BYD apresenta primeiro veículo da marca no Brasil, o SUV Tan EV
O modelo chinês, ainda sem preço definido, inicia a operação da marca já na categoria que mais cresce no país, a dos utilitários
A gigante BYD, uma das maiores montadoras de veículos 100% elétricos do mundo, finalmente inicia a operação de automóveis no Brasil. A marca, que está por aqui desde 2015 no setor de ônibus, apresenta o SUV de sete lugares Tan EV.
O modelo, que ainda não teve um valor definido, mas segundo a marca deve ficar entre R$ 400 e 500 mil, já pode ser pré-reservado pelo site BYD Tan. As primeiras unidades chegarão ao país no primeiro trimestre de 2022. Por enquanto, é possível “conhecê-lo” apenas virtualmente.
Como está iniciando a operação no Brasil, a BYD ainda não conta com nenhuma concessionária no país, até por isso, inicialmente só é possível “ver” o Tan de forma virtual. Mas a primeira loja já tem grupo e cidade definidos, será a Eurobike em São Paulo, com previsão de inaugurar agora em janeiro. Até o fim de 2022, devem ser 35 ao todo.
O Tan utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, o frontal gera 245 cavalos e o traseiro outros 272. Juntos, eles contam com uma potência combinada de 517 cavalos e de incríveis 69,3kgfm de torque. Com isso, a aceleração de zero a 100km/h é feita em apenas 4,6 segundos, com velocidade máxima de 180km/h.
Os dois motores são impulsionados por uma bateria de 86,4kWh, que pode ser carregada de 30% a 80% em 30 minutos em um carregador super rápido de 110kW. A autonomia é de 437 quilômetros. Segundo a BYD, quando a bateria chega a 10%, surge no painel uma mensagem de alerta para carregar o carro.
O porte do Tan é interessante, ele é maior em todas as dimensões do que os principais utilitários de sete lugares do país. Mas quando comparado com os modelos premium da mesma categoria, ele é menor que os concorrentes, com 4.870mm de comprimento, 1.950mm de largura, 1.720mm de altura e 2.820mm de entre-eixos.
Na configuração de sete lugares, o Tan conta com 235 litros no porta-malas. Com cinco ocupantes e a terceira fileira rebaixada, o espaço para bagagem pula para 940 litros. Se as duas fileiras traseiras estiverem rebatidas, ele tem 1.650 litros. Além disso, a tampa é elétrica com abertura por sensor de movimento dos pés.
No que refere ao visual, o Tan foge do estilo futurista que muitas marcas gostam de utilizar. O desenho do SUV é elegante, as linhas apontam para um lado mais executivo do modelo com faróis e lanternas finas, a grande grade tem apelo visual, completado pelas rodas escurecidas.
O interior sim aponta para o lado moderno comum em carros elétricos, com destaque para a gigante tela da central multimídia de 15,6 polegadas, que além de ter estilo flutuante, tem a incrível capacidade de rotação elétrica, podendo ser posicionada tanto na horizontal, quanto na vertical e praticamente todas as funções do veículo estão nelas, minimizando a quantidade e botões.
A lista de equipamentos é proporcional ao tamanho do modelo, ele vem com teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, bancos em couro sintético com ajustes elétricos e aquecimento e ventilação para os dianteiros, ar-condicionado digital e dual zone, carregamento sem fio para smartphones e iluminação interna.
A chave do utilitário chinê é um caso à parte, ela tem formato e tamanho de um cartão de crédito e utiliza tecnologia NFC, funcionando como uma sensorial. Basta se aproximar do veículo para abrir, ou fechar, as portas e dar partida no motor. O interessante da tecnologia é que pode ser repassada para o celular, utilizando-o como chave.
Na parte da segurança, ele também é para lá de completo. O SUV vem com câmeras 360º, alerta de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo, auxiliar e alerta de permanência em faixa, seis airbags, frenagem automática de emergência, detecção de abertura de portas, Auto Hold, monitoramento de pontos cegos e freios Brembo de seis pistões com pinças flutuantes e discos ventilados nas quatro rodas.
1/29