Nos 50 anos da M, veja 10 modelos icônicos da divisão da BMW
Nas comemorações do cinquentenário da divisão esportiva da marca, a BMW seleciona 10 modelos que fizeram história
Há 50 anos, a BMW iniciava uma nova era na montadora. A alemã apresentava uma divisão focada em modelos esportivos, a Motorsport GmbH, que posteriormente se tornaria apenas M, uma das letras mais importantes da indústria automotiva mundial.
Responsável desde então pela produção dos modelos mais apimentados da marca bávara, a M produziu grandes ícones para o universo automotivo. Nas palavras da própria montadora, é difícil escolher apenas um modelo para coroar como melhor (apesar de “todos” saberem que é o M3), mas 10 não é tão difícil. Conheça 10 dos melhores modelos criados pela M, na escolha da própria BMW.
M1 (1978), homologação especial
O primeiro modelo feito para as ruas com o nome M foi criado em 1978 na supervisão de Giorgetto Giugiaro, o M1 nasceu para as competições de mais alto nível. Para sua homologação, era necessário que uma quantidade mínima de exemplares fosse produzida, resultando em 456 deles fabricados em três anos. Utilizava motor 3.5 seis cilindros em linha que rendia 277 cavalos e 33,6kgfm de torque.
M3 E30 (1985), o primeiro de sua dinastia
Provavelmente o maior de todos, destaque de pilotagem, a geração E30 do Série 3 logo se tornou referência e a chegada de sua versão M foi divisora de águas. A dinastia que agora completa 37 anos em 2022 só comprova como o modelo é uma lenda. O primeiro M3 também era voltado para a base de veículos de competição. Ele contava com motor 2.3 de quatro cilindros, o primeiro de uma série de 3 deste tipo.
Z3 M Coupé (1997), único em sua categoria
Apenas alguns gênios são incompreendidos em sua origem. Ao ser lançado, o Z3 Coupé rompeu com uma série de padrões no final dos anos 90 e virou tendência com seu estilo de carroceria “Shooting Brake”, que prevalece até hoje. Sua versão M é a mais cobiçada e isso não acontece à toa. Na época, apresentava alto desempenho com um zero a 100km/h em 5,4 segundos, graças ao motor cilindros em linha 3.2 de 321 cavalos e diferencial traseiro autoblocante.
M5 E39 (1998), V8 aspirado e manual
Outro grande astro da M, em 1998, o Série 5 seguia seu caminho incluindo seu primeiro e último motor V8 aspirado no lendário E39. Assim foi criado um M5 com aspecto simples, mas mecânica de esportivos. Com regulação variável das válvulas de admissão e escape, a potência do sedã era de 400 cavalos, acelerava de 0 a 100km/h em 4,8 segundos e chegava a 298km/h.
M3 CSL E46 (2003), “Coupé, Sports, Lightweight”
É difícil aprimorar algo tão perto da perfeição, mas em 2003 a divisão M conseguiu. O BMW M3 CSL foi uma homenagem aos coupés mais leves das décadas de 1940 e 1950. O modelo reduziu 110kg do peso padrão do M3, com 1.382kg, graças aos ajustes em sua construção. Além disso, o motor 3.2 ganhou 17 cavalos, totalizando 360. A suspensão era feita sob medida, com herança das corridas.
M5 E60 (2005), coração da Fórmula 1
Em 2005 foi lançado o M5 mais excepcional de todos. Com um motor herdado da Fórmula 1, o famoso V10 aspirado que girava até às 8.250rpm, o M5 E60 foi o primeiro da divisão a ultrapassar os 500 cavalos, chegando a 507. Sem dúvida, entre os fãs da marca, a sua versão mais amada é a M5 E61 Touring, cuja carroceria teve produção limitada.
M3 GTS (2010), estreitando a margem entre pista e rua
A única geração do M3 com um motor V8 foi a mesma que se despediu desse nome pelo seu design coupé em grande estilo, o M3 GTS. Era praticamente uma versão de corrida acessível apenas a 150 clientes. Nele, o motor V8 cresceu de 4.0 para 4.4 litros, com uma potência de 450 cavalos e 44,8kgfm. Com esse conjunto, o modelo acelerava de zero a 100km/h em 4,4 segundos, com máxima de 305km/h.
1M Coupé (2010), o equilíbrio perfeito
Em 2010, a BMW entregava seu primeiro M compacto, um Série 1 com um motor de seis cilindros em linha de 340 cavalos e até 50,9kgfm de torque. A relação peso/potência era de apenas 4,4kg/cv, o que resultava no perfeito equilíbrio para a condução esportiva, que fez dele o rei dos coupés esportivos da época e até hoje um excelente carro esportivo.
M2 CS (2019), o terror dos concorrentes
A saga M2 atingiu o seu auge com a versão CS, que teve grandes evoluções em relação aos seus antecessores e se tornou um carro esportivo compacto radical e preciso, capaz de enfrentar rivais maiores e mais poderosos. Equipado com câmbio manual de seis marchas e motor de 3.0 seis cilindros de 450 cavalos, foi o primeiro M2 equipado com suspensão adaptativa e freios em carbono-cerâmica como opcional.
M4 CSL (2022), o M mais veloz em Nürburgring Nordschleife
Depois de quase 20 anos, voltam as siglas CSL para oferecer o melhor da M na atualidade. O retorno foi feito pelo M4 CSL, que se tornou a BMW mais rápido na pista de Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7m15’677”. Seguindo o padrão CSL, o M4 tem sua potência expandida para 550 cavalos e seu peso reduzido em 100kg graças ao uso de fibra de carbono em diversos componentes. Além disso, sua suspensão rebaixada e ajustes especiais de tração garantem o máximo de controle nas pistas de corrida.
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