BMW e Toyota se unem no desenvolvimento de carros movidos a hidrogênio

As marcas desenvolverão em conjunto a próxima geração de veículos de passeio elétricos movidos a célula de combustível (FCEV)

A BMW e a Toyota se unem para criar a futura geração de tecnologia de trem de força de célula de combustível. Ambas as empresas compartilham a intenção de avançar a economia do hidrogênio e estenderam sua colaboração para levar essa tecnologia local de emissão zero para o próximo nível.

Enquanto a japonesa já conta com o Mirai, a alemã planeja lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) de produção em série em 2028, oferecendo aos clientes uma opção adicional de trem de força totalmente elétrico com zero emissões, dentro da expertise de desenvolvimento da montadora em tecnologias de acionamento elétrico 

“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura. E anunciará uma era de demanda significativa por veículos elétricos de célula de combustível”, afirma Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG.

As montadoras desenvolverão em conjunto o sistema de trem de força para veículos de passeio, com a tecnologia de célula de combustível central (as células de combustível individuais de terceira geração) criando sinergias para aplicações em veículos comerciais e de passeio. 

O resultado desse esforço colaborativo será utilizado em modelos das marcas e expandirá a gama de opções de FCEV, trazendo a visão da mobilidade de hidrogênio um passo mais perto da realidade. Aumentar o volume total de unidades de trem de força movidos a hidrogênio colaborará no desenvolvimento e promete reduzir os custos da tecnologia.

“Estamos satisfeitos que a colaboração entre a BMW e a Toyota tenha entrado em um novo estágio. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que a BMW e a Toyota compartilham a mesma paixão por carros e crença na ‘abertura tecnológica’ e uma abordagem ‘multicaminho’ para a neutralidade de carbono. Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível de próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogênio”, aponta Koji Sato, presidente do conselho de administração da Toyota Motor.

Segundo as empresas, o caminho para concretizar todo o potencial da mobilidade de hidrogênio inclui seu uso em veículos comerciais e o estabelecimento de uma infraestrutura de reabastecimento para todas as aplicações de mobilidade, incluindo veículos de passageiros movidos a hidrogênio. 

Reconhecendo a natureza complementar dessas tecnologias, elas estão apoiando a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e de carregamento de veículos elétricos a bateria. As marcas estão incentivando o fornecimento sustentável de hidrogênio criando demanda, trabalhando em colaboração com empresas que estão construindo instalações de produção, distribuição e reabastecimento de hidrogênio.

A BMW e a Toyota defendem a criação de uma estrutura propícia para facilitar a fase inicial da mobilidade de hidrogênio e garantir sua viabilidade econômica. Ao promover a infraestrutura correspondente, elas visam estabelecer o mercado de FCEV como um pilar adicional ao lado de outras tecnologias limpas de trem de força. 

O hidrogênio é reconhecido como um promissor futuro portador de energia para a descarbonização global. Ele atua como um meio de armazenamento eficaz para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda e permitindo uma integração mais estável e confiável de energias renováveis ​​na rede elétrica.