Multiverso dos utilitários: Fiat lança o Scudo, ‘cópia’ do Expert
Após o ‘Peugeot Fiorino’ é a vez da italiana utilizar outro veículo do grupo Stellantis para criar um modelo próprio
Após a Peugeot apresentar um “Fiorino” para chamar de seu, é a vez da Fiat de utilizar um veículo da francesa (e da irmã Citroën) para criar um modelo novo dentro da italiana, praticamente criando um “multiverso dos utilitários”. A montadora apresenta o Scudo, primo dos gêmeos Expert e Jumpy.
Assim como os parentes franceses, o furgão italiano chega em três versões, inclusive uma 100% elétrica, a partir de R$ 187.490 e com possibilidade de ser conduzido por motoristas apenas com CNH de categoria B.
Segundo a Fiat, o Scudo, que é montado no Uruguai, é uma solução para o empreendedor apoiada em três pilares fundamentais: Máxima Produtividade, Espaço Eficiente e Baixo Custo Operacional. Ele oferece alto nível de conforto com várias soluções, como piloto automático, posição de condução elevada e ajustes do banco, cinto e volante.
Por ser um furgão urbano, o Scudo tem medidas para poder rodar sem maiores problemas nas grandes cidades. Ele tem 1.940mm de altura, 5.300mm de comprimento, com volume de 6,1m³, capacidade de carga de até 1,5 tonelada e de transportar itens de até 2.800mm de comprimento. A porta traseira é bipartida e possui abertura de 180 graus, a lateral é deslizante.
Como falamos, o Scudo chega ao mercado brasileiro em três versões. A (R$ 187.490) é foca o transporte de carga e a Multi (R$ 192.490) pode ser adaptada para diversos usos, além da e-Scudo Cargo (R$ 329.990), totalmente elétrica. As opções a combustão utilizam um motor 1.5 diesel de 120 cavalos e 30,5kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de seis velocidades e tanque de Arla 32.
Como sugere o nome, a Cargo é a versão ideal para transportar cargas. Ela oferece amplo espaço e não há vidros nas laterais, ou seja, os itens armazenados no compartimento não ficam visíveis. Uma boa opção para serviços como last mile (transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final).
A Multi é destinada às transformações e conta com disposição para fiação elétrica, dispensando cortes na lataria. Assim, além de ser envidraçado, tem vocação para ser transformado conforme as necessidades dos clientes. Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado também para o transporte de pessoas.
Com a configuração family car, de 8 lugares, o furgão se torna uma opção ideal para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno de alto padrão, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas.
A versão Multi ainda pode ser adaptada para uso de acordo com as diferentes necessidades do cliente, podendo ser usada como ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras opções. A Fiat terá empresas homologadas para a realização destas transformações a partir de outubro.
Já a e-Scudo utiliza um motor 100% elétrico de 100kW, o equivalente a 136 cavalos, e 26,5kgfm de torque. As baterias de 75kWh garantem uma autonomia de aproximadamente 330 quilômetros. Em pontos de carga ultra rápida, ele vai de zero a 80% em 48 minutos.
A lista de equipamentos do furgão é interessante. Ele vem com freios ABS, três airbags frontais, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL.
Ele conta com ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, piloto automático, limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.
A opção elétrica ganha central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple Carplay, câmera de ré 180º, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo e modo de condução, volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensores de chuva e crepuscular e três modos de condução (Normal, Eco e Sport).
1/18