A M, divisão esportiva da BMW, comemora 50 anos de história

Nascida como Motorsport GmbH, logo após a marca adota apenas o M, tornado uma das letras mais poderosas do universo automotivo

Em maio de 1972, Robert A. Lutz, segundo relatos da época, um vendedor excepcional e membro do conselho da BMW, levou dos Estados Unidos o conceito de “Win on Sunday, sell on Monday”, algo como “Vença no domingo e venda na segunda”, o que foi prontamente aceito pela recém criada BMW Motorsport GmbH, que logo se tornaria apenas M, a divisão esportiva da alemã e uma das letras mais poderosas do universo automotivo. 

Presente desde a Fórmula 1 até nos sonhos de consumo dos apaixonados pela marca, os modelos M tornam ainda mais evidente o “Puro Prazer de Dirigir” e continuam se aprimorando, apesar dos 50 anos de idade, completados neste mês. 

A marca ainda aproveita a data para informar que o i4, o primeiro 100% elétrico com o desenvolvimento M, chegará ao Brasil no segundo semestre para continuar fazendo história dentro da divisão esportiva e da própria montadora.

O primeiro modelo concebido pela M, o M1, foi apresentado ao mundo em 1978. Seu design, assinado por Giorgio Giugiaro, impressionava pelas formas aerodinâmicas e esportivas. Primeiro BMW equipado com motor central, o M1 foi tão marcante que ganhou até mesmo uma categoria de automobilismo, chamada de M1 Procar. 

As provas eram disputadas antes das corridas de Fórmula 1 e o campeão, em 1979, foi ninguém menos que Niki Lauda. Este desenvolvimento foi levado adiante em versões mais potentes dos BMW Série 5 de produção.

Em 1980, a BMW focou na Fórmula 1. Com um time de engenheiros eficientemente liderados por Paul Rosche e com Nelson Piquet ao volante, a equipe Brabham BMW conquistou o título em 1983. O trabalho gerou um motor que, apesar de ser apenas 1.5 litros, entregava acima de 600 cavalos. 

Com o farto know-how após anos na Fórmula 1, a M aplicou seus esforços em construir esportivos para as ruas. O primeiro deles, baseado no Série 3, chegou em 1986 e virou uma lenda, desejada até os dias atuais, o M3, e se tornou o touring de maior sucesso de todos os tempos, com o italiano Roberto Ravaglia pilotando o modelo campeão do World Touring Car em 1987.

Segundo a BMW, a M segue se reinventando, sempre buscando proporcionar a melhor experiência possível ao volante. Isto é visto no mais recente modelo desenvolvido pela divisão, o i4 M50i, a versão mais potente do elétrico, com 544 cavalos, incríveis 81kgfm de torque (com a função Sport Boost ativada), e aceleração de zero a 100km/h em apenas 3,9 segundos.