Cláudio Humberto
Coluna CH / 24 de agosto

Governadores otimistas no diálogo com Bolsonaro e chefes de Poder

O presidente não ofereceu qualquer resistência ao encontro proposto, muito embora ainda não o tenha confirmado

acessibilidade:
Governadores de 23 estados reunidos em Brasília. Foto: Governo do Piaui
Governadores de 23 estados reunidos em Brasília. Foto: Governo do Piaui

Os líderes do Fórum de Governadores, como Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, estão otimistas quanto à reunião que solicitaram ao presidente Jair Bolsonaro para discutir vários temas, como a crise institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao menos o presidente não ofereceu qualquer resistência ao encontro, muito embora não o tenha confirmado. O problema é definir os governadores que estariam presentes, cinco ou seis, sem o risco de a reunião acabar mal.

Tirando o pé

Reunidos em Brasília, governadores tiveram a sensatez de não aprovar qualquer nota destinada a hostilizar ou isolar politicamente o presidente.

Sem hostilidades

Durante o encontro, não prevaleceu o discurso comum a governadores de oposição com acusações contra o presidente.

Discurso é deles

Governadores do PT sabem: “fechar” ou “extinguir” o STF era pregação do partido, em 2016. Sem qualquer acusação de “ato antidemocrático”.

Recordar é viver

O ex-presidente do PT Rui Falcão e o ex-deputado Wadih Damus (RJ), ex-presidente da OAB, atacaram e até pediram o fechamento do STF.

Governadores de 23 estados reunidos em Brasília. Foto: Governo do Piaui
O governador de São Paulo, Joao Doria, com o coordenador da sua campanha, Rodrigo Maia - Foto: divulgação.

3ª via erra atacando Bolsonaro, diz cientista político

É um erro primário e fatal da “terceira via” fazer do presidente Jair Bolsonaro alvo de ataque, poupando e favorecendo o crescimento de Lula. Esta é a avaliação do cientista político Paulo Kramer, para quem o crescimento do petista alertará os eleitores arrependidos de Bolsonaro e ajudará sua reeleição, como única maneira de impedir a volta de Lula ao poder. Ele acha que políticos da terceira via podem tirar “notas melhores” que Bolsonaro, mas no teste de anti-lulopetismo não tem para ninguém.

Sem opção

De acordo com Kramer, “a grande parcela do eleitorado que repudia o lulopetismo acabará sem alternativa, além de reeleger o presidente”.

Fator gregário

Bolsonaristas arrependidos, que odeiam Lula, poderão “tampar narizes, engolir em seco e reeleger o presidente” para impedir a volta do petista.

Deixa como está

Ele ironiza a 3ª via, que deve se arrepender de “brincar de carbonários sem risco, de Marcito sem AI-5 e de guerrilheiros sem DOI-Codi”.

Poder sem Pudor

Perdido em dia de mudança

Ex-vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman foi empossado ministro dos Transportes de Itamar Franco, no Planalto, mas não tinha carro oficial que o levasse ao ministério. Virou para o ministro da Marinha, Ivan Serpa: “O sr. daria transporte para o ministro dos Transportes que está sem carro?” Já no carro, lembrou de outro pequeno detalhe: “Por gentileza, o sr. sabe onde fica o Ministério dos Transportes?” Foi salvo pelo motorista, que conhecia o caminho.

Caminhos da política

Há a impressão, em Brasília, de que o pedido de impeachment assinado por Bolsonaro foi decisivo no arquivamento da acusação sem pé e nem cabeça de senadores de oposição contra o procurador-geral Augusto Aras. A avaliação é de que, sem o tal impeachment, Aras estaria no sal.

Senador Efraim

O deputado Efraim Filho (DEM-PB), um dos mais atuantes na Câmara, fez ontem o lançamento formal de sua candidatura ao Senado, em 2022, com apoio expressivo, inclusive do senador Veneziano do Rêgo.

É livre a expressão

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) critica abusos do STF contra a liberdade de expressão, que a Constituição garante aos brasileiros. Parlamentares, então, “não podem sofrer retaliação por suas opiniões”, diz, referindo-se àqueles que até têm sido presos por “crime” de opinião.

Fundamental

O grupo de trabalho da Câmara que analisa o novo Código de Processo Penal se reúne nesta terça (24) para analisar emendas apresentadas pelos deputados. O código de processo penal em vigor é de 1941.

Frase do dia

Está claro que ele cometeu um crime

Ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) acusando Omar Aziz de vazar dados sigilosos da CPI da Pandemia

Ótimas notícias

O Brasil tem motivos para comemorar: além de já haver disponibilizado um total suficiente para aplicar uma vacina por habitante, mais de 78% de toda a população adulta já recebeu ao recebido ao menos uma dose.

Desafio enfrentado

Entre as 30 maiores economias do mundo, o Brasil é o 9º país que proporcionalmente mais vacinou a sua população: foram mais de 83 doses a cada 100 habitantes, segundo a ferramenta Our World in Data.

Boa notícia

A embaixada da Espanha anunciou que a partir desta terça-feira (24) o país europeu elimina a obrigação de quarentena para viajantes oriundos do Brasil. Todas as pessoas vacinadas têm entrada permitida.

Processo na Casa

O Conselho de Ética da Câmara discute nesta terça (24) representações contra o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), e contra Luis Miranda (DEM-DF), enrolado em confusas denúncias na compra de vacinas.

Pensando bem...

...a campanha eleitoral não começou, ela nunca acabou.

Reportar Erro