Chevrolet S10 evolui bem e eleva disputa entre as picapes médias

Lançada oficialmente, a única caminhonete média produzida no Brasil recebe um profundo facelift que a melhora consideravelmente

Pirenópolis (GO) – Atualmente, no Brasil e no mundo, um segmento domina o mercado de veículos, o dos SUVs. Há cerca de 10 anos os utilitários esportivos começaram a crescer e “atropelaram” as mais variadas categorias, como de station wagon, hatches médios e, agora, de sedãs. No entanto, por aqui, um setor se mantém firme e forte, o de picapes.

As caminhonetes não só não sentiram os impactos da “avalanche” chamada SUVs, como estão surfando na mesma onda. No Brasil, a categoria é a terceira que mais emplaca, atrás apenas dos hatches compactos e, claro, dos utilitários esportivos. Para se ter uma ideia, em 2023, foram 402.982 unidades emplacadas, o que representou 18,5% de fatia do mercado.

Não para tanto, o segmento é um dos mais diversos do mercado, com modelos compactos, intermediários, médios e grandes. Oficialmente, são 25 representantes, sendo a de médios com o maior número de concorrentes. Sempre em evolução, a categoria acaba de presenciar uma profunda atualização, da vice-líder Chevrolet S10.

Dentre as oito representantes das médias, a caminhonete americana é a única produzida no Brasil. Apesar de não ter recebido uma nova geração, ela passou por um grande facelift, com foco no visual, lista de equipamentos e conjunto mecânico. O destaque, mais uma vez, é a topo de linha High Country, que tivemos o segundo contato, este maior, e que agora apresentamos as “Primeiras Impressões”.

Os preços

Entre as topos de linha, ela é a menos cara.

No lançamento oficial da picape, realizado entre Brasília e a bucólica cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás, tivemos um contato maior com a High Country e seus R$ 302.900. Um ponto interessante é que, mesmo superando os R$ 300 mil e tirando a Fiat Titano (R$ 259.990 – que tem uma proposta diferente), ela é a menos cara das top de linha.

As duas principais rivais, Toyota Hilux e Ford Ranger, contam com versões esportivas com valor bem acima das demais. Tirando essas opções, a japonesa bate em R$ 334.890 e a americana em R$ 349.990. Além delas, Nissan Frontier (R$ 321.950), Mitsubishi L200 (R$ 319.990), Volks Amarok (R$ 340.690) e Jeep Gladiator (que apesar de super off-road, tem porte de média e seus R$ 499.990), são mais caras que a S10.

Muito cromo

Para alguns, pode haver um exagero no uso de cromado.

Como falamos com frequência, gosto é algo pessoal e design está muito atrelado a isso. A Chevrolet S10 passou por uma boa atualização no visual, por todos os lados. Na dianteira, a grade passa a ser bipartida, os faróis estão mais afilados e ela ganha um grande skid plate no para-choque, que foi redesenhado. Mas um item chama a atenção, o cromado.

A High Country conta com o material brilhante na grade (na opinião deste que vos escreve, chega a ser exagerado), nos frisos das janelas, maçanetas, capas dos retrovisores, no skid plate frontal e nas pontas do para-choque traseiro. A versão que tivemos contato ainda contava com um friso cromado nas portas, que é acessório.

O interior também foi bem modificado, com destaque para as telas digitais.

Na traseira, a tampa da caçamba também foi redesenhada e, agora, conta com o nome da marca em baixo relevo (a unidade que testamos contava com um acabamento também cromado), além disso, ela conta com sistema de compensação de peso, o que deixa a peça super leve, facilitando a abertura e o fechamento. 

Ela ainda conta com estribo tipo plataforma, rack de teto e, como desde o lançamento da versão em 2015, com santo antônio exclusivo e com acabamento diferenciado para a capota marítima, que vem de série, mas há diversas opções diferentes como acessório.

O espaço da traseira continua bom.

Por dentro a mudança foi grande também. Todas as versões da S10 agora contam duas telas digitais, uma de 11 polegadas para a nova central multimídia e outra de oito para o painel de instrumentos. Além disso, bancos e forros de porta foram redesenhados e passaram a contar com acabamento bicolor. O acabamento está primoroso também.

