Cláudio Humberto
Coluna CH / 09 de fevereiro

Boquinha põe neto de Lula de 19 anos na elite dos servidores de Sergipe

acessibilidade:
Aos 19 anos, neto de Lula arrumou boquinha de dar inveja aos servidores do Governo de Sergipe

O neto de Lula João Gabriel, de 19 anos, emplacou uma boquinha no governo de Sergipe de dar inveja não só a milhões de jovens que, na mesma idade, buscam o primeiro emprego, mas também aos próprios colegas da Secretaria Estadual de Educação e Cultura: R$6.692,84 já no primeiro contracheque, mais que a metade dos 11,6 mil servidores da educação pública sergipana. O prodígio integra o governo de Fábio Mitidieri (PSD) e trabalha para o secretário José Macedo Sobral, do PDT.

Cofrinho cheio

Três gratificações engordaram o pagamento de João Gabriel no mês passado. Somados, os benefícios se aproximam dos R$6,2 mil.

Erro cadastral

O governo sergipano diz que houve “inconsistência” e “equívoco” no cadastro do jovem, e parcela do 13º foi paga antecipadamente.

Aprovado

A Seduc garante que o neto de Lula cumpre o expediente de 40h “com disciplina e empenho”. O jovem ocupa a vaga função de "assistente de projetos culturais".

Prestígio alto

O PDT integra a base de Lula e conta até com ministério na Esplanada. O PSD é o partido de Rodrigo Pacheco, presidente reeleito do Senado.

Van Hattem defende que há uma interferência do estado em um setor complexo da economia. (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Planalto vê interesse eleitoral de França em porto

A percepção no Planalto sobre a resistência de Márcio França (Portos e Aeroportos), do PSB, à privatização do Porto de Santos (SP), é que o ministro teme perder boa fatia de seu eleitorado. A modernização do porto, e consequente geração de empregos e melhora na infraestrutura, devem render ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), importante espólio eleitoral justamente na base eleitoral de França.

Porto inseguro

França deu inúmeras declarações contra a privatização. Questionado pela coluna, o ministério reforçou que o ministro mantém o que já disse.

Núcleo eleitoral

As regiões que mais devem se beneficiar com a modernização do Porto de Santos são Guarujá e São Vicente, berço político do ministro.

Sinal verde

Habilidoso, Tarcísio conta com apoios na Esplanada, como Rui Costa (Casa Civil). De Lula, ouviu que não há “dogmas” quanto a privatização.

Poder sem Pudor

Devo, não nego

Candidato ao Senado em 1998, depois de governar o Amazonas três vezes, Gilberto Mestrinho foi procurado por uma professora: “Entrei para o Estado por suas mãos, depois o senhor pagou a passagem para meu marido se operar em São Paulo, deu uma bolsa ao meu filho...”. Mestrinho começou a desconfiar da rebordosa. A mulher continuou: “...agora estou precisando de mais um favor: estou sem dinheiro”. “Não tenho”, cortou o candidato. “Dê um jeito, governador. Eu sei que lhe devo muito...”. “Eu ajudo sempre que posso. Você mesma me disse que me deve muito...”. “É verdade – arrematou a mulher – e quero lhe dever muito mais!”

Vai sair

A equipe do governador Tarcísio de Freitas (Rep-SP) informou à coluna que, no caso de negativa do Palácio do Planalto na privatização do porto de Santos, será estudado “melhor modelo para tirar o projeto do papel”.

Andou rápido

Já são quase 100 deputados federais que apoiam a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar abusos de autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Súbita interrupção

Deputados de oposição tentam criar uma comissão para fiscalizar a transposição do Rio São Francisco. Há denúncias que trechos da obra entregues por Jair Bolsonaro simplesmente pararam de receber água.

Estranho

O empresário Elon Musk avisou aos mais de 128 milhões de seguidores que está sob investigação o bloqueio de sua rede social pelo governo da Turquia, após o terremoto que atingiu o país, esta semana.

Frase do dia

“Da última vez, Lula levou até os pavões”

Alberto Fraga (PL-DF) justifica pedido de contagem de emas do Palácio do Alvorada

Só jogo de cena

O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), revelou que o Planalto não deve apresentar nada no Congresso para destituir Roberto Campos Neto como presidente do Banco Central.

Estratégia explosiva

No BC, a avaliação é que a posição raivosa de Lula é “seguro” para quando a política econômica naufragar. Ele sequer andou com a reforma tributária e a âncora fiscal, e agora quer culpar o Banco Central.

Sem apoio

É tida como muito remota a chance do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ajudar o Planalto a diminuir a autonomia do Banco Central, através de projeto de lei. Lira é tido como o “pai” do dispositivo.

Últimos suspiros

Após o governo petista se opor a saques no FGTS e defender o retorno da contribuição obrigatória para sindicatos, o presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, se impressionou com “o quanto o governo do PT é contra qualquer suspiro de liberdade para os trabalhadores”.

Pensando bem...

...Dilma presidente de banco, só na cochinChina.

Reportar Erro