Mini apresenta o primeiro modelo fora da linha Cooper, o Aceman
Apresentado na China, o pequeno inglês ‘foge’ do clássico ‘sobrenome’ da marca e é o primeiro a surgir totalmente elétrico
A Mini apresenta um novo veículo, o Aceman, o primeiro modelo fora da família Cooper. Segundo a marca, a novidade é uma interpretação contemporânea da visão diferenciada do clássico Mini, criado por Alec Issigonis, com a utilização máxima do espaço em um tamanho compacto, combinada com um conceito de condução moderno.
Como quase todo modelo da marca, o Aceman tem tamanho diminuto, mas ainda assim, é maior do que o Cooper, tanto na versão com duas, quanto na com quatro portas. O novo modelo mede 4.070mm de comprimento, enquanto o irmão tem 3.876mm e 4.036mm.
Visualmente, o Aceman segue o conceito de design “Clever Use of Space” (uso inteligente do espaço, em tradução livre), mas com uma releitura distinta. De acordo com a marca, a utilização criativa do espaço garante que o novo Mini seja ágil no tráfego urbano, ao mesmo tempo em que oferece amplo espaço para os ocupantes.
Com design exclusivo, o Aceman foge bastante do estilo clássico da britânica, os faróis de LED enfatizam uma posição distinta do modelo. O capô tem linhas precisas, dando à dianteira um caráter diferenciado. Os elementos de luz diurna podem ser alternados entre três modos diferentes. A traseira conta com linhas volumosas inéditas em um Mini.
O Aceman será o primeiro Mini totalmente elétrico. Ele contará com duas versões, a E e a SE. A primeira contará com um motor de 135kW que gera 184 cavalos e 29,5kgfm de torque e bateria de 42,5kWh. O que garante uma aceleração de zero a 100km/h em 7,9 segundos e autonomia, no padrão europeu, de 310 quilômetros.
Já a SE terá um propulsor de 160kW que gera 218 cavalos e 33,6kgfm de torque. A bateria será de 54,2kWh, com uma autonomia, também no padrão europeu WLTP, de 406 quilômetros. A aceleração de zero a 100km/h é de 7,1 segundos.
1/19