Há 47 anos a Fiat inagurava a fábrica de Betim, hoje um Polo Automotivo
De 1976 até hoje, a planta mineira produziu mais de 17 milhões de veículos. Atualmente, sete modelos são fabricados no polo
Em julho de 1976, a Fiat inaugurava a planta de Betim, na Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais. Atualmente chamada de Polo Automotivo Stellantis, desde que a italiana se fundiu com o grupo francês Peugeot Citroën, a unidade comemora 47 anos de atuação no Brasil com mais de 17 milhões de veículos produzidos.
Destes, quatro milhões foram exportados ao longo dos anos, para 37 países diferentes. Hoje em dia, o Polo é responsável pela produção de sete modelos, sendo seis da Fiat (Strada, Argo, Pulse, Fastback, Fiorino e Mobi) e um da Peugeot, o Partner Rapid.
O Polo de Betim é um complexo industrial que reúne mais de 120 fornecedores na região do entorno e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída, que fazem dela uma das maiores plantas automotivas da Stellantis no mundo.
O sucesso dos modelos feitos em Betim fez da Fiat líder do mercado brasileiro de veículos leves. No primeiro semestre de 2023, a marca alcançou 22,1% de participação de mercado e quase 207 mil unidades emplacadas, 10,5% a mais do que nos primeiros seis meses de 2022. Recentemente, dois modelos alcançaram 400 mil unidades produzidas, Argo e Mobi.
O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Em junho de 2023, a fábrica alcançou a marca de 1,5 milhão de motores Firefly produzidos. Só no primeiro semestre, foram produzidas mais de 190 mil unidades. Os propulsores Fire e GSE Turbo também são produzidos na planta.
Todos esses modelos foram concebidos, projetados, desenvolvidos e testados no Brasil, no próprio Polo de Betim. Esse resultado só foi possível porque a Stellantis conta com 100% de autonomia tecnológica na América Latina para atender completamente todas as fases de desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência.
Maior que muita cidade brasileira, a unidade fabril emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul. Somente os Tech e Design Centers reúnem mais de dois mil colaboradores, entre engenheiros, designers e técnicos, responsáveis por darem forma e funcionalidade mecânicas às ideias, conceitos e desenhos.
São 40 laboratórios em toda a área estratégica da Stellantis para o desenvolvimento de um veículo. Esses espaços, somados aos talentos dos profissionais de cada área envolvida, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças, entre outros, fazem do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial.