Audi confirma linha 2024 da milionária RS6 Avant Performance no Brasil

A perua recebe novo visual, itens e ajustes dinâmicos que reduziram o peso e elevou ainda mais o poderoso desempenho

A Audi confirma a linha 2024 de uma das peruas mais potentes do mercado, a RS6 Avant Performance. A station wagon desembarca por aqui no ano que vem com novidades no visual, na lista de equipamentos e com novos ajustes dinâmicos, que reduziram o peso e elevaram ainda mais o poderoso desempenho. Ela chega pela bagatela de R$ 1.193.990.

Como de costume, ela vem com o poderoso e consagrado motor 4.0 V8 biturbo que, segundo a marca, conseguiu o impossível: ficar ainda melhor. Para o feito, a perua recebeu turbocompressores maiores, aumento da pressão máxima (subiu para 2,6 bar, contra 2,4 do anterior) e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão.

Assim, além de garantir respostas ainda mais rápidas, a potência subiu de 600 para 630 cavalos e o torque, que já era de insanos 81,5kgfm, pulou para surreais 86,6kgfm. Câmbio automático de oito velocidades, tração integral quattro e seis modos de condução (Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic, RS1 e RS2), completam o conjunto mecânico.

Com a nova calibração, a perua superesportiva acelera de zero a 100km/h em apenas 3,4 segundos (0,2 mais rápido do que o modelo anterior). Já o zero a 200km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima, regulada eletronicamente, foi reduzida para 280km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.

O poderoso motor V8 está ainda mais potente.

Ela conta ainda com sistema MHEV, o chamado híbrido leve, tecnologia de assistência elétrica composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts que combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes. 

Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar a partir dos 22km/h.

A perua gasta míseros 3,4 segundos para ir do zero para os 100km/h.

O modelo oferece ainda a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.

Na parte visual, a famosa grade singleframe hexagonal foi levemente redesenhada, a dianteira ainda conta com amplas tomadas de ar e os faróis full LED Matrix. Na traseira, as lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas e há duas saídas de escapamento ovais. As saias laterais dão um ar ainda mais esportivo à perua.

No interior, destaque para as três telas digitais.

Outra novidade é a possibilidade de escolher o acabamento externo da RS6, como forma de customização livre em substituição ao pacote Alumínio (cromado), o novo pacote exterior em cinza fosco, que aplica essa tonalidade a elementos da carroceria como capas dos retrovisores, molduras das janelas, entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais.

Por dentro, o destaque fica pelo conjunto de telas. São três displays distintos, um de 10,1 polegadas para a central multimídia com conexão via Android Auto e Apple CarPlay, outro de 8,6 polegadas para os controles de climatização e conforto e, por fim, o do Audi Virtual Cockpit, o clássico painel de instrumentos digital e personalizável, além do head-up display.

Audi RS6 Avan Perfomance.

Entre os itens de série, destaque para ar-condicionado digital de quatro zonas, pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores, volante multifuncional com regulagem elétrica e aquecimento, piloto automático adaptativo com aviso de saída de faixa, carregador sem fio para smartphones, sistema de som Bang & Olufsen.

A perua ainda conta com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, suspensão a ar adaptativa e esportiva Plus com Dynamic Ride Control (DRC), pinças de freio na cor vermelha, teto solar panorâmico e câmera 360º.

1/21Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Quatro armas seguem desaparecidas. (Foto: Polícia Civil)Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.Audi confirma a linha 2024 da milionária RS6 Avant Performance no Brasil (fotos: Audi).Audi RS6 Avan Perfomance.Audi RS6 Avan Perfomance.