Com R$ 500 mil, você pode comprar uma casa ou a nova Jeep Gladiator

A picape derivada do Wrangler chega ao país custando mais que as primas da Ram, até então, suprassumo do luxo off-road no Brasil

A Jeep apresenta a novíssima Gladiator, primeira picape da marca no país e derivada do utilitário Wrangler. A caminhonete chega para ser a mais eficaz da categoria quando o assunto é off-road e para fazer frente às primas Ram 1500 e 2500, mas custando muito mais que elas. O novo modelo já está disponível no Brasil por insanos R$ 499.990.

Ao contrário dos Estados Unidos, onde a picape conta com diversas versões e um preço muito mais plausível (por lá ela começa em US$ 37.565), aqui ela chega em única configuração, a Rubicon, que lá sai por US$ 58.135. A Jeep poderia ter feito como no Wrangler, que conta com três opções distintas. 

Apesar de ser um Wrangler de caçamba, a Gladiator tem um detalhe diferente do irmão, o “coração”. Ao contrário do SUV, a picape não utiliza o moderno motor 2.0 turbo, mas sim o antigo 3.6 V6 a gasolina de 284 cavalos e 35,3kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de oito velocidades e, claro, ao super poderoso sistema 4×4. 

O sobrenome Rubicon, assim como o badge Trailrated, entregam automaticamente à Gladiator as credenciais de veículo com potencial off-road extremo. E este sobrenome é a representação máxima do legado e do DNA da Jeep. Ele existe como versão desde o Wrangler TJ, lançado em 1997, em homenagem à “Rubicon Trail”. 

O interior é idêntico ao do irmão Wrangler.

A Rubicon é uma trilha off-road localizada na Califórnia (EUA), com aproximadamente 35km de extensão. Devido às condições rochosas e clima diversificado, é considerada uma das pistas mais técnicas de condução off-road do mundo e é utilizada para testes dos veículos Trailrated.

A tração 4×4 Rock-Trac tem relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1, que permite à picape entregar o máximo de força em baixa velocidade, para maior controle, além de aumentar a quantidade de torque disponível nas rodas. Ela ainda tem bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok, que trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade.

É a primeira vez que a Jeep comercializa uma picape no Brasil.

Ele proporciona que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os mais difíceis obstáculos. A Gladiator oferece duas maneiras de maximizar a direção: bloqueando apenas o eixo traseiro ou então os eixos traseiro + dianteiro em conjunto. 

Assim como o Wrangler, a picape conta com a possibilidade de desconectar eletronicamente a barra estabilizadora dianteira para encarar os terrenos mais difíceis. A desconexão, feita por meio do botão “Sway Bar”, aumenta a articulação da suspensão em mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração. 

Como o Wrangler, ela pode ser quase toda desmontada.

Para otimizar ainda mais o off-road, a Gladiator conta com sistema Off-road+ que atua nos principais sistemas da picape a fim de garantir o desempenho ideal em qualquer terreno. A câmera off-road possibilita ao condutor uma melhor visualização do caminho logo a frente. Ela tem também, proteção contra pedras e de uso off-road, ganchos de reboque, eixos Dana 44 e toda a configuração Trailrated.  

A grande capacidade off-road é o principal destaque da Gladiator, comprovada pelo selo Trailrated. Para receber a chancela, o modelo precisa superar cinco pré-requisitos, são eles: a tração 4×4, capacidade de submersão, que na americana é de 760mm (incrivelmente menor que os 800mm da Ford Ranger), articulação (proporcionada pelos eixos Dana), altura de solo (270mm) e manobrabilidade.

O poderoso sistema 4×4 também é o mesmo do irmão SUV.

Outra “herança” do irmão, é a possibilidade de praticamente desmontar toda a carroceria. Portas, teto e para-brisa podem ser removidos, possibilitando uma experiência quase que ao ar livre, ou de transformar a picape em um utilitário conversível.

A lista de equipamentos, como deveria ser em um veículo de meio milhão, é generosa. Ela vem com piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e seis airbags.

Jeep Gladiator.

Na parte da comodidade, assistente de voz, ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave sensorial, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, navegação GPS, conexão Android Auto e Apple CarPlay e sistema de som premium Alpine com caixa bluetooth portátil e painel de instrumentos digital de sete polegadas.

1/20Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Com R$ 500 mil, você pode comprar uma casa ou a nova Jeep Gladiator. Fotos: Jeep.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.Jeep Gladiator.