo e até da topografia das vias percorridas. Mesmo não tão alta, ela permite um bom deslocamento dentro da cidade sem emitir qualquer tipo de poluente no meio ambiente.

Dentre a família XC híbrida da Volvo, o 60 é o com o conjunto mais acertado. O irmão menor – XC40 – utiliza o conjunto T5, mais acanhado na potência, e o maior – o XC90 – tem toda a questão do porte, bem maior e mais pesado. Assim, o XC60 tem um encaixe perfeito, não à toa é o modelo mais vendido da marca no Brasil e no mundo. 

A opinião do Diário Motor

Volvo XC60 Recharge 2022.

Para a linha 2022 do XC60 a Volvo quase assumiu o mantra “em time que está ganhando, não se mexe”. Isso porque as modificações foram pontuais e a marca conseguiu melhorar o que já era bom, tanto no visual, quanto na generosa lista de equipamentos. 

O grande porém, como sempre, é o preço, culpa da crise mundial que afeta toda a cadeia de produção de veículos. Mas com espaço interno generoso, um potente e “verde” conjunto mecânico, itens de segurança, conforto e de auxílio ao motorista topo de linha, qualquer versão do XC60, até mesmo a de entrada, é uma bela opção. Vale a compra! Nota: 9,5.

Ficha técnica

Motor: híbrido plug-in

Potência máxima: 407cv

Torque máximo: 65,2kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Porta-malas: 468 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.658 x 1.902 x 4.708 x 2.865mm 

Preço: a partir de R$ 399.950

1/41Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Primeiras impressões Volvo XC60 2022, o sueco mais vendido do Brasil. Fotos: Volvo.Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022Volvo XC60 Recharge 2022