A partir de 2026, Sauber passará a utilizar as quatro argolas da Audi na F1

O grupo Volks, dona da alemã, ‘passa a perna’ na rival Stellantis, que é a atual parceira da equipe suíça com a Alfa Romeo

Há exatos dois meses, o grupo Volkswagen, por meio da Audi, confirmou que entrará na Fórmula 1 (F1) a partir de 2026. No entanto, há época, a marca não havia divulgado como seria essa entrada na maior competição de automobilismo do mundo, o que revela agora. 

A montadora fecha parceria com a Sauber e, com isso, a suíça ostentará as quatro argolas da alemã, que substituirá a italiana Alfa Romeo, confirmando o “chapéu” – ou “passada de perna” – que a Volkswagen deu na Stellantis, os grupos donos de Audi e Alfa. 

O projeto será conduzido nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt, ao sul da Alemanha, onde o time de experts da companhia desenvolverá o novíssimo motor feito especialmente para a competição. Esta é a primeira vez em mais de uma década que uma motorização da Fórmula 1 será construída na Alemanha. Além disso, a Audi planeja ainda adquirir uma participação no Grupo Sauber.

A parceria da Audi com a Sauber estabelece uma nova etapa do projeto desde o anúncio da fabricante sobre a sua entrada na Fórmula 1, em agosto deste ano. A Sauber é uma das equipes mais renomadas e tradicionais da competição, com cerca de três décadas de experiência na categoria. 

Enquanto o propulsor será desenvolvido no Motorsport Competence Center da Audi em Neuburg, a Sauber desenvolverá e fabricará o veículo de corrida em sua sede, na cidade de Hinwil, na Suíça. A equipe também será responsável pelo planejamento e execução das operações da corrida.

A Audi havia confirmado a entrada na F1 em agosto.

“Estamos muito satisfeitos por termos conquistado um parceiro tão experiente e competente para nosso ambicioso projeto de Fórmula 1. Já conhecemos o Grupo Sauber com suas instalações de última geração e a experiente equipe de colaborações anteriores, e estamos seguros de que, juntos, formaremos um time forte”, afirma Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG 

Por exemplo, a Audi Sport já usou regularmente o túnel de vento de alta tecnologia do Grupo Sauber em Hinwil, a pouco menos de quatro horas de carro, durante a bem-sucedida era de Le Mans e durante o desenvolvimento do carro de turismo Classe 1 para o DTM.

“A Audi é a melhor parceira para o Grupo Sauber. Está claro que ambas as empresas compartilham os mesmos valores e visão. Estamos ansiosos para atingir os nossos objetivos comuns com uma parceria forte e bem-sucedida”, aponta Finn Rausing, presidente da Sauber Holding. 

O desenvolvimento da unidade de potência, que consiste em um motor elétrico, bateria, sistemas de controle e um motor a combustão, já está em pleno andamento nas instalações da Audi Formula Racing GmbH, em Neuburg.