Cláudio Humberto
Coluna CH / 01 de dezembro

Sedento por cargos, PT busca mulher para AGU

acessibilidade:
Facções mais à esquerda do PT estão em pé de guerra para emplacar uma mulher na eventual vaga aberta por Bessias na AGU. (Foto: EBC)

As discussões dentro do PT avançaram para além do substituto de Flávio Dino no Ministério da Justiça e já alcançam também eventual nome para a Advocacia-Geral da União. Lideranças petistas consideram o partido “herdeiro natural” da pasta, já que não conseguiu emplacar um petista no Supremo Tribunal Federal e nem vetar Paulo Gonet na Procuradoria-Geral da República. O partido deve arriscar ao menos dois candidatos para o MJ: o preterido Jorge Messias, o “Bessias”, e Wadih Damous.

Pelas beiradas

Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor, já integra a estrutura do MJ. Petista histórico e ex-presidente da OAB, se mexe pelo posto.

Vaga de Bessias

Facções mais à esquerda do PT estão em pé de guerra para emplacar uma mulher na eventual vaga aberta por Bessias na AGU.

Sinais na comitiva

Petistas monitoram Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, aposentados do STF e simpáticos ao PT. Lewandowski está com Lula na COP-28.

Plantou, morreu

Ninguém no PT levou a sério a plantação de Simone Tebet no lugar de Dino: Lula jamais deixaria a Polícia Federal sob comando da emedebista.

Dois 81 senadores, apenas seis não forçaram o pagador de impostos a bancar gastos com passagens para flanarem por aí. (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado).

Senado é uma mãe: só rejeitou um projeto em 2023

Levantamento do próprio Senado demonstra como de fato funciona a Casa Alta do Congresso: entre as 736 matérias (projetos de lei, PECs, batismos, criações de datas etc.) apreciadas em todo 2023, apenas uma foi derrubada no voto no Plenário e outras sete matérias foram rejeitadas nas comissões. Já os temas “prejudicados”, retirados de pauta ou, no caso de Medidas Provisórias, que perderam a eficácia, são 399 (54%).

Bola fora

A única lei rejeitada pelo plenário do Senado tratava da criação de delegacias especializadas no atendimento à mulher.

Autoria revela

Foram 329, até agora, as matérias aprovadas, a maioria (148) propostas pelos próprios parlamentares e 139 de autoria de deputados federais.

Indicativo

A Presidência da República é o terceiro que mais emplacou aprovações no Senado: 36 propostas assinadas por Lula passaram na Casa.

Poder sem Pudor

Clodovil de avental

O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP), campeão nas urnas e na alta costura, certa vez exibiu seus talentos de cozinheiro no programa da deputada Íris Araújo (PMDB-GO), em uma TV de Goiás. O programa foi gravado no Mercado Municipal, na época delicioso recanto gastronômico de Brasília. Um jornalista perguntou o que ele cozinharia. Clodovil olhou para um lado e para outro, e segredou, para depois explodir numa gargalhada: “Jiló...”

Cadastro do abuso

A juíza do trabalho catarinense abusiva, que exigiu aos gritos ser chamada de “excelência”, irá inaugurar o cadastro nacional criado na OAB-RS de magistrados que desrespeitam prerrogativas dos advogados. A dúvida é se o cadastro incluirá ministro que cassa sustentação oral.

Coisa de país rico

O luxuoso Ritz-Carlton, em Riad, que hospedou Lula, é exclusividade para ricaços. O bilionário Donald Trump se hospedou por lá na primeira viagem à Arábia Saudita como presidente dos Estados Unidos.

Maior papelão

Velho de recados de Lula a Maduro e vice-versa, Celso Amorim foi a Caracas conversar com o sanguinário ditador sobre a ameaça de invadir a Guiana para roubar suas ricas reservas petrolíferas. Ninguém sabe o teor da conversa e nem o papel – ou papelão – reservado ao Brasil.

Mostrando a cara

Está em gestação no Senado uma proposta que altera a votação para escolha de autoridades. Pelo projeto de Jorge Seif (PL-SC), os votos dos senadores, que aprovam ou não o indicado, deixam de ser secretos.

Frase do dia

“A monstruosidade do desgoverno continua a todo vapor”

Deputado Messias Donato (Rep-ES) sobre plano de taxar compras internacionais

Ensaboada

Eleita com discurso de oposição, a senadora Soraya Thronicke (Pode-MS) saiu pela tangente quando cobrada a rejeitar a indicação de Flávio Dino ao STF. Destacou artigo da Constituição sobre “voto secreto”.

Puro lacrarol

Comissão do Senado aprovou projeto petista condicionando a CNH a uma prova de redação “sobre a igualdade entre homens e mulheres no trânsito”. É o triunfo do “lacrarol”, mistura de lacração com besteirol.

Piso fluminense

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras do Rio de Janeiro vão receber o Piso Nacional da Enfermagem. O anúncio foi feito pelo próprio governador Cláudio Castro (PL).

Cidadão honorário

O ex-presidente Jair Bolsonaro é o mais novo Cidadão Honorário do Paraná. A honraria foi aprovada pelos deputados estaduais em expressiva vitória, o placar final foi de 29 a 8.

Pensando bem...

...nada une parlamentares como o desrespeito ao Parlamento.

Reportar Erro