Ford apresenta versão ainda mais aventureira da Ranger, a FX4

A configuração chega no fim do mês e assume lugar acima da Storm, lado a lado da XLT, mas abaixo da topo Limited

Em 2020, a Ford apresentou no mercado brasileiro a Ranger Storm, versão aventureira da picape média. Seguindo uma tendência criada pela Nissan Frontier Attack e, atualmente, também seguida pela Chevrolet S10 Z71, a novidade era baseada nas configurações intermediárias da caminhonete americana. 

Agora, atendendo à pedidos dos clientes, a marca resolve inovar e apresenta uma nova versão aventureira, a FX4, acima da Storm e, consequentemente, muito mais equipada. A novidade chega baseada na XLT, inclusive custando o mesmo valor, salgados R$ 288.990.

Segundo a marca, a FX4 dá sequência à estratégia de ampliação e diversificação da Ranger, com opções desenvolvidas para atender diferentes perfis de clientes. Com isso, a novidade off-road se junta as versões XL, XLS, Black, Storm, XLT, e Limited

O nome FX4 começou a ser usado pela Ford no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes e é formado pela junção de “Ford” e “4×4”. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo.

A FX4 segue a Storm e tem desenho exclusivo para a grade.

Por ser baseada na XLT, a FX4 conta com o poderoso motor 3.2 turbodiesel de 200 cavalos e 47,9kgfm de torque, aliado a transmissão automática de seis velocidades, tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, sistema de suspensão aprimorado e direção elétrica (uma das poucas da categoria). 

Além disso, para toda a linha 2023 (que chega às lojas da marca junto com a FX4 no fim do mês), a Ford adotou um novo sistema de redução de poluentes para a picape, que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio, ultrapassando em mais de 70% as exigências legais do Proconve 7, além de duplicar o intervalo entre as regenerações do filtro de partículas. 

A configuração conta com duas opções de jogo de pneus e rodas.

Ele protege o meio ambiente sem perda de potência e torque do motor, com uso do reagente líquido Arla 32. Abastecido em um tanque com capacidade de 20 litros, permite rodar de 10 mil a 14 mil quilômetros em condições normais.

Assim como a Storm, a FX4 se diferencia pelo visual mais aventureiro. Além de detalhes exclusivos da versão, como a grade dianteira, ela conta com partes destacadas em preto fosco e brilhante por toda a carroceria. Os faróis full LED contam com máscara negra. 

A cabine segue o padrão visto na XLT com pequenas alterações visuais.

Na traseira e nas laterais, a inscrição FX4 em vermelho se destaca bem, assim como o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto na tampa da caçamba. As lanternas seguem os faróis e também contam com máscara escurecida e o para-choque traseiro é em preto brilhante.

Outros itens exclusivos da FX4 são o santoantônio tubular, muito parecido com o da Storm, ele conta com pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. A versão ainda vem com alargadores de paralama em preto fosco, uma faixa cinza na região inferior das portas, estribo tipo plataforma e rodas de 18 polegadas com pneus Scorpion AT 265/60, que podem ser trocados por compostos AT plus 265/65 por R$ 2 mil. 

O snorkel é acessório e precisa ser adquirido separadamente.

Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de lâminas d’água – que é a mesma sem a peça, de 800mm. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave.

Por dentro, a picape conta com bancos de couro com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. A cabine ainda tem acabamento em preto brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.

O acabamento da FX4 conta com detalhes em vermelho.

A lista de equipamentos conta com sete airbags, controles de tração, estabilidade, anticapotamento e adaptativo de carga, auxiliares de partida e descida em rampa, câmera de ré e sensores de estacionamento e de chuva.

Ela ainda vem com ar-condicionado digital dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, duas telas de LCD no painel de instrumentos, central multimídia SYNC 3 com display de oito polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de fechamento da tampa da caçamba e sistema de conectividade FordPass Connect. 

Ford Ranger FX4.

O sistema permite, entre outros, comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

1/11Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.Ford apresenta versão ainda mais aventureira da Ranger, a FX4. Fotos: Ford.Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.Ford Ranger FX4.