Cláudio Humberto
Coluna CH/30 de agosto

Vacinação: Brasil passa União Europeia e mira agora o Reino Unido

acessibilidade:
Vacinação contra Covid-19. Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde

O Brasil se aproxima da marca de 65% da população vacinada contra a covid-19, com ao menos uma dose, e ultrapassou a média dos 27 países que compõem a União Europeia. Após superar EUA e o bloco europeu, o objetivo é alcançar países que apresentam bom desempenho de vacinação isoladamente, como o Reino Unido, o primeiro país a vacinar contra o coronavírus, em dezembro. A plataforma Our World in Data informa que no Reino Unido 70,2% receberam ao menos uma dose.

Exemplo brasileiro

Desde 6 de agosto, o Brasil aplica mais doses por habitante que toda a União Europeia. Desde o dia 18, são mais doses em números absolutos.

Conta de somar

Brasil tem, segundo o Vacinabrasil.org, cerca de 129 milhões de pessoas com primeira dose e 4,7 milhões com dose única: total de 133,7 milhões.

Totalmente imunizados

O Brasil chegou também à marca de 60 milhões de brasileiros totalmente imunizados. É mais que Reino Unido ou Alemanha, mas 28,5% do Brasil.

Referências sul-americanas

A América do Sul inteira tem pouco mais de 53% da população vacinada, bem abaixo do percentual brasileiro, do chileno (75%) e uruguaio (76%).

‘Epidemia Dilma’ afetou o emprego mais que a covid

Durante os cinco anos e cinco meses em que a ex-presidente Dilma Rousseff permaneceu no Planalto, foram criados 2,557 milhões de empregos formais, e nem sequer havia preocupação com o coronavírus, distanciamento social, e a crise subsequente. Em dois anos e 7 meses, o governo atual criou 2,635 milhões vagas de carteira assinada, apesar de um ano e meio enfrentando a covid-19 e com distanciamento obrigatório.

Iludiu muita gente

Dilma começou bem. Foram 1,944 milhão de empregos em 2011, segundo melhor ano da série histórica, mas jogou todos fora em 2015.

Do céu ao inferno

No último ano completo de governo, Dilma registrou o pior resultado da série história ao deixar na rua da amargura 1,542 milhão de pessoas.

Apesar da pandemia

O ano de 2021 já soma 1,848 milhão de empregos formais e deve passar 2011. Para ser o melhor da série, precisa alcançar 2,54 milhões de 2010.

Poder sem Pudor

Fraque e cartola

Após a derrota nas presidenciais de 1989, Lula passou por Londres, onde o embaixador do Brasil, Paulo Tarso Flecha de Lima, anfitrião perfeito, acompanhou-o em passeios, jantares etc. Na despedida, o embaixador foi ao hotel dele. Lula brincou com o fraque e a cartola do diplomata: “Tá pensando que fui eleito presidente do Brasil?” Paulo Tarso explicou o traje: “Eu estou a caminho de um jantar a convite da rainha Elisabeth.”

O que falta?

O Brasil tem hoje capacidade de gerar, com placas solares, o equivalente a 70% da geração de energia em Itaipu. Os investimentos dos últimos anos evitaram emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2.

O que importa

Estão na pauta da semana na Câmara as mudanças no Código Eleitoral que “consolidam” a legislação e resoluções do TSE. Em seus 900 artigos estão a volta das coligações e das executivas para sempre provisórias.

O que é melhor?

No Brasil, o TSE proibiu redes sociais de remunerar alguns canais pró-Bolsonaro alegando “indícios de fake news ou [notícias] apresentadas de forma parcial”. Nos EUA, a justiça não precisa nem pedir.

Retorno

Ao ser notado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ex-deputado federal Mauro Pereira (MDB-RS), que tem fama de articulador político hábil, recebeu pedido para retornar ao parlamento em 2022.

Mico argentino

O presidente argentino Alberto Fernandez ofereceu pagar metade do seu salário de R$16,8 mil por quatro meses como multa por participar de uma festa clandestina durante a pandemia. Total: R$33,6 mil, fora o mico.

Tóquio 2020

Com a presença do presidente Bolsonaro, o Ministério da Defesa homenageará nesta quarta-feira (1º) os militares atletas que disputaram as Olimpíadas deste ano. Cinco dos oito medalhistas militares brasileiros serão agraciados com a Medalha Mérito Desportivo Militar.

Em 1945

Há 76 anos, chegava ao fim a Revolução de Agosto, com a abdicação do imperador Bao Dai e a declaração de independência do Vietnã alguns dias depois por Ho Chi Minh, genuíno marxista-leninista.

Brasil exemplo

O número de casos de covid é outra prova que o brasileiro não tem medo de vacina: há duas semanas o Reino Unido tem mais casos que o Brasil; 217,4 mil contra 209 mil. E na última semana 237,7 mil lá, 175,8 mil aqui.

Pensando bem...

...há exatos cinco anos a manifestação do dia era “Fora, Temer”.

Vídeos Relacionados