GM lança o Equinox EV, o SUV elétrico está confirmado para o Brasil
O novo modelo completará o portfólio global de elétricos da Chevrolet, composto por Bolt EV e EUV e os futuros Blazer e Silverado EV
A Chevrolet apresenta mais um modelo 100% elétrico, o terceiro apenas neste ano. Depois de Blazer EV e Silverado EV, é a vez do Equinox EV ser lançado oficialmente. O SUV de médio porte e zero emissão chega no fim de 2023 nos Estados Unidos e está confirmado, ainda sem data definida, para o Brasil.
Segundo a marca, a expectativa é que o Equinox EV seja um dos utilitários elétricos mais acessíveis de sua categoria, com versões de autonomia estimada de até 500 quilômetros com uma carga completa.
O novo modelo completará o portfólio global de elétricos da Chevrolet, composto pelos Bolt EV e Bolt EUV, atuais modelos de entrada da marca, e os futuros Blazer EV (SUV premium) e Silverado EV (picape de grande porte).
O Equinox é conhecido mundialmente e se consagrou como o carro de passeio de maior sucesso comercial da marca a nível global, por atributos como estilo, espaço e segurança. Os designers e engenheiros que projetaram o EV focaram em colocar estes atrativos em um patamar ainda mais elevado, alinhados com a performance superior dos veículos elétricos.
Além da tecnologia Ultium (composta por plataforma, conjunto de baterias e de propulsão), o Equinox EV inova pelo sistema multimídia com tela de 17,7 polegadas e por recursos de assistência ao motorista, como o Super Cruise, capaz de conduzir o veículo praticamente de forma autônoma por estradas compatíveis.
Entre os destaques do SUV, ele terá conjunto óptico frontal e traseiro animados, teto em dois tons (branco ou preto), Iluminação ambiente personalizada, volante, limpadores do para-brisas e bancos dianteiros e traseiros aquecidos, navegação com planejamento de rotas que ajuda a localizar postos de recarga, alerta de colisão frontal e traseira com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e câmera 360º.
O Equinox EV terá duas configurações distintas para a motorização. A padrão contará com 213 cavalos e 33,5kgfm de torque aliado à tração dianteira. Haverá uma mais potente, de 294 cavalos e 47,8kgfm de torque e tração integral eAWD.
Ambas as configurações contarão com tecnologia One-Pedal Driving, que permite conduzir o veículo apenas com o acelerador, já que ao reduzir a pressão sobre o pedal, o SUV inicia o processo de frenagem regenerativa para aproveitar a energia cinética que ajuda a recarregar a bateria, otimizando a autonomia.
Na parte do carregamento, em carregadores padrão, de 11,5kW, o Equinox EV conseguirá somar 56 quilômetros a cada hora de carga. Em modelos rápidos, de 19,2kW, em uma hora ele ganhará cerca de 85 quilômetros. Em carregadores ultra rápidos, aproximadamente 40 minutos é suficiente para carregar totalmente as baterias.
O SUV elétrico de médio porte da Chevrolet estreia no fim de 2023 nos Estados Unidos, com uma edição limitada da versão RS, de acabamento esportivo. O Equinox EV chega depois a outros mercados, como o brasileiro. A produção será na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no México. Detalhes adicionais estarão disponíveis mais perto do lançamento.
1/7