GM confirma nova e bilionária rodada de investimentos no Brasil

Entre outros, o aporte será utilizado para renovação do portfólio da marca, mas que não confirmou produção local de eletrificados

Em reunião com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os presidentes da General Motors International, Shilpan Amin, e América do Sul, Santiago Chamorro e o vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua, confirmaram uma nova rodada de investimentos no Brasil. O valor será de R$ 7 bilhões no período de 2024 a 2028.

Segundo a americana, o aporte abrange a renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios. As fábricas da Chevrolet no Brasil também receberão evoluções que as tornarão mais modernas, ágeis e sustentáveis.

Ainda de acordo com a montadora, o investimento chancela o início do período de maior transformação da marca em sua história no país. O novo ciclo tem como objetivo reforçar a competitividade da empresa e a sustentabilidade de suas operações e produtos e ainda fará parte das celebrações de 100 anos da marca no Brasil, completados em 2025.

“O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do país”, explica Shilpan Amin, presidente da General Motors International.

Recentemente, a marca confirmou o lançamento de seis novos produtos no país e, segundo Santiago Chamorro, as novidades farão parte deste ciclo de investimentos. Três modelos já estão certos para este ano, a nova Spin e os elétricos Blazer EV e Equinox EV. Nova S10 e novo Trailblazer tem tudo para ser duas das outras novidades, sendo a última uma incógnita.

Um ponto curioso é que, a GM afirma que o investimento fará com que a Chevrolet siga a visão de futuro da marca, de um mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. Esta estratégia engloba recursos avançados de segurança veicular e de produtos mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental, mas não confirmaram a produção de um modelo eletrificado no Brasil, seja ele elétrico ou híbrido.

“Este será o período de maior transformação da GM no Brasil. As mudanças são necessárias em virtude das atuais demandas da sociedade e dos consumidores. Estamos trabalhando junto aos nossos colaboradores, concessionários, fornecedores e outros parceiros do negócio para liderar este movimento”, aponta Santiago Chamorro.

Ainda sobre a questão dos eletrificados e a consequente atualização completa do portfólio da marca no Brasil, os executivos afirmaram que ouvirão as demandas dos clientes para chegar a um denominador comum sobre como será a nova estrutura de modelos da GM por aqui.