Cláudio Humberto
Coluna CH / 6 de julho

Ministro deve assumir embaixada e abre briga por sua vaga no TCU

O ministro do Tribunal de Contas da União Raimundo Carreiro faz planos de ir para Lisboa e senadores já disputam indicação

acessibilidade:
Ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU). Foto: Dênio Simões

O ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro já faz planos: ele deve antecipar sua aposentadoria para assumir a embaixada do Brasil em Lisboa, por escolha do presidente Jair Bolsonaro, em lugar do elogiado diplomata Carlos Alberto Simas Magalhães, que atualmente se dedica à recuperação da saúde. Carreiro era servidor de carreira no Senado e cavou sua indicação para ministro. A indicação do seu substituto no TCU será dos senadores.

Vaga do PSD

O senador Antonio Anastasia (MG) quer a vaga de Carreiro no TCU. Ele tem apoio de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, também do PSD.

Senadora no ‘céu’

Um grupo de senadores de oposição lançaram Kátia Abreu (PSD-TO) à vaga vitalícia no TCU, que muitos chamam de “céu na Terra”.

Um aliado no TCU

Carreiro é no TCU aliado de Bolsonaro, que torce por alguém do mesmo perfil em seu lugar. Mas só pode torcer mesmo: o Senado é que escolhe.

Vaga impreenchível

Bolsonaro ainda não mandou a indicação de Carreiro ao Senado porque tem dito que ainda não pode abrir mão da sua presença no TCU.

Vacina da Oxford AstraZeneca. Foto: Felipe Brasil/Agência Alagoas/Arquivo

AstraZeneca agora é a vacina mais aplicada no País

Esta semana o imunizante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o laboratório AstraZeneca e a universidade de Oxford, passou a ser a vacina contra a Covid-19 mais aplicada no País. Das mais de 106 milhões de doses administradas pelos profissionais de Saúde até esta segunda (5), 46,6% são AZ. Antes, a vacina Butantan/Coronavac era a “número 1” do Brasil, mas agora responde por 44,1% das doses.

Pfizer

A vacina do laboratório americano Pfizer e do alemão BioNTech representa 8,3% do total de doses aplicadas no Brasil.

Só uma dose

O imunizante do laboratório Janssen (Johnson&Johnson), que requer apenas uma dose para a imunização, representa 1% do total.

37% da população

A ferramenta independente vacinabrasil.org registrava ontem mais de 106,3 milhões de doses aplicadas em 78,6 milhões de brasileiros.

Poder sem Pudor

Hamlet brasileiro

O médico Maurício Lacerda Filho visitou o irmão Carlos Lacerda no cárcere, em 1968, depois do AI-5, tentando convencê-lo a desistir da greve de fome: “Não estou aqui para falar como médico, nem mesmo como irmão. Vim trazer uma palavra de lucidez. Esta greve de fome é uma loucura!” Lacerda só desistiu do jejum ao ouvir um argumento poderoso: “Acabe com esta besteira. Você está querendo bancar o Hamlet na terra de Dercy Gonçalves?”

Fim dos penduricalhos

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) tem recuperado propostas engavetadas pelo antecessor. Como o projeto, a ser votado antes do recesso, que impõe respeito ao teto salarial no setor público. Aprovado em 2018 no Senado, Rodrigo Maia o trancou e jogou a chave fora.

Auxílio na hora certa

A prorrogação da ajuda aos mais pobres, até outubro, deve produzir efeitos positivos nos indicadores de aprovação do governo, que, a rigor, é quem mais precisava desse auxílio emergencial.

Tire a mão do meu bolso

Procurada para comentar curso da UFSC que ensina “enfrentamento ao agronegócio”, a deputada Caroline De Toni diz que já pediu ao Ministério da Educação para explicar o uso do dinheiro do pagador de impostos para combater o agro, responsável por 70% da economia catarinense.

Desvirtuamento

A tentativa de levar o caso de “rachadinha” à CPI da Pandemia reforça a argumentação dos que são contrários à sua prorrogação. Alegam que os a comissão se perdeu.

Frase do dia

Nítida orquestração política

Senador Marcos Rogério (DEM-RO) sobre a oposição antecipar a disputa eleitoral

Etanol sufocado

Levantamento exclusivo ValeCard revela que abastecer o carro com etanol só vale a pena no Mato Grosso. É o único Estado onde o litro do derivado da cana custa 70%, ou menos, que o litro da gasolina.

Boa notícia

Já são mais de 17 milhões de brasileiros que contraíram a Covid-19 e se curaram, desde o início da pandemia, 97% dos casos encerrados no País. As mais de 525 mil mortes representam 3% dos casos.

SP à frente

O Estado de São Paulo já aplicou mais doses que toda a região Nordeste: até ontem (5) 24,3 milhões de doses foram administradas nos paulistas e 23,7 milhões em todos os nove estados da região.

Lá vem gritaria

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realiza nesta terça-feira (6) a sabatina dos indicados para os cargos de diretoria e presidência da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Pensando bem...

...atacar tucano na rua deveria ser crime, punido pelo Ibama, contra uma raça em extinção.

Reportar Erro