Citroën confirma o super pequeno e elétrico Ami para o Brasil
O modelo, que ainda foi homologado por aqui, é chamado de ‘solução de mobilidade’ e não é considerado um carro
De forma surpreendente, a Citroën confirma o super pequeno e elétrico Ami para o Brasil. O modelo, que não é considerado um carro, é chamado de “solução de mobilidade”, por conta do porte diminuto e da baixa potência.
O anúncio foi realizado pelo presidente da Stellantis (grupo no qual a Citroën faz parte), Antonio Filosa e pela vice-presidente da francesa para a América do Sul, Vanessa Castanho. Os dois executivos fizeram um tour pela planta de Betim do grupo a bordo do Ami, para mostrar a capacidade de mobilidade do pequeno veículo.
Disruptivo que só ele, o Ami se destaca por ser um dos protagonistas da Citroën em termos de eletrificação acessível e pelo seu potencial, podendo ser uma opção para diferentes clientes e aplicações. Na França, ele custa pouco menos de oito mil euros, cerca de R$ 40 mil na conversão direta.
Resta saber como a francesa homologará o veículo por aqui, já que, como ela mesmo afirma, não se trata de um carro. Tecnicamente, ele é um quadriciclo elétrico fechado e com capacidade para levar duas pessoas. Se seguir o mesmo caminho de um modelo de concepção parecida que já existe por aqui, o Renault Twizy, ele não poderá rodar na rua.
O pequeno é equipado com motor elétrico de 6kW que gera oito cavalos e 0,6kgfm de torque, tem velocidade máxima de 45km/h e uma autonomia de até 80 quilômetros. Segundo a Citroën, a recarga de zero a 100% em tomadas de 110 ou 220V leva menos de quatro horas.
O visual futurista do Ami é ainda mais impulsionado ao abrir as portas, elas ficam em sentido contrário. Enquanto a do passageiro é no formato clássico, a do motorista é do tipo “suicida”, que abre para trás. O porte diminuto é visto nas dimensões, ele mede apenas 2.410mm de comprimento, 1.390mm de largura e 1.520mm de altura.
O formato e design dele é tão curioso, que a dianteira e a traseira são praticamente idênticas. As principais diferenças são os faróis e as lanternas e o para-brisa é um pouco maior do que o vidro traseiro, de resto, tudo igual, até os para-choques.
Por dentro, o visual é bem mais simples. Ele conta com um porta-celular que pode fazer a vez de central multimídia. As maçanetas internas são de tiras de vinil. Ao menos, o painel de instrumentos é um display digital e ele conta com inúmeros nichos pela cabine.
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