Ford F-150 Platinum: o ápice de um modelo consagrado

Testamos a versão topo de linha, disponível no Brasil, da picape mais vendida em todo o mundo, que une luxo e muita capacidade on e off-road

Poucos veículos no mundo se misturam tanto com a história do país de origem quanto a Ford F Series e os Estados Unidos. A linha de picapes norte-americanas surgiu em 1948 – é um dos modelos há mais tempo em produção em todo o mundo – para substituir as caminhonetes da época, que eram feitas na plataforma dos automóveis da marca.

Ao longo dos anos, diversos modelos foram apresentados na família F de picapes da Ford. Alguns se destacaram mais, como F-100, F-250 e F-350, mas nenhuma comparada com a F-150. Lançada em 1975, dentro da sexta geração da F-Series, a gigante conquistou rapidamente o público americano. Dois anos depois, já virou a picape mais vendida por lá.

A partir de 1981 ela faz um feito ainda maior, ao se tornar o veículo, no geral, mais comercializado nos Estados Unidos. Posto no qual ela está até os dias de hoje, ou seja, há 42 anos. O sucesso é tão grande que, mesmo tendo 97% das vendas globais apenas por lá, ela foi o nono modelo mais vendido em todo o mundo em 2022.

Mesmo com tanto êxito, a Ford sempre escanteou o Brasil quando o assunto era a F-150. Isto mudou neste ano. Com o sucesso de uma das principais rivais por aqui, a Ram, a americana finalmente resolveu trazer a picape grande para cá e logo em duas versões, a Lariat e a topo de linha Platinum, o nosso “Teste da Vez” e seus R$ 519.990. 

Imponente

Visual robusto e um excesso de cromados.

É praticamente impossível não ficar impactado com o porte da F-150, além de ser uma picape grande, com seus 5.844mm de comprimento, 2.089mm de largura e 1.962mm de altura, ela tem um visual naturalmente imponente. A dianteira é extremamente robusta, com um capô bem elevado e uma grade frontal descomunal. 

A peça está perfeitamente alinhada com os faróis (que são full LED), com os gigantescos detalhes cromados dando sequência ao desenho das luzes. O acabamento brilhoso é visto também na parte inferior do para-choque, nos ganchos de reboque, frisos das janelas, capas dos retrovisores, maçanetas, além das rodas e de uma placa na tampa da caçamba.

A escada na auxilia no acesso a caçamba.

Uma parte estranha do visual da picape é justamente este detalhe – nada pequeno – na tampa da caçamba. É completamente exagerado e um uso desnecessário de cromado. O curioso é que, em vez dele contar com o nome da caminhonete, tem é o da versão “Platinum”, em baixo relevo. 

Tirando a peça cromada desnecessária, a tampa da caçamba tem dois detalhes interessantes, o primeiro é que ela é elétrica, tanto para abrir, quanto para fechar, podendo ser realizada pela chave, ou por ela mesmo. Além disso, ela tem, escondido, uma escada para auxiliar no acesso a área de carga, com direito a um apoio de mão e tudo mais. Outro destaque é o estribo elétrico, que surge ao abrir as portas e recolhe ao fechá-las.

‘Kit-net’

A cabine conta com diversos destaques, como as telas digitais de 12 polegadas.

Se o visual externo da F-150 foca na robustez, o interno vai mais para o lado do luxo e, claro, do conforto a bordo, com um espaço para lá de generoso. A cabine conta com muitos destaques, das telas digitais, ao gigante teto solar, passando pelo console central que vira uma espécie de mesinha e a manopla do câmbio, que recolhe com o carro desligado. 

Os materiais empregados são de alta qualidade e o acabamento é para lá de primoroso, com todas as peças bem encaixadas e nenhum tipo de rebarba. Os bancos em couro preto contam com detalhes em marrom, que também é visto nas portas e no console central, que além de virar mesa, tem um nicho gigante dentro e dois porta-copos. 

O espaço traseiro é bem generoso.

Falando em nichos, as portas contam com diversos espaços para guardar objetos. Além de detalhes em couro, elas apresentam acabamento em alcântara também. As colunas em preto dão um charme a mais à cabine, assim como o teto, que além de escurecido, é panorâmico, com uma grande abertura na parte da frente.

Mas de todos os destaques da cabine, um dos melhores é o espaço interno, principalmente o traseiro. Além do assoalho reto, que otimiza a área para as pernas, o banco traseiro leva três adultos com conforto. O assento, que é bipartido, ainda levanta, revelando um nicho embaixo que pode ser utilizado para levar algo com maior segurança. Sem falar na saída de ar e das portas USB para a traseira.

Recheada

O teto solar gigante dá um charme a mais a picape.

A lista de equipamentos é tão robusta quanto a própria picape. Ela vem com oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistentes de manutenção e centralização em faixa, de manobras evasivas e em cruzamentos, alerta de colisão com frenagem automática com detector de pedestre, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque.

Câmeras 360º sendo a traseira com detecção de objetos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, de chuva e crepuscular, freio de mão eletrônico com auto hold, farol alto automático, assistentes de partida e descida em rampa e controles de tração, estabilidade e anticapotamento completam a lista.

As câmeras 360º garantem uma ótima visualização do entorno da picape.

Na parte da comodidade, as telas digitais de 12 polegadas cada, sistema multimídia com Sync 4, conexão e carregamento sem fio para smartphones, iluminação externa 360º, chave sensorial, sistema de som premium com 18 alto-falantes, três tomadas 110V (mas com o porém de ser no padrão americano, a Ford deveria ter alterado para o brasileiro), bancos com aquecimento e refrigeração.

Ainda tem a tampa da caçamba com abertura e fechamento elétrico e degrau de acesso, ar-condicionado dual zone com saída para a traseira, compartimento trancável no banco traseiro, pedais, volante e assentos com ajustes elétricos, o console com superfície de apoio, os estribos laterais elétricos, abertura das portas por keypad. 

O console central se desdobra e vira uma mesinha.

Como outros modelos da marca, a F-150 conta com o Ford Pass, aplicativo de conectividade da americana, que possibilita receber alertas de acionamento do alarme no celular e de funcionamento do veículo, partida remota com acionamento do ar-condicionado, localização do veículo, status (nível do combustível, hodômetro, etc)  e travamento e destravamento remoto das portas. 

Mas mesmo com uma lista bem completa, por R$ 519.990, a versão topo de linha da F-150 poderia ter ainda mais itens. A maior ausência é o wi-fi embarcado, muito útil em um veículo que pode te levar para qualquer lugar. Mas ela poderia ter também retrovisor interno com câmera (presente nas rivais), borboletas no volante e, claro, as tomadas deveriam ser no padrão brasilero, praticamente impossível utilizar um adaptador em um veículo.

DNA do Mustang

O poderoso motor é o mesmo do Mustang.

O visual externo é impactante, o interno é luxuoso, a cabine é espaçosa e confortável e a lista de equipamentos é generosa, tudo se destaca na F-150, com o conjunto mecânico é igual. Ela utiliza o mesmo motor que equipa o Mustang, com uma calibração um pouco diferente, na picape o Coyote V8 5.0 aspirado gera 405 cavalos e 58,7kgfm de torque.

Ele está alinhado à mesma transmissão do esportivo, uma automática de 10 velocidades, sistema de tração 4×4 integral com diversos modos de última geração, suspensão double wishbone na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira e direção elétrica. 

São quatro tipos de tração: 4×2, 4×4 A, 4×4 H e 4×4 L.

Para a tração, são quatro modos: 4×2 normal, 4×4 H (alto), 4×4 A (tração integral) e 4×4 L (reduzida). São oito modos de condução: Eco, Normal, Esportivo, Escorregadio, Neve/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Todos alteram o gerenciamento de trocas de marcha, aceleração, direção, tração e visual do painel de instrumentos digital

Com um conjunto desses, não há desafios que a F-150 não supere, ao não ser entrar em vagas apertadas, este é impossível para ela. Mas no asfalto ou fora dele, ela atua de forma primorosa. Mesmo pesando 2.517kg, ela acelera com facilidade, os 405 cavalos “puro sangue” fazem a picape disparar mesmo com um leve toque no acelerador. 

O câmbio é de 10 marcas e a alavanca “se esconde”.

Chega a ser divertido ver a gigante “comendo” asfalto. Com tanta força, qualquer manobra é feita com extrema facilidade, sejam saídas, retomadas de velocidade ou ultrapassagens. Durante nosso teste, rodamos quase mil quilômetros com a gigante nos mais variados terrenos. Ela vai muito bem na cidade, mas é na rodovia e fora do asfalto que se destaca. 

O câmbio de 10 marchas faz com que, em velocidade de cruzeiro, a 120km/h por exemplo, ela fique com o giro do motor na casa das mil rotações, o que otimiza o consumo. Se necessário, basta pisar firme que a transmissão reduz rapidamente fazendo a picape disparar. Assim, o gasto de combustível na estrada ficou acima de 8km/l. No geral, com quase 200 quilômetros de off-road leve e pesado e na cidade, ela marcou bons 6.8km/l.

Sem esforço

Passeio na terra como se estivesse no parque.

Andar em trechos fora do asfalto com a F-150 parece um passeio no parque. Além de confortável, a picape não toma conhecimento de qualquer obstáculo. O único cuidado que o motorista tem que ter é com a distância das rodas, afinal estamos falando de um veículo com surreais 3.694mm de entre-eixo, no mais, basta colocar no modo que melhor se adequa e continuar viagem como se ainda estivesse no asfalto. 

O sistema atua tão bem, que mesmo em trechos super íngremes, repletos de valas e cascalho solto, onde naturalmente seria necessário ativar a reduzida, com ela não é preciso. Mesmo no modo 4×4 H, segue tranquilamente. Dependendo do desafio, até apenas com a tração integral ativa, ela supera com facilidade. 

A opinião do Diário Motor

Ford F-150 Platinum.

A F-150 consegue ser um veículo que chama a atenção em tudo. Do porte avantajado ao preço acima de meio milhão no Brasil, do motor poderoso a lista de equipamentos recheada, do visual impactante ao interior espaçoso e confortável. Adjetivos não faltam à picape. Nestes quase cinco anos de Diário Motor, é um dos modelos mais interessantes que já testamos.

Tirando o fato que não é em todo lugar no qual ela cabe (na garagem deste que vos escreve mesmo, não coube) ela é uma das melhores coisas que o dinheiro pode comprar, no quesito automóveis. Quem procura um veículo na faixa dos R$ 500 mil, e tem espaço de sobra para guardá-lo, verá na F-150 uma excelente opção. Vale a compra! Nota: 10.

Ficha Técnica

Motor: 5.0 V8 

Potência máxima: 405cv

Torque máximo: 58,7kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e feixe de molas na traseira

Freios: a disco nas quatro rodas

Capacidade de carga: 681kg 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.962 x 2.089 x 5.884 x 3.694mm 

Preço: R$ 519.990

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