Em surto contínuo, Honda apresenta o surreal CR-V Hybrid
O SUV médio utiliza o mesmo conjunto híbrido do Civic e chega quase R$ 100 mil a mais do que o já caríssimo irmão
De uns tempos para cá, a Honda resolveu atualizar completamente a linha de veículos da marca, mas ao mesmo tempo que apresentou modelos mais modernos e tecnológicos, errou completamente a mão nos preços. Depois de lançar o novo Civic na faixa dos R$ 250 mil (atualmente o sedã médio custa insanos R$ 265.900), é a vez do novo CR-V.
O SUV médio chega à sexta geração e está insanamente caro. Como o irmão sedã, ele chega em única versão, a Advanced Hybrid, por inacreditáveis R$ 352.900. Ou seja, quase R$ 100 mil a mais do que custa o Civic atualmente, e mais caro do que modelos de luxo totalmente elétricos, como o Volvo XC30 e seus R$ 342.900.
Dentro da categoria, hoje em dia, existem diversos representantes eletrificados, como GWM Haval H6, BYD Song Plus, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, todos abaixo dos R$ 300 mil e Toyota RAV4 e Jeep Compass, os únicos que chegam perto do valor do japonês e, ainda assim, são mais baratos.
Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o maior mercado do CR-V no mundo, a versão topo de linha por lá é comercializada por US$ 40 mil, valor de concessionária. Na conversão e adição dos impostos, ele deveria ficar na casa dos R$ 280 mil (lembrando que veículos híbridos importados têm incidência de “apenas” 12% agora e de 25% a partir de junho).
O conjunto mecânico do CR-V é o e:HEV, o mesmo utilizado no Civic. Ou seja, o SUV conta com um motor à combustão (um 2.0 aspirado de 147 cavalos e 19,4kgfm de torque) e dois elétricos (um para tração e outro para geração de energia). As duas caixas elétricas geram 184 cavalos e 34,2kgfm de torque e todo o conjunto está ligado ao câmbio automático CVT.
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (híbrido) e Engine Drive (combustão). O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que tracionará o veículo. Ele ainda conta com três modos de condução: Normal, Econ e Sport.
Entre os itens de série, central multimídia com tela de nove polegadas e conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com display digital de 10,2 polegadas, head-up display, luz ambiente, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado dual zone, carregador por indução para celular, partida remota, chave sensorial, abertura “sem as mãos” da tampa do porta-malas e sistema de som Bose.
Na parte da segurança, ele vem com assistentes de partida e descida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, 10 airbags, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, Lane Watch (câmera de visão lateral), monitor de atenção do motorista, retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, faróis full LED e sistema Sensing.
O conjunto de auxiliares de condução da Honda agrega piloto automático adaptativo com stop&go, sistema de frenagem para mitigação de colisão, auxiliar de permanência e alerta de saída de faixa, ajuste automático de farol alto e assistente de frenagem.
1/24