Porsche celebra 60 anos do 911 com versão especial S/T

Um dos modelos mais icônicos da história chega ao 60º aniversário ainda com muita estrada para percorrer. A série terá 1.963 unidades

Salão do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, 1963, o mundo ainda não sabia, mas aquela edição da clássica mostra alemã de carros mudaria para sempre o cenário automotivo mundial. No estande da Porsche, a marca apresenta um novo modelo, um esportivo 2+2 de motor traseiro batizado de 901, que atraiu os olhares do público e da concorrência. 

O modelo, encomendado pelo então presidente da montadora, Ferry Porsche, ao seu filho, Butzi Porsche, o “artesão” chefe da época, tinha como missão substituir o 356, mas logo na apresentação, encontrou um problema. O nome não poderia ser utilizado, já que a Peugeot detém, até hoje, a patente de nomes de carros de três números com um zero no meio. 

Assim, de certa forma, graças a Peugeot, nasceu um dos mais icônicos modelos da indústria automotiva mundial, o Porsche 911. E que neste ano completa 60 anos de muita história e sucesso por todo o mundo. Para celebrar a data, a marca apresenta o 911 S/T.

Segundo a marca, para celebrar o aniversário especial do 911, os engenheiros em Weissach, Alemanha, projetaram um carro esportivo altamente purista dedicado ao pleno prazer de dirigir, que une as qualidades do GT3 com o Pacote Touring e o GT3 RS, proporcionando uma combinação única de agilidade e dinâmica de condução. 

Em 60 anos, o 911 cresceu e evoluiu, mas nunca perdeu o estilo icônico.

A Porsche afirma que o nome da versão comemorativa é descendente de uma configuração voltada para o desempenho da primeira geração do 911. A partir de 1969, a marca oferecia uma opção especial de corrida do 911 S que, internamente, foi chamada de 911 ST. 

O S/T combina o poderoso motor boxer aspirado 4.0 de 525 cavalos do 911 GT3 RS, com uma transmissão manual de relações curtas, uma construção decididamente leve e uma configuração de suspensão otimizada para agilidade e dirigibilidade. Assim, o S/T pesa apenas 1.380kg (peso em ordem de marcha, incluindo todos os fluidos), tornando-o o modelo mais leve da geração 992. 

O interior segue o padrão da nova geração.

Ele conta com Pacote Heritage Design, como opcional, que é inspirado na versão de corrida do 911 S dos anos 1960 e 1970. O design do modelo de aniversário incorporou a expertise de GT e motorsport da Porsche. Isso, de acordo com a marca, é refletido na condução ágil, projetada para proporcionar o máximo prazer de dirigir em estradas sinuosas.

O S/T responde instantaneamente aos comandos do motorista. Cada movimento de direção, qualquer variação de pressão no acelerador ou no freio são executadas imediatamente e com precisão. Ao contrário do 911 GT3 RS, o foco no desenvolvimento do 911 S/T não foi o uso em pistas, mas sim condução em estradas.

A S/T une o poderoso motor aspirado ao câmbio manual.

O novo S/T assume o espírito do 911 S original e o transfere para a geração atual do 911. O modelo de aniversário combina elementos do GT3 RS com a carroceria do GT3 com Pacote Touring e o complementa com componentes leves especialmente desenvolvidos para o S/T.

O 911 S/T alcança sua agilidade e característica de condução direta por meio de uma série de medidas consistentes. O capô dianteiro, o teto, os para-lamas dianteiros e as portas são feitos em plástico reforçado com fibra de carbono. O mesmo se aplica à gaiola de proteção, barra estabilizadora e reforços do eixo traseiro. 

Como as versões GT3, a S/T não tem a segunda fileira de bancos.

A Porsche também equipa o modelo de aniversário com rodas de magnésio, sistema de freios em material compósito de carbono e cerâmica, bateria de partida de íons de lítio e vidros leves, todos itens de série, o que deixa o modelo 40kg mais leve do que um 911 GT3 Touring equipado com a transmissão manual.

Os engenheiros da Porsche desenvolveram uma nova embreagem leve exclusivamente para o S/T. Junto com o volante, o conjunto reduz o peso do material de atrito em 10,5kg. Acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades com uma relação de marchas mais curta do que no 911 GT3, o motor de alta rotação oferece ainda mais imediatismo. 

A S/T terá apenas 1.963 unidades, em alusão ao ano da apresentação do 911.

O 911 S/T é capaz de acelerar do zero aos 100km/h em apenas 3,7 segundos. A velocidade máxima é de 300km/h. A experiência de condução emocionante é acentuada pelo envolvente som do sistema de escapamento esportivo leve, item de série. O S/T é o único da geração atual a combinar um design de eixo dianteiro de braço duplo com um traseiro multi-link sem o sistema de esterçamento do eixo traseiro. 

A versão de aniversário conta com o pacote Heritage Design como opcional. A nova cor “azul litoral metálico” e a cor da borda da roda estão disponíveis exclusivamente para esta variante. Nas portas, um número de partida de 0 a 99, bem como uma película decorativa, podem ser aplicados sob demanda. 

Ela conta com um selo especial em comemoração aos 60 anos.

O brasão clássico da Porsche do design original do 911 que adorna a frente, o volante, os encostos de cabeça e a chave do carro reforçam as raízes históricas do 911 S/T. O interior também apresenta centros de assentos em tecido na cor Classic Cognac com listras pretas, outra homenagem à herança. 

A Porsche Design está oferecendo exclusivamente aos clientes do 911 S/T o Chronograph 1 – 911 S/T. Com uma caixa de titânio, não revestida e jateada por razões de economia de peso, o exclusivo relógio incorpora o princípio de design leve da nova edição especial purista do 911. 

Porsche 911 S/T.

Segundo a Porsche do Brasil, o 911 S/T será oferecido por aqui. A pré-venda começará ainda no segundo semestre de 2023, com entregas previstas para 2024. O preço público não foi informado, a marca afirma que será comunicado futuramente.

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