Audi confirma linha 2024 da milionária RS6 Avant Performance no Brasil
A perua recebe novo visual, itens e ajustes dinâmicos que reduziram o peso e elevou ainda mais o poderoso desempenho
A Audi confirma a linha 2024 de uma das peruas mais potentes do mercado, a RS6 Avant Performance. A station wagon desembarca por aqui no ano que vem com novidades no visual, na lista de equipamentos e com novos ajustes dinâmicos, que reduziram o peso e elevaram ainda mais o poderoso desempenho. Ela chega pela bagatela de R$ 1.193.990.
Como de costume, ela vem com o poderoso e consagrado motor 4.0 V8 biturbo que, segundo a marca, conseguiu o impossível: ficar ainda melhor. Para o feito, a perua recebeu turbocompressores maiores, aumento da pressão máxima (subiu para 2,6 bar, contra 2,4 do anterior) e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão.
Assim, além de garantir respostas ainda mais rápidas, a potência subiu de 600 para 630 cavalos e o torque, que já era de insanos 81,5kgfm, pulou para surreais 86,6kgfm. Câmbio automático de oito velocidades, tração integral quattro e seis modos de condução (Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic, RS1 e RS2), completam o conjunto mecânico.
Com a nova calibração, a perua superesportiva acelera de zero a 100km/h em apenas 3,4 segundos (0,2 mais rápido do que o modelo anterior). Já o zero a 200km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima, regulada eletronicamente, foi reduzida para 280km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.
Ela conta ainda com sistema MHEV, o chamado híbrido leve, tecnologia de assistência elétrica composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts que combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes.
Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar a partir dos 22km/h.
O modelo oferece ainda a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
Na parte visual, a famosa grade singleframe hexagonal foi levemente redesenhada, a dianteira ainda conta com amplas tomadas de ar e os faróis full LED Matrix. Na traseira, as lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas e há duas saídas de escapamento ovais. As saias laterais dão um ar ainda mais esportivo à perua.
Outra novidade é a possibilidade de escolher o acabamento externo da RS6, como forma de customização livre em substituição ao pacote Alumínio (cromado), o novo pacote exterior em cinza fosco, que aplica essa tonalidade a elementos da carroceria como capas dos retrovisores, molduras das janelas, entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais.
Por dentro, o destaque fica pelo conjunto de telas. São três displays distintos, um de 10,1 polegadas para a central multimídia com conexão via Android Auto e Apple CarPlay, outro de 8,6 polegadas para os controles de climatização e conforto e, por fim, o do Audi Virtual Cockpit, o clássico painel de instrumentos digital e personalizável, além do head-up display.
Entre os itens de série, destaque para ar-condicionado digital de quatro zonas, pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores, volante multifuncional com regulagem elétrica e aquecimento, piloto automático adaptativo com aviso de saída de faixa, carregador sem fio para smartphones, sistema de som Bang & Olufsen.
A perua ainda conta com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, suspensão a ar adaptativa e esportiva Plus com Dynamic Ride Control (DRC), pinças de freio na cor vermelha, teto solar panorâmico e câmera 360º.
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