BYD apresenta primeiro veículo da marca no Brasil, o SUV Tan EV

O modelo chinês, ainda sem preço definido, inicia a operação da marca já na categoria que mais cresce no país, a dos utilitários

A gigante BYD, uma das maiores montadoras de veículos 100% elétricos do mundo, finalmente inicia a operação de automóveis no Brasil. A marca, que está por aqui desde 2015 no setor de ônibus, apresenta o SUV de sete lugares Tan EV. 

O modelo, que ainda não teve um valor definido, mas segundo a marca deve ficar entre R$ 400 e 500 mil, já pode ser pré-reservado pelo site BYD Tan. As primeiras unidades chegarão ao país no primeiro trimestre de 2022. Por enquanto, é possível “conhecê-lo” apenas virtualmente. 

Como está iniciando a operação no Brasil, a BYD ainda não conta com nenhuma concessionária no país, até por isso, inicialmente só é possível “ver” o Tan de forma virtual. Mas a primeira loja já tem grupo e cidade definidos, será a Eurobike em São Paulo, com previsão de inaugurar agora em janeiro. Até o fim de 2022, devem ser 35 ao todo. 

O Tan utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, o frontal gera 245 cavalos e o traseiro outros 272. Juntos, eles contam com uma potência combinada de 517 cavalos e de incríveis 69,3kgfm de torque. Com isso, a aceleração de zero a 100km/h é feita em apenas 4,6 segundos, com velocidade máxima de 180km/h. 

A cabine é moderna e luxuosa.

Os dois motores são impulsionados por uma bateria de 86,4kWh, que pode ser carregada de 30% a 80% em 30 minutos em um carregador super rápido de 110kW. A autonomia é de 437 quilômetros. Segundo a BYD, quando a bateria chega a 10%, surge no painel uma mensagem de alerta para carregar o carro.

O porte do Tan é interessante, ele é maior em todas as dimensões do que os principais utilitários de sete lugares do país. Mas quando comparado com os modelos premium da  mesma categoria, ele é menor que os concorrentes, com 4.870mm de comprimento, 1.950mm de largura, 1.720mm de altura e 2.820mm de entre-eixos. 

O Tan utiliza dois motores elétricos de mais de 500 cavalos.

Na configuração de sete lugares, o Tan conta com 235 litros no porta-malas. Com cinco ocupantes e a terceira fileira rebaixada, o espaço para bagagem pula para 940 litros. Se as duas fileiras traseiras estiverem rebatidas, ele tem 1.650 litros. Além disso, a tampa é elétrica com abertura por sensor de movimento dos pés. 

No que refere ao visual, o Tan foge do estilo futurista que muitas marcas gostam de utilizar. O desenho do SUV é elegante, as linhas apontam para um lado mais executivo do modelo com faróis e lanternas finas, a grande grade tem apelo visual, completado pelas rodas escurecidas. 

O modelo leva até sete pessoas.

O interior sim aponta para o lado moderno comum em carros elétricos, com destaque para a gigante tela da central multimídia de 15,6 polegadas, que além de ter estilo flutuante, tem a incrível capacidade de rotação elétrica, podendo ser posicionada tanto na horizontal, quanto na vertical e praticamente todas as funções do veículo estão nelas, minimizando a quantidade e botões. 

A lista de equipamentos é proporcional ao tamanho do modelo, ele vem com teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, bancos em couro sintético com ajustes elétricos e aquecimento e ventilação para os dianteiros, ar-condicionado digital e dual zone, carregamento sem fio para smartphones e iluminação interna. 

Um dos destaques do interior é a tela giratória.

A chave do utilitário chinê é um caso à parte, ela tem formato e tamanho de um cartão de crédito e utiliza tecnologia NFC, funcionando como uma sensorial. Basta se aproximar do veículo para abrir, ou fechar, as portas e dar partida no motor. O interessante da tecnologia é que pode ser repassada para o celular, utilizando-o como chave. 

Na parte da segurança, ele também é para lá de completo. O SUV vem com câmeras 360º, alerta de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo, auxiliar e alerta de permanência em faixa, seis airbags, frenagem automática de emergência, detecção de abertura de portas, Auto Hold, monitoramento de pontos cegos e freios Brembo de seis pistões com pinças flutuantes e discos ventilados nas quatro rodas.

1/29BYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD Tan EVBYD apresenta primeiro veículo da marca no Brasil, o SUV Tan EV. Fotos: BYD.BYD Tan EV