BMW apresenta nova versão, a Luxury, do híbrido plug-in 530e
O sedã médio eletrificado ganha acabamento ainda mais requintado e faz média de quase 25km/l em circuito misto
A BMW apresenta uma nova versão para o eletrificado 530e, a Luxury. O sedã, até então vendido por aqui com uma pegada mais esportiva, ganha acabamento luxuoso, focado em quem procura um veículo com perfil mais sóbrio e requintado. Já disponível, a nova configuração do sedã médio sai por R$ 464.950.
Fabricado em Dingolfing, na Alemanha, o 530e Luxury se destaca pelo acabamento mais requintado e formal do que na versão M Sport (que continua disponível por R$ 452.950), com detalhes cromados na grade e nos para-choques dianteiro e traseiro. As rodas, de 19 polegadas, têm design exclusivo.
Por dentro, as novidades são os bancos dianteiros do tipo comfort com ventilação para proporcionar ainda mais conforto aos passageiros, acabamento do painel em alumínio e tela de entretenimento para os ocupantes do banco de trás.
O sedã utiliza dois propulsores, um 2.0 a gasolina de 184 cavalos e 30,5kgfm de torque, associado ao elétrico que entrega 292 cavalos e torque combinado de 42,8kgfm. Um ponto interessante é que ambos os motores direcionam a força para as rodas traseiras do veículo.
O conjunto utiliza uma transmissão automática steptronic de oito velocidades, com borboletas no volante para trocas de marchas. Com esse conjunto, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o 530e Luxury alcança médias de 24km/l na cidade e 25,8km/l estrada, com um consumo combinado de 24,9km/l.
O modelo híbrido plug-in tem autonomia elétrica de 56 quilômetros, baseada no ciclo WLTP. Por estar posicionado sobre o câmbio, o motor elétrico está entre o propulsor a combustão e a transmissão, dispensando a necessidade de um conversor de torque e contribuindo para a redução do peso do conjunto motriz.
A bateria de alta voltagem, composta por células de íons de lítio, com capacidade total de 12kWh bruta, foi alocada à frente do eixo traseiro para proporcionar maior equilíbrio entre a carroceria, o tanque de combustível sobre o eixo traseiro e o porta-malas, que possui piso totalmente plano e capacidade total de 410 litros.
O novo 530e Luxury acompanha um Flexible Fast Charger em cortesia. O acessório de recarga acompanha um cabo extra que eleva a potência de recarga para 3.7kW. Dessa forma, utilizando o equipamento, é possível carregar completamente as baterias em cerca de 3h30.
Assim como outros modelos, o 530e Luxury é equipado com alguns dos mais avançados sistemas de condução semiautônomos da BMW, com destaque para o Driving Assistant, que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas.
Outros recursos de direção autônoma são o Parking Assistant, que estaciona o veículo automaticamente e o Live Cockpit Professional, que oferece ao usuário todas as informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas de 12,3 polegadas, painel de instrumentos e central multimídia.
A versão também é equipada com o Assistente Pessoal Inteligente BMW que pode ser ativado pela frase “olá, BMW” ou qualquer outra que esteja programada. O sistema é capaz de executar inúmeras funções do veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos e é capaz de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções.
O conjunto óptico é composto por faróis Laserlight, de neblina em LED e assistente de farol alto. Além disso, o sedã conta também com proteção acústica para pedestres chamada Vehicle Sound Generator (VSG), um dispositivo de segurança que gera um som artificialmente durante o uso do modo de condução elétrico até 30km/h.
Pelo My BMW app, é possível ativar funções remotas como localizar o veículo, trancar ou destrancá-lo, checar se as janelas estão abertas, se todas as portas estão fechadas, e ainda, receber notificações a cada atualização remota de software.
1/11