Ford e governo baiano firmam acordo para uso da planta de Camaçari

A transação entre o Estado e a montadora abre caminho para o governo local repassar a área fabril para a gigante chinesa BYD

Em agosto, a Ford e o Estado da Bahia firmaram um acordo para reversão de propriedade da fábrica de Camaçari, na Grande Salvador, da montadora americana para o governo local. 

Há época, a marca afirmou que o processo seguiria a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado e que tinha a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da planta. 

Agora, a montadora e o governo baiano assinaram, nesta quarta-feira (4), o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. 

Ainda segundo a montadora, este contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana.

Assim, com a assinatura deste contrato, o governo baiano tem caminho livre para negociar o espaço fabril com a gigante chinesa BYD, que já afirmou que investirá R$ 3 bilhões em um complexo fabril na cidade com três plantas distintas, sendo uma de automóveis, uma de bateria e outra de chassi de ônibus (a montadora já conta com uma em Campinas/SP).

A transferência da unidade fabril é discutida desde janeiro de 2021, quando a Ford anunciou o processo de fechamento de todas as plantas no Brasil, processo iniciado com o encerramento da produção e venda da unidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a primeira planta da marca no país, em 2019. 

No ano passado, foi a vez da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, ser negociada. Um ponto interessante, é que ambas as unidades do estado paulista não foram adquiridas por outras montadoras, mas por empresas fora do setor, ao contrário da planta de Camaçari, que tudo indica que será adquirida pela BYD.