Ford testa tecnologia de redução automática de velocidade em áreas restritas

Por meio de ‘geofencing’ (delimitação virtual de área), o veículo diminui a velocidade ao se aproximar de escolas e hospitais

A Ford está testando uma nova tecnologia na Europa que mostra como a conectividade pode ajudar a melhorar o trânsito das cidades. Chamada de “geofencing”, ou delimitação virtual de área, ela permite que os carros reduzam a velocidade automaticamente ao entrar em zonas de restrição, como ao redor de escolas, hospitais ou centros comerciais.

Além de aumentar a segurança no trânsito, essa nova funcionalidade ajudará a evitar multas por excesso de velocidade. Outro benefício é tornar o visual das cidades mais limpo, substituindo com vantagem os sinais de trânsito, que muitas vezes são confundidos no cenário urbano ou encobertos por galhos.

“A tecnologia de veículos conectados pode comprovadamente ajudar a tornar o trânsito mais fácil e seguro para todos e não só para quem dirige. A geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável”, afirma Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa. 

A criação de áreas de 30km/h é considerada uma das principais medidas para reduzir o risco para os pedestres nas zonas urbanas, pois os motoristas têm mais tempo de reação e a velocidade de impacto é menor. Na Europa, cerca de 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas.

As tecnologias de assistência ao motorista, como o piloto automático adaptativo, ajudam os motoristas a não exceder os limites de velocidade, mas o controle de velocidade por geofencing é considerado potencialmente mais flexível e eficaz.

Nos testes realizados pela Ford em Colônia, na Alemanha, estão sendo usadas duas vans elétricas E-Transit para analisar o impacto da limitação de velocidade na melhoria do tráfego e redução de acidentes. O teste de 12 meses abrange todas as zonas de 30km/h no centro da cidade e zonas selecionadas de 50km/h e 30km/h no resto da região.

A tecnologia da Ford usa o rastreamento por GPS e troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra numa zona georreferenciada. O motorista é informado do novo limite por uma luz piscante no painel e pode desativar o sistema a qualquer momento.

No futuro, os motoristas poderão definir suas próprias zonas de geofencing com velocidades de até 20km/h, inclusive em depósitos e áreas particulares, ou mesmo de forma dinâmica, considerando os perigos locais, obras na estrada e hora do dia.