Além de tudo bem encaixado, não há rebarbas e ela ainda conta com detalhes que imitam fibra de carbono. Outro ponto positivo é que, nos forros das portas e no painel, partes das peças plásticas de maior contato foram cobertas com couro, deixando o toque mais confortável. O espaço interno continua igual, mesmo cinco adultos conseguem viajar com certo conforto.

Quase o 10

A lista de equipamentos é boa, mas poderia ser melhor.

A Chevrolet também melhorou bastante a lista de equipamentos da S10, entre novidades e itens que já existiam, a High Country vem com seis airbags, alertas de colisão frontal, saída de faixa e tráfego cruzado traseiro, monitoramentos de pressão dos pneus e de ponto cego, controles anticapotamento, de oscilação de trailer, reboque, estabilidade e tração. 

Faróis full LED e com regulagem de altura, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, assistente inteligente de frenagem, protetor de cárter, assistentes de partida e descida em rampa, retrovisor eletrocrômico, piloto automático, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré.

A tampa da caçamba recebeu reforço e está mais fácil de abrir e fechar.

Na parte da comodidade, ela conta com banco do motorista com regulagem elétrica, sistema OnStar, a central multimídia tem conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, wi-fi embarcado, partida por botão e remota pela chave, que é sensorial, ar-condicionado digital, carregador para celular sem fio e capota marítima.

Mesmo na versão topo de linha, a S10 não tirou nota máxima na lista de equipamentos de série. Para isso, ela precisava contar com mais poucos itens, como ar-condicionado dual zone, piloto automático adaptativo e, o mais absurdo de todos, protetor de caçamba, que só é adquirido nas concessionárias da marca.

Melhorado

O conjunto mecânico também foi atualizado.

Além do visual e da lista de equipamentos, o conjunto mecânico da S10 também foi atualizado. Apesar da marca de ter mantido o conhecido 2.8 Duramax, ele foi reprogramado e, agora, gera 207 cavalos e 52kgfm de torque. A caixa de força está aliada à novíssima transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica e tração 4×4.

O sistema de suspensão também foi recalibrado e está muito mais confortável, seja em vias com asfalto, de terra ou até mesmo com calçamento, como é bem comum em Pirenópolis. Mesmo para quem vai no banco traseiro a viagem está mais cômoda. A S10 praticamente eliminou o quique natural visto em picapes. 

A transmissão automática agora é uma moderna caixa de oito velocidades.

A S10 já era uma picape de muita força, mas está ainda melhor. Na estrada ou na cidade, ela atende de forma super positiva. As manobras são feitas de forma fácil e com segurança. De retomadas e saídas em velocidade a ultrapassagens, tudo é feito com mínimo esforço. Mesmo maior, o câmbio atua muito bem também, com trocas precisas e sem trancos.

Como de costume, a já conhecida direção elétrica assistida deixa o volante firme em alta velocidade e super leve em baixa, principalmente em manobras de estacionamento. Durante o lançamento, passamos por vias de terra pouco acidentadas, mas o suficiente para mostrar que o sistema 4×4 está ainda melhor, atuando bem na distribuição de força.

A opinião do Diário Motor

Chevrolet S10 High Country.

Como vimos no primeiro contato que tivemos com a nova S10, durante a divulgação da pré-venda na ExpoLondrina, no Paraná, a picape evoluiu bem, mesmo não se tratando de uma nova geração. A lista de equipamentos teve um salto de qualidade, apesar dos pequenos deslizes, o visual foi bem atualizado e o conjunto mecânico está ainda melhor.

Focando na versão topo de linha, a High Country, ela mostra o porquê da S10 ser uma concorrente de peso em uma das categorias mais importantes do mercado brasileiro. Apesar de superar os R$ 300 mil, ela tem um preço agressivo perante a concorrência, principalmente para as duas maiores rivais (Hilux e Ranger). Para quem procura uma picape média, vale a compra! Nota: 9.

Ficha Técnica

Motor: 2.8 diesel

Potência máxima: 207cv 

Torque máximo: 52kgfm 

Transmissão: automática de oito velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e Feixe de molas semi-elípticas na traseira

Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira

Capacidade de carga: 1.044kg 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.831 x 1.874 x 5.361 x 3.096mm 

Preço: R$ 302.900

1/45Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Confirmado! Chevrolet S10 evolui bem e eleva disputa das picapes médias (fotos: Geison Guedes/DP).Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.Chevrolet S10 High Country.

*Viagem a convite da Chevrolet