Chevrolet Spin Premier: design e tecnologia de ponta, mas ‘coração’ fraco

Testamos a versão topo de linha da renovada minivan. Mais completa do que nunca, ela mantém o velho e ultrapassado motor 1.8 aspirado

Não é de hoje que a Chevrolet passa por uma completa reformulação da sua linha de veículos no Brasil. O atual processo começou em 2020, com a apresentação da segunda geração do Onix, que teve um salto de tecnologia, design, segurança e no conjunto mecânico e que deve culminar no facelift da linha dele no ano que vem.

De lá para cá, quase todos os modelos da marca passaram por profundas reformulações, principalmente no quesito visual e tecnologia embarcada. O único que não foi alterado consideravelmente foi o Cruze, porque estava previsto de sair de linha, o que ocorreu com o fim da produção em dezembro de 2023 e as últimas unidades vendidas ao longo deste ano. 

Ainda assim, neste meio tempo, o sedã e o hatch médio passaram por um breve facelift. Um que mudou muito, até de geração, foi o Tracker, que ainda serviu de base para a irmã picape Montana crescer consideravelmente. Recentemente, os últimos a passarem por atualizações consideráveis foram a S10, o Trailblazer e a Spin.

A minivan finalmente ganhou um “banho de loja”, deixando completamente o visual antigo de lado e alinhando com os irmãos. No entanto, assim como os utilitários, não foi uma mudança de geração, mas sim um facelift profundo. E, apesar da grande evolução, principalmente nos equipamentos, a motorização não foi devidamente atualizada, como vimos na nova versão topo de linha, a Premier, o nosso “Teste da Vez”.

Precificação

Tecnicamente, o único rival é indireto, com o Citroën C3 Aircross.

Um fator interessante é que, quando lançada, a Spin Premier custava insanos R$ 144.990. Provavelmente percebendo o equívoco, atualmente, a marca cobra menos salgados R$ 136.730, ou seja, uma redução de pouco mais de R$ 8 mil. Em relação à concorrência, a Spin meio que “nada” sozinha. 

Tecnicamente, ela não tem nenhum rival direto, pois não só é apenas a última minivan de sete lugares do mercado brasileiro, como também não há outro monovolume, independente do porte. O único modelo que compete com ela, mas mais pelos sete assentos, é o Citroën C3 Aircross, que virou um SUV, e seus R$ 137.490, na opção topo de linha.

Repaginada

A evolução visual foi grande, com uma melhoria interessante.

O ideal seria que, assim como a linha Onix e o Tracker, a Spin tivesse uma nova geração e não apenas um profundo facelift. Pelo menos, após errar no estilo da minivan no seu lançamento, há 12 anos, a Chevrolet mostra que aprendeu a melhorar, e muito, o visual dos seus veículos e a Spin é um dos grandes exemplos disso.

Quando lançada, a minivan ganhou o maldoso apelido de “capivara”, por conta da semelhança com o roedor. Agora, ela finalmente ganha um design refinado e fica mais perto dos demais modelos da marca. Inclusive, a dianteira segue o padrão apresentado nos irmãos, com o capô elevado, grade bipartida e faróis em LED afilados, mas de desenho próprio.

O interior também evoluiu bastante, com um ganho bom de tecnologia.

A dianteira tem um visual mais elegante e sem perder o ar de robustez, com o acréscimo de apliques plásticos nas saias laterais e nos para-choques e de uma proteção no meio das portas. A traseira mantém a tampa gigante do porta-malas, mas com novo desenho, assim como as grandes lanternas. E ela ainda vem com um spoiler e rack de teto.

Se por fora as mudanças foram grandes, por dentro, foram ainda maiores. O painel foi completamente redesenhado – a Spin foi o primeiro modelo da marca a receber a nova identidade visual interna – , com central multimídia de 11 polegadas alinhada ao inédito painel de instrumentos 100% digital com display de oito polegadas.

1/10Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.

O acabamento interno é bem-feito e não apresenta rebarbas ou peças mal encaixadas, apesar dos materiais não serem dos melhores. O tom azul dos bancos dá um ar de maior elegância à minivan. Falando dos assentos, com o já conhecido sistema de trilhos, é possível otimizar o espaço interno para os ocupantes ou para acomodar grandes bagagens. 

Lógico que, na terceira fila, adultos não ficarão tão confortáveis, mas ajustando a do meio, para uma viagem rápida, é possível levar sete pessoas tranquilamente. Com cinco, a Spin tem incríveis 756 litros no porta-malas, mesmo com o banco traseiro dobrado, podendo levar muita bagagem. Com ele na posição final, logicamente, a área de carga fica reduzida.

Clara evolução

As telas duplas para a central multimídia e para o painel de instrumentos trabalham bem.

Apesar de ser algo estritamente pessoal, é flagrante que o visual da Spin melhorou. Mas a evolução dele não chega nem perto do que a Chevrolet fez com a lista de equipamentos. Até então, a minivan era, de longe, o modelo mais defasado da marca. Agora, está bem alinhado e, até acima, dos irmãos.

A topo de linha Premier vem com ar-condicionado digital com saída para a traseira, chave sensorial, partida por botão, as telas digitais de oito e 11 polegadas, conexão sem fio com smartphones, wi-fi embarcado, atualizações OTA, bancos e volante com revestimento premium, carregador por indução e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Na parte da segurança, ela conta com seis airbags, faróis full LED, câmera de ré, sistema OnStar, piloto automático, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro, alertas de colisão e de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência, indicador de distância do carro à frente e monitoramento de ponto cego.

Parou por aqui

Já a motorização, continua parada no tempo.

Toda a evolução vista no visual e nos equipamentos da Spin passaram longe do conjunto mecânico. A Chevrolet teima em manter o antigo e ultrapassado motor 1.8 aspirado de míseros 111 cavalos e 17,7kgfm de torque. Ele é o segundo mais fraco da marca atualmente no Brasil, ganhando apenas do 1.0 aspirado do Onix.

Até o 1.0 turbo é mais potente, com 116 cavalos. Mas o ideal mesmo, seria a Spin utilizar o moderno 1.2 turbo, que equipa Tracker e Montana e seus 133 cavalos, o que seria um ganho de algumas boas décadas em tecnologia do propulsor. O câmbio, automático de seis marchas, e a direção elétrica, são os pontos altos do conjunto mecânico.

O câmbio é a melhor parte do conjunto mecânico, trabalha bem.

Assim, não espere uma condução esperta, longe disso, principalmente com carga completa, seja de passageiros, seja de bagagem. Falta, e não é pouco, fôlego para o motor, tanto na cidade, quanto na estrada. Com isso, o motorista precisa ter um cuidado a mais na direção.

Com a falta de força do motor, as manobras, como ultrapassagens, saídas e retomadas de velocidade, precisam ser realizadas com maior atenção e cuidado. Se estiver carregada, a Spin demora a responder aos comandos do acelerador e é visível o esforço do propulsor.

A direção elétrica é leve, mas com o fraco motor, o motorista precisa de uma maior atenção.

Apesar das claras limitações do motor, ao menos, a transmissão trabalha bem, sem trancos nas trocas de marcha. A direção elétrica atua bem, deixando o volante leve em baixa velocidade e firme em alta, neste aspecto, deixando a condução segura. A suspensão também trabalha bem, sem repassar os inúmeros defeitos do asfalto para a cabine.

O consumo da nova Spin tem um aspecto interessante. Primeiro, que agora ele pode ser analisado direto na central multimídia. Segundo, que há mais dados, como o geral e o por trajeto, além do pico de melhor gasto, que, no caso, foi de 15,2km/l, claro que rodando com ela vazia. No geral, a média ficou em 11,4km/l, com parte do trajeto em 10,7km/l.

A opinião do Diário Motor

Chevrolet Spin Premier.

A Spin sempre foi mais uma busca de necessidade do que de querer. Para quem precisa de um veículo com porta-malas generoso ou com capacidade de levar até sete pessoas. Com isso, parecia que a marca deixava a minivan de lado no quesito evolução. Ainda vemos isso na parte da motorização. 

Com o novo facelift, o visual e as tecnologias evoluíram muito, principalmente na parte da segurança. Se antes ela não oferecia quase nada a mais e só era uma boa opção para quem precisava de sete lugares, atualmente é muito bem equipada e vira uma alternativa interessante para quem quer fugir dos SUVs, mesmo com o fator motor. Vale a compra! Nota: 8

Ficha técnica 

Motor: 1.8

Potência máxima: 111/106cv 

Torque máximo: 17,7/16,8kgfm 

Transmissão: automática de 6 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira

Porta-malas: até 710 litros 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.698 x 1.768 x 4.420 x 2.620mm 

Preço: R$ 137.490

1/70Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier, design e tecnologia de ponta, mas ‘coração’ fraco (fotos: Geison Guedes/DP).Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.Chevrolet Spin Premier.