Cláudio Humberto
Coluna CH/7 de maio

Esperteza obriga posse de vice em viagem do titular

acessibilidade:
Segundo presidente Jair Bolsonaro, empresários brasileiros estão interessados em investir no país vizinho. Foto: Alan Santos

Adotada desde o Império, mas ainda em vigor graças à esperteza dos políticos, uma regra constitucional ordena posse do vice ou do substituto imediato quando o titular se afasta do Estado, no caso de prefeito e governador, ou viaja ao exterior, quando presidente. Aconteceu de novo: com a visita de Bolsonaro à Guiana, tanto o vice quanto o presidente da Câmara, substitutos naturais, gastaram quantias nunca reveladas de dinheiro público para saírem do País, driblando a obrigação de assumir.

Antes, tudo bem

Vices assumiam na primeira República, por exemplo, para o País não ficar à deriva enquanto governantes levavam meses viajando ao exterior.

Virou malandragem

Desde o DDI, a regra caducou, mas se mantém para governante fazer política e agradar o vice, e até favorecer sua aposentadoria como titular.

Dois presidentes?

O Brasil é o único país relevante a adotar essa prática, que custa caro e deveria anular atos, no exterior, de presidentes que não estão no cargo.

E a gente pagando...

Candidato a senador no Sul, Mourão arrumou uma viagem inútil e por nossa conta a Montevidéu, no Uruguai, para não ficar inelegível.

Tanto para Juliano Noman (Anac), à direita, quanto para Eduardo Sanovicz (Abear), obrigar o despacho gratuito de bagagens é o “remédio errado”

Anac e aéreas falam a ‘mesma língua’ no Senado

Na audiência do Senado que discutiu a cobrança de bagagens pelas companhias aéreas, chamou a atenção o uso de frases idênticas tanto pelo presidente da Anac, agência que deveria regular o setor aéreo e proteger o consumidor, e o presidente da Abear, associação das cias, aéreas, cuja única função é representar os interesses das empresas. Tanto para Juliano Noman (Anac), quanto para Eduardo Sanovicz (Abear), obrigar o despacho gratuito de bagagens é o “remédio errado”.

Culpa da Petