Fim de uma era, o ‘addio’ do Lamborghini Aventador
O mais famoso esportivo da montadora italiana chega ao fim e aposenta com ele o poderoso motor V12 aspirado
Após 11 anos e mais de 10 mil unidades comercializadas, chega ao fim o mais famoso esportivo da Lamborghini, o Aventador. A última unidade a sair da planta de Sant’Agata Bolognese foi na versão LP 780-4 Ultimae Roadster em uma pintura especial azul claro. O último dos V12 totalmente aspirados da italiana terá como destino o mercado suíço.
Apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 2011 como o Aventador LP 700-4, seu apelido descrevia seus 700 cavalos de potência e tração nas quatro rodas permanentes, com o motor montado longitudinalmente na traseira, o Aventador mostrava muito mais.
Com um novo motor Lamborghini V12 de 60˚, desenvolvido inteiramente internamente, ele englobava novas tecnologias significativas, um design extraordinário e atemporal e, não menos importante, um desempenho de tirar o fôlego.
“O Aventador é um salto de duas gerações em termos de design e tecnologia, com um pacote excepcional de tecnologias únicas e inovadoras e desempenho simplesmente impressionante”, afirmou na época do lançamento, Stephan Winkelmann, presidente Lamborghini.
As características de benchmarking descritas em sua estreia perduraram ao longo de sua vida, em mais de oito modelos derivados e 11.465 carros entregues a clientes em todo o mundo. Originou mais de 10 edições únicas e limitadas, estabeleceu recordes, ganhou vários prêmios, foi objeto de projetos artísticos, destaque em filmes e videogames e encantou proprietários, entusiastas, e mídia de todo o mundo.
“O Aventador foi um divisor de águas em seu lançamento e o modelo emblemático da Lamborghini por 11 anos de produção, O motor V12 faz parte da herança da marca desde os primeiros dias da empresa. O coração pulsante de modelos de Miura a Diablo, Countach a Murciélago”, aponta Stephan Winkelmann
A Lamborghini vendeu mais Aventadors do que a soma de todos os seus modelos V12 anteriores. Em seu quinto ano, a empresa entregou cinco mil unidades, igualando o número total de modelos Murciélago produzidos, e entregando seu décimo milésimo Aventador em setembro de 2020.
O motor 12 cilindros 6.5 de 700 cavalos fazia impressionantes zero a 100km/h em apenas 2,9 segundos, com uma velocidade máxima de 350km/h. Com 70,3kgfm de torque, a força de tração, o dinamismo, a eficiência aerodinâmica e o manuseio preciso do Aventador, ajustados à trilha sonora do rugido do V12, evoluíram para manter o status lendário e o apelo do esportivo ao longo da vida.
“O Aventador capturou as competências da Lamborghini em design e engenharia quando foi lançado em 2011, com valores que estão sempre no centro do impulso da empresa e do produto: design puro e futurista, desempenho de benchmarking e abordando os desafios técnicos com inovação para produzir os carros superesportivos mais emotivos e líderes de sua classe. Esses princípios são a própria essência do Aventador e garantem seu apelo atemporal.”
O design do Aventador, liderado pelo chefe do Centro Stile Filippo Perini, entregou um supercarro esportivo com inspiração aeronáutica, dinâmico e esculpido. Suas linhas tensas, superfícies complexas e justaposição de ângulos e superfícies, incluindo as portas de tesoura reservadas para Lamborghinis V12, criando um design automotivo atemporal, mas mais importante, uma poderosa peça de arte automotiva duradoura.
O final do Aventador, o último V12 aspirado a ser produzido pela Lamborghini, foi anunciado em julho de 2021. O Aventador LP 780-4 Ultimae, combinando o design mais icônico e elementos de engenharia do S e SVJ para apresentar uma obra-prima final definitiva e experiência de condução V12 pura.
Com a sofisticação de design do S, a evolução mecânica para 780 cavalos, 73,4kgfm de torque e aceleração máxima de zero a 100km/h em 2,8 segundos do SVJ, o Ultimae seguiu as dicas do melhor de seus antecessores, incluindo todos os 350 coupés e 250 roadsters vendidos logo após sua estreia.
1/14