GWM Ora 03 GT, um chinês elétrico, divertido, seguro e tecnológico
Testamos a versão top de linha do hatch compacto eletrificado, com muita tecnologia embarcada e uma tocada super esperta e segura
A Great Wall Motors, ou simplesmente GWM, como as grandes empresas automotivas chinesas, têm algumas particularidades interessantes. Enquanto no país de origem a empresa é um grande conglomerado de marcas, no Brasil, a chinesa optou por focar a presença sob uma única bandeira.
Assim, em vez de lançar duas, três ou quatro empresas diferentes, o grupo decidiu unir tudo em uma só, sob o guarda-chuva da GMW, o que acaba por facilitar burocracias, otimizar demandas de marketing, comercial e de concessionárias. Sem falar na facilidade de compreensão do público, ao visualizar apenas um nome principal.
Dessa forma, por aqui, tudo fica sob a mesma bandeira, ao menos por enquanto, tendo a nomenclatura da marca original como nome do carro e o dele como da versão, completado pela própria configuração do veículo. Com isso, se não tiver uma mudança, todo modelo do grupo lançado no Brasil será, antes de mais nada, um GWM.
Essa particularidade faz com que os veículos, originados de marcas diferentes (por enquanto apenas Haval e Ora), tenham estilos completamente diferentes e até logo distintos. Enquanto o primeiro foca nos SUVs híbridos, o segundo tem uma pegada 100% elétrica e com hatches, como o Ora 03 GT, o nosso “Teste da Vez”.
Precificação
Assim, o pequeno é chamado por aqui de Ora 03 e não apenas pelo numeral, o seu nome original. A versão GT é a topo de linha do hatch elétrico. Além de uma pegada esportiva, ela é a mais completa do modelo e sai por R$ 187 mil, apesar de alto, um valor condizente com o que é praticado no mercado brasileiro atualmente.
Com um foco cada vez maior nos SUVs, no Brasil há poucos hatches compactos elétricos. Assim, o maior rival do Ora é o compatriota BYD Dolphin Plus, que sai por R$ 184.800. Se não contarmos o tamanho e olharmos apenas para modelos elétricos de entrada, ele “briga” também com Mini Cooper E (R$ 209.990) e Fiat 500e (R$ 214.990).
Esportividade eletrizante
Além de ser a opção topo de linha do Ora 03, a GT tem uma pegada bem esportiva, principalmente no visual. De cara, é possível perceber o estilo mais agressivo por conta dos detalhes vermelhos na carroceria, como um filete na parte inferior do para-choque, nas rodas, pinças dos freios, no aerofólio e no skidplat traseiro.
O chinês conta com um visual retrô moderno interessante e que, no mínimo, desperta olhares curiosos. As linhas arredondadas, principalmente do para-choque do capô, ajudam nesta mistura de estilos. Os faróis ovalados em LED dão um ar charmoso ao pequeno. As saias por todo o veículo imitam fibra de carbono.
Por dentro, o tom vermelho reforça o estilo esportivo do hatch. A cor é vista ao longo de todo o painel modernamente desenhado, na parte superior do volante, nas portas, bancos dianteiros e traseiros, nos cintos de segurança, costuras dos tapetes e do apoio de braço e no logo GT bordado nos encostos de cabeça dos assentos.
Um porém é a forração superior da cabine não ser escura, o que deixaria o visual interno ainda mais esportivo e o com um contraste legal em relação ao grande teto solar panorâmico. Falando no acabamento, ele é todo bem-feito e não há nenhuma rebarba ou peça mal encaixada e a qualidade dos materiais é muito boa.
A cabine tem um fator interessante. Para a linha Ora, a GWM aposta em um minimalismo, mas sem exageros. Muitas funções estão na tela, mas ainda há botões, alguns inspirados na aviação. O único porém fica para a alavanca de seta, que aparentemente tem “vida própria” e demanda um certo tempo para o motorista se adaptar a ela.
O Ora 03 tem um detalhe curioso. Ele até parece pequeno, visualmente falando. Mas não é, são 4.254mm de comprimento e generosos 2.650mm de entre-eixos, o que permite um ótimo espaço interno, principalmente para os ocupantes traseiros. Assim, ele leva até cinco pessoas com bom conforto. Já o porta-malas não é lá essas coisas, tem apenas 228 litros.
Muito tecnológico
A versão GT do Ora 03 tem uma lista de equipamentos muito interessante. O hatch é super tecnológico, com bastante foco nos itens de comodidade e segurança, com destaque para os auxiliares de estacionamento, tanto pelas câmeras que mostram todo o entorno do veículo (em nove posições diferentes), quanto para o sistema automático, super funcional.
Ele vem com volante com ajuste de altura e profundidade, bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação, massagem e do banco do motorista com sistema que facilita o embarque, carregamento de celular por indução, ar-condicionado digital, painel de instrumentos integrado com a central multimídia com duas telas digitais de 10,25 polegadas cada, conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
1/7
Na parte da segurança, sete airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de descida e partida em rampa, pré-tensionamento dos cintos de segurança em caso de colisão, sensores de estacionamento e câmeras 360º com nove opções de visualização, assistente automático de estacionamento, monitoramento de ponto cego com aviso de abertura das portas, reconhecimento de placas com aviso de limite de velocidade,
Chave sensorial inteligente (liga, desliga, abre e fecha o veículo por aproximação, sem botões), conjunto óptico full LED, farol alto automático, retrovisores externos com rebatimento elétrico automático, desembaçador e memória e interno eletrocrômico e sistema de condução ADAS nível dois.
O conjunto agrega piloto automático adaptativo com stop & go, função “smart cornering” (adapta a velocidade do carro conforme o ângulo da curva), assistentes ativos de manutenção e centralização e alerta de saída de faixa, alertas e frenagens de emergência dianteiro (com reconhecimento de pedestres, motos e bicicletas) e de tráfegos cruzados a frente e atrás, desvio inteligente de caminhões com assistência lateral.
Tocada divertida
Hoje em dia há uma falácia que diz que carro elétrico tem uma pegada mais esperta por conta da força ser total e imediata, mas isto é uma lenda. Assim como os a combustão, os eletrificados também contam com modelos chatos, que não garantem diversão alguma na direção, geralmente, estes são de tração dianteira, que puxam o veículo ao acelerar.
O Ora 03 tem este tipo de tração, o motor é dianteiro e gera força para o eixo frontal. Ele gera bons 171 cavalos e 25,5kgfm de torque. Mesmo assim, a tocada é para lá de divertida. O chinês é super ágil, por ser baixinho, o centro de gravidade está mais perto do chão, o que deixa a direção parecida com a de kart, ou seja, prazerosa e excitante.
Uma condução divertida também garante segurança. O acelerador responde bem, o que permite manobras otimizadas, de saídas e retomadas de velocidade a ultrapassagens. Além disso, com os diversos sensores, ele sempre mostra na tela do painel de instrumentos o que está acontecendo em volta, apontando veículos próximos ao redor.
Ele ainda conta com seis modos de condução (eco, normal, esportivo, esportivo+, automático e individual) e três de assistência à direção (conforto, normal e esportivo), além de sistema de controle de largada, tudo para otimizar ainda mais a tocada, permitindo desde a mais econômica a esportiva.
Agora, tanta esportividade poderia ser traduzida também em um certo desconforto no interior, pelo contrário. A GWM faz um trabalho muito bom ao configurar a suspensão de seus modelos para o estilo de asfalto precário que tem nas estradas e cidades brasileiras.
Assim, além da completa ausência de barulho, tradicional em veículos elétricos, o sistema de suspensão absorve bem as inúmeras imperfeições do asfalto e não repassa nada para a cabine, otimizando ainda mais a vida a bordo, deixando a viagem mais confortável.
Na tomada
Pelo “Selo Conpet”, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), aponta que a bateria de 63kWh garante uma autonomia de 319 quilômetros para o Ora 03 GT. No entanto, rodamos ótimos 331 quilômetros e o painel ainda apontava 141 para zerar a bateria. Uma grata surpresa.
Assim, em um uso normal do dia a dia, a vida do chinês será longe da tomada. Para a recarregar, os números oficiais apontam que, de 15 a 100% de carga em pontos AC de até 11kWh, ele levará cerca de cinco horas. Já em carregadores DC, os ultrarrápidos, de até 67kWh de capacidade, ele demorará aproximadamente 40 minutos para ir de 30 a 80%.
A Opinião do Diário Motor
O Ora 03 GT é uma grata surpresa. Com condução divertida, tecnológica e segura, a versão topo de linha do hatch elétrico chinês é daqueles tipos de veículos que dão satisfação em dirigir. Quando o porém é – a chatíssima – forma dele de dar a seta (e o tamanho do porta-malas), isso mostra o quão bem o modelo foi desenvolvido.
Como qualquer carro no Brasil, claro que poderia ser mais barato, afinal são R$ 187 mil, mas ele entrega muito mais que apenas um conjunto mecânico eletrificado. A tecnologia embarcada é bem interessante, com itens vistos em modelos mais caros e que permitem uma vida a bordo super otimizada. Vale a compra! Nota: 10.
Ficha Técnica
Motor: elétrico
Potência máxima: 171cv
Torque máximo: 25,5kgfm
Transmissão: automática
Capacidade bateria: 63kWh
Autonomia PBEV: 319 quilômetros
Direção: elétrica
Suspensão: independente tipo McPherson na dianteira e barra de torção na traseira
Freios: a disco nas quatro rodas
Porta-malas: 228 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.603 x 1.848 x 4.254 x 2.650mm
Preço: R$ 187 mil
1/80