Há 10 anos conhecíamos o segundo SUV compacto do país, o Renault Duster
O utilitário lançado em 2011 chegou para disputar um mercado até então desconhecido e que hoje é o queridinho dos consumidores brasileiros
Há 10 anos, o mercado nacional de automóveis era completamente diferente dos dias atuais. Se hoje em dia temos inúmeros utilitários esportivos de todos os tamanhos e formas, em 2011 a história era outra. Os SUVs ainda não eram os queridinhos dos brasileiros e estavam ganhando apenas o segundo modelo entre os compactos, o Renault Duster.
A categoria, que hoje é uma das mais vendidas no mercado nacional, até então contava apenas com o falecido Ford EcoSport como representante. O Duster, apresentado no ano anterior na Europa, chegava para dar uma nova guinada no segmento e tinha sua primeira unidade fabricada por aqui no fim de 2011.
De lá para cá, o SUV francês de origem romena produzido na planta brasileira de São José dos Pinhais na grande Curitiba, no Paraná, teve 320 mil unidades comercializadas por aqui e mais de 3,5 milhões em todo o mundo, sendo vendido em 65 países.
“O Duster é um modelo importantíssimo para a Renault no Brasil e no mundo, pois oferece ao consumidor robustez, versatilidade e espaço interno, com o maior porta-malas da categoria”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Lançado em 2011 no Brasil, já em 2012, o Duster superava as 40 mil unidades comercializadas, sendo que, no ano seguinte, o SUV alcançou os 100 mil veículos produzidos no país. Em 2014, o modelo seguia sua trajetória, ultrapassando um milhão de unidades fabricadas e a comercialização em mais de 100 países.
Em sua primeira geração, o modelo teve diversas versões disponíveis, bem como opções de tração 4×2 e 4×4, além de séries especiais com enfoque em tecnologia e design. Em 2015, o Duster passou por importantes mudanças no design e no nível de equipamentos, trazendo ao consumidor um SUV ainda mais completo.
No ano seguinte, o modelo ganhou transmissão automática X-Tronic CVT. Em 2020, veio a nova geração do utilitário, que passou pela mudança mais profunda, tanto no visual, quanto na adoção de tecnologias, como as câmeras nos quatro lados do veículo.
Atualmente ele é comercializado em quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic, todas equipadas com motor 1.6 SCe flex que gera 120 cavalos e 16,2kgfm de torque.
1/6