Jeep ‘mete a faca’ e cobra meio milhão pelo Wrangler Rubicon 2022
Custando cerca de US$ 50 mil nos EUA, a versão mais completa do SUV off-road supera os R$ 500 mil em SP
A Jeep apresenta a linha 2022 do Wrangler no Brasil. O utilitário suprassumo off-road chega ainda mais capaz, com novidades nas versões e equipamentos e mais caro do que nunca. O modelo parte de salgados R$ 459.990 e chega a insanos R$ 500.436 na topo de linha Rubicon para São Paulo, no resto do país sai por não menos caros R$ 484.990.
Pegando como base a configuração mais completa por aqui, a Rubicon com teto rígido, o Wrangler custa US$ 51.280 nos Estados Unidos (R$ 250.907 na atual cotação). Claro que há taxas, impostos, frete, lucro e outros penduricalhos no valor, mas nada que justifique dobrar o preço para o público brasileiro. Até porque, o custo não é baseado no preço final nos EUA, mas no de produção, que nenhuma marca divulga.
O SUV 4×4 mantém as duas versões e três configurações no Brasil (nos EUA são mais de 10 variações do utilitário). Por aqui, ele conta com a Sahara na opção duas (R$ 459.990 / R$ 474.639) e quatro portas (R$ 469.990 / 484.958) e a topo Rubicon (R$ 484.990 / R$ 500.436). Entre as novidades, melhorias nos sistemas de condução autônoma, comutação automática do farol alto e câmera off-road frontal de série em todas as versões.
Segundo a marca, a câmera frontal off-road foi pensada para facilitar ainda mais a vida dos clientes Jeep nas mais diferentes trilhas e aventuras. Ela usa uma lente do tipo grande-angular, fica posicionada na parte central da icônica grade de sete fendas e o acionamento é feito pela central multimídia.
Ela permite ao motorista enxergar obstáculos à frente mesmo nas trilhas mais fechadas ou inclinadas, conta com um sistema de lavagem automático embutido, com jato d’água de alta pressão para remover sujeiras como lama e terra e pode ser usada em conjunto com a câmera traseira e sensores de estacionamento para facilitar balizas e manobras.
Para a linha 2022, o Wrangler ganha também piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e comutação automática do farol alto, que é full LED. A Rubicon ainda conta com sistema Off-road+ que, quando ativado, ajusta automaticamente o SUV para as condições do terreno.
O sistema atua no acelerador, nos controles Selec-Speed e de tração e nas trocas de marchas para garantir um desempenho ideal de acordo com o terreno. Se habilitado no 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas na areia. E no 4-LO, ele ajusta a operação para baixa velocidade off-road.
Para o Brasil, a marca manteve o conjunto mecânico, utilizando um propulsor 2.0 turbo de 272 cavalos e 40,7kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de oito marchas, tração 4×4 com reduzida e diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio e a exclusiva barra estabilizadora frontal desconectável, disponível apenas na Rubicon.
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