De visual renovado, Nissan apresenta linha 2024 do Versa
O sedã compacto recebe o facelift de meio de geração, se distancia visualmente do irmão maior, o Sentra, e ganha novos itens de segurança
A Nissan apresenta o facelift de meio de vida do Versa. O sedã compacto, que está na quarta geração, chega com novo visual – para distanciar do irmão maior, o Sentra –, novas tecnologias de segurança e comodidade e em três versões sempre automáticas. O japonês produzido no México já está disponível no Brasil a partir de R$ 105.190.
A grande novidade da linha 2024 do modelo é a dianteira, que passou por uma profunda reformulação. Apesar de completamente diferente, a Nissan afirma que ele mantém o estilo “V-Motion” na grade, ainda que a peça tenha perdido o “V” central, tão característico da marca.
Além da grade, completamente renovada, o logotipo da Nissan na frente e na traseira e o para-choque dianteiro foram redesenhados. As rodas variam de acordo com a versão, indo de 15 a 17 polegadas. A novidade do interior é a opção de acabamento em preto e azul nos bancos e no painel em todas as versões, sendo que na topo de linha, é em couro sintético.
O conjunto mecânico permanece inalterado. O Versa conta com o 1.6 aspirado de 113 cavalos e 15,3kgfm de torque, aliado a transmissão automática do tipo CVT, a Xtronic. O câmbio conta com modo “Sport”, acionado por meio de um botão e função “D-Step”, que, segundo a marca, melhora a sensação de aceleração com simulação de troca de marchas.
Entre as novidades tecnológicas, ele ganha alerta de colisão frontal, assistente inteligente de frenagem (mas sem leitura de pedestre ou ciclistas) e carregador sem fio para smartphones. Mas nada de piloto automático adaptativo ou 10 airbags (são seis) como na versão vendida nos Estados Unidos.
Assim, a opção de entrada, a Sense (R$ 105.190) vem com central multimídia de sete polegadas com conexão (com fio) via Android Auto e Apple CarPlay, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, seis airbags, sensores de estacionamento e crepuscular, piloto automático, chave sensorial e partida por botão.
Além dos equipamentos da Sense, a intermediária Advance (R$ 114.290) ganha console central com apoio de braço e entrada USB-C, carregador sem fio, câmera 360º com detector de objetos em movimento, alerta de objetos no banco traseiro, painel de instrumentos com tela digital de sete polegadas e alerta de cinto de segurança.
Já na topo de linha, a Exclusive (R$ 126.590), a tela da central multimídia passa a ser de oito polegadas e ela acrescenta aerofólio traseiro, função “Welcome”, faróis full LED, antena tipo “Tubarão”, ar-condicionado digital, alertas de tráfego cruzado traseiro e de atenção do motorista, monitoramento de ponto cego e acabamento interno premium em couro sintético.
1/24