Jeep Compass alcança sua melhor forma com o novíssimo motor T270

Testamos a versão Limited turbo flex, a segunda mais completa do utilitário médio mais vendido do país nos últimos anos

Em 2016, a Jeep apresentou a nova geração do Compass. Apesar de manter o mesmo nome do SUV médio da marca, em nada ele se parecia com o modelo até então importado. Assim como o irmão menor, o Renegade, o utilitário passou a ser produzido na planta de Goiana em Pernambuco e chegou “abalando” o segmento. 

Em pouco tempo, o modelo caiu no gosto do brasileiro e pulverizou os concorrentes diretos e até de outras categorias, chegando a ser o SUV, no geral, mais vendido de 2017 e 2018. Dentre tantas virtudes, a principal delas a ampla oferta de conjuntos mecânicos, faltava uma coisa para o rei dos utilitários médios, um motor turbo flex. 

A espera por um propulsor melhor acabou neste ano, com o facelift de meio de vida do Compass, apresentado na linha 2022 em abril. O utilitário finalmente aposentou o 2.0 aspirado e passou a utilizar o moderno 1.3 turbo de 183 cavalos — além de manter o consagrado conjunto diesel com tração 4×4. 

Assim, todas as versões flex passaram a contar com o moderno propulsor, dentre elas a Limited (R$ 181.490), nosso “Teste da Vez”, até então a topo de linha, mas que agora figura abaixo da S, que passou a contar apenas com o novo propulsor e que, com o pacote de opcionais, fica mais interessante que a opção mais completa. 

Sutil e agressivo

O interior, mais requintado, foi completamente redesenhado.

Para o facelift de meio de vida, no quesito design, a Jeep atuou em duas frentes. No visual externo, as mudanças foram sutis. O para-choque dianteiro foi levemente redesenhado, assim como as lanternas. De resto, ele mantém o estilo consagrado, com molduras nas caixas de roda e saias laterais em preto.

Já por dentro, a marca das sete janelas foi bem agressiva nas mudanças. É difícil apontar alguma parte que permaneceu igual. As telas digitais são os maiores destaques, com o gigante display de 10,1 polegadas da central multimídia e pelo painel de instrumentos 100% digital. 

O espaço interno continua o mesmo, conforto para quatro adultos.

Todo o resto foi redesenhado, painel, volante, console central, comandos da sistema multimídia e do ar-condicionado, forro das portas e bancos. Com o novo desenho e os materiais empregados, como plástico macio ao toque, couro e cromado, a cabine está bem elegante e mais sofisticada.

Falando nos materiais, o acabamento é perfeito e não há qualquer tipo de rebarba ou peça mal encaixada. O espaço interno continua o mesmo, com quatro adultos viajando com extremo conforto e um quinto gerando um leve aperto, mas nada demais. Destaque também para a saída de ar para a traseira e para a porta USB e tomada 12 e 127v extras. 

Lista generosa

Um dos destaques é a gigante tela da central multimídia.

Outro grande destaque da nova linha do Compass é a lista de equipamentos. O que já era bom, melhorou ainda mais. De série, na parte da segurança, ele vem com sete airbags, Jeep TC+, controles de tração, estabilidade e anticapotamento e sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro. 

Ele ainda conta com auxiliares de partida em rampa e de frenagem, alerta de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, câmera de ré e faróis full LED. 

Saída de ar, porta USB e tomadas 12 e 127v para a traseira.

Na parte do conforto, ar-condicionado digital e dual zone, abertura das portas e partida do motor com chave sensorial, a gigante central multimídia vem com navegação embarcada, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e Adventure Intelligence Plus, bancos em couro, retrovisores externos elétricos e interno eletrocrômico. 

Completa a lista, borboletas no volante para troca de marchas, carregador de smartphones por indução, partida remota, retrovisores rebatíveis automaticamente, park assist, banco elétrico para o motorista e o painel de instrumentos 100% digital. 

Apesar de caro, o teto solar extra dá um charme a mais ao modelo.

Mas o que é bom pode ser melhorado. A versão que testamos conta com dois pacotes extras, o teto solar panorâmico (R$ 8,9 mil) e o Pack High Tech (R$ 9,9 mil) que acrescenta reconhecimento de placas de trânsito, comutação automática de faróis, detector de fadiga, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas. 

Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, banco elétrico para o passageiro, sistema de som Premium Beats de 506w, aviso de mudança de faixas e piloto automático adaptativo com stop&go. Com os kits extras, a Limited fica tão completa quanto a S, mas um pouco mais barata. A topo de linha sai por R$ 203.490, enquanto a que testamos, chega a R$ 202.190, com a pintura metálica por R$ 1,9 mil. 

Fôlego de sobra

O novíssimo motor deu uma vitalidade e tanto no SUV.

Agora, mesmo com o banho de tecnologia e toda a mudança visual interna, o grande destaque do Compass é o motor turbo flex. O propulsor 1.3 de 185 cavalos e 27,5kgfm de torque, aliado à transmissão automática de seis velocidades, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente nos dois eixos, deixaram o SUV bem divertido de guiar. 

Se antes o utilitário se mostrava pesadão, com pouca vitalidade, esquece isso. Com a caixa de força T270 ele apresenta fôlego de sobra. Basta o mais leve toque no acelerador para fazer o SUV disparar pelo asfalto. Com isso, todas as manobras são feitas com extrema facilidade e segurança. Tanto as saídas, quanto as ultrapassagens não demandam esforço extra. 

O câmbio casou muito bem com o forte motor.

O câmbio casou muito bem com o novo motor, realizando as trocas de forma suave e sem trancos. Além disso, as borboletas no volante deixam as reduções mais precisas e no controle do motorista. Ou seja, a direção do Compass está mais divertida do que nunca. 

O grande — e único — porém do conjunto mecânico é o consumo, que ficou longe do desejado. Mas há um detalhe, como o motor é vigoroso, ele “instiga” o motorista a acelerar e, com isso, o consumo acaba caindo. Durante nosso teste, ele marcou média de 7.9km/l.

A opinião do Diário Motor

Jeep Compass Limited T270.

A Jeep mostrou que é possível melhorar o que já era bom. Com o facelift de meio de vida, o Compass alcança sua melhor versão, principalmente na configuração flex com o novíssimo motor turbo. Além do visual interno que elevou o nível de qualidade do SUV, o “banho” de tecnologia deixa o modelo bastante completo. 

Como sempre, o preço assusta — mas no atual cenário do mercado automotivo é difícil achar um que não espante. Pelos R$ 180 mil iniciais ou R$ 202 mil finais, ele pelo menos corresponde bem a relação equipamentos x valor. Para o nível da categoria, não sentimos falta de nada. 

O modelo tem tudo para manter a coroa da categoria por muito tempo.

Se o interior é um show, a nova motorização é quase um festival. O propulsor 1.3 turbo caiu muito bem no Compass. A caixa de força “instiga” o motorista a pisar, mas os auxiliares de condução deixam a direção bem segura, graças aos alertas de saída de faixa e de frenagem, sem falar no piloto automático adaptativo. 

Como falamos, o maior e único porém foi o consumo, que ficou em 7.9km/l, mas se o motorista não pisar igual um doido, como este que vos escreve, é possível melhorar este número. Claramente, o sucesso do Compass até aqui será mantido. Vale a compra! Nota: 10. 

Ficha Técnica

Motor: 1.3 turboflex

Potência máxima: 185/180cv

Torque máximo: 27,5/kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas 

Freios: a disco nas quatro rodas 

Capacidade porta-malas: 476 litros  

Dimensões (A x L x C x EE): 1.635 x 1.819 x 4.424 x 2.636mm 

Preço: R$ 181.490

1/55Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass alcança sua melhor forma com o novíssimo motor T270. Fotos: Geison Guedes/DP.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.Jeep Compass Limited T270.