Fim de uma era: após 37 anos, Fiat Uno se despede do Brasil

Para marcar o adeus, a montadora apresenta a série especial e limitada Ciao

Há 37 anos, a Fiat apresentava um veículo que viria a fazer história, o Uno. Pensando para substituir o pequeno 147, o hatch logo caiu no gosto do brasileiro pelo conjunto robustez e baixo custo.

Tanto que, de 1984 para cá, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas em duas gerações de sucesso do Uno que, agora, chega ao fim.

Para marcar a aposentadoria do ícone, a Fiat apresenta a última série especial do hatch, a Ciao.

Com apenas 250 unidades, ela representa o fim de uma era na montadora e para o Polo Automotivo de Betim (MG), onde todas as 4.379.356 unidades foram produzidas. 

Em 37 anos, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas.

Em italiano, Ciao é uma saudação com dois sentidos distintos. Ela pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Até por isso, segundo a marca, ela entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Uno.

“Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

A série especial marca o fim de uma era na montadora italiana.

A série especial é numerada com um emblema que identifica a unidade. A configuração é exclusiva, para honrar fãs e colecionadores. Todas são pintadas exclusivamente de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. 

As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La Storia Di Una Leggenda” (“a história de uma lenda” em italiano). O visual marcante é complementado por exclusivas rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.

Serão apenas 250 unidades do Uno Ciao.

“O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao'”.

Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo ainda mais exclusividade. Destaque também para os bancos com acabamento único e apoio de braço para o banco do motorista. O Uno Ciao é um presente para todos que, de alguma maneira, tiveram o Uno participando de sua vida.

1/9Fiat Uno Ciao.Fim de uma era, após 37 anos, Fiat Uno se despede do mercado brasileiro. Fotos: Fiat.Fiat Uno Ciao.Fiat Uno Ciao.Fiat Uno Ciao.Fiat Uno Ciao.Fiat Uno Ciao.Fiat Uno Ciao.Fiat Uno Ciao.