Porsche confirma duas novas versões híbridas para o Panamera

A marca apresenta as consagradas opções 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid para a terceira geração do sedã grande de luxo

Como de costume, ao apresentar uma nova geração, a Porsche não lança todas as versões de uma vez, e com a atual – e terceira – do Panamera não foi diferente. A marca acaba de confirmar mais duas configurações para o sedã grande de luxo alemão, a 4 E-Hybrid e a 4S E-Hybrid, no Brasil. Ambas ainda sem preço ou data de início da pré-venda informados.

Segundo a marca, a adição das duas novas opções híbridas é uma resposta da Porsche ao interesse crescente em sistemas motrizes e-hybrid eficientes e dinâmicos em muitos mercados. Com isso, o novo Panamera estará disponível com quatro versões eletrificadas.

A 4 E-Hybrid conta com um novo sistema e-hybrid, que alinha um motor a combustão V6 biturbo 2.9 a um elétrico que, juntos, geram 470 cavalos e 66,2kgfm de torque. Com este conjunto, o Panamera é capaz de ir dos zero aos 100km/h em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima de 280 km/h.

Já a 4S E-Hybrid conta com um conjunto híbrido ainda mais poderoso. Ela conta com a mesma caixa de força a combustão da 4, um V6 2.9 biturbo, aliado ao elétrico, mas que, juntos, geram ainda mais potência, são 544 cavalos e 76,4kgfm de torque. Com isso, o zero a 100km/h é ainda mais rápido, feito em 3,7 segundos, com máxima de 290km/h.

A marca não divulgou os preços e quando inicia a pré-venda do sedã.

Como legítimo Porsche, o Panamera, mesmo nas versões híbridas, vem com suspensão a ar adaptativa de dois compartimentos, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM) com amortecedores de duas válvulas como padrão e a consagrada transmissão automatizada de dupla embreagem PDK.

Comparadas à geração anterior, todas as versões E-Hybrid do Panamera oferecem uma maior autonomia elétrica e velocidade de carregamento mais rápida. Com 25,9kWh, a nova bateria de alta voltagem fornece cerca de 45% mais capacidade em um espaço físico semelhante. Ao mesmo tempo, o novo carregador On-Board-AC de 11kW reduz o tempo de carregamento para 2h39. 

Porsche Panamera 4 E-Hybrid.

As duas versões contam com quatro modos de condução E-Hybrid (E-Power, Hybrid Auto, E-Hold e E-Charge) e duas esportivas (Sport e Sport Plus). O sedã sempre inicia no modo puramente elétrico E-Power. Quando a bateria atinge um valor mínimo de carga, o sistema muda automaticamente para o Hybrid Auto. O E-Hold preserva o estado atual da bateria.

No E-Charge, o motor a combustão carrega a bateria até 80% quando está acima de 55km/h. Nos modos Sport e Sport Plus, a Porsche reduz o estado alvo de carga da bateria para 20 e 30%, respectivamente, o que aumenta a eficiência sem sacrificar o desempenho.

1/8Porsche Panamera 4 E-Hybrid.Porsche confirma duas novas versões híbridas para o Panamera (fotos: Porsche).Porsche Panamera 4 E-Hybrid.Porsche Panamera 4 E-Hybrid.Porsche Panamera 4 E-Hybrid.Porsche Panamera 4 E-Hybrid.Porsche Panamera 4 E-Hybrid.Porsche Panamera 4 E-Hybrid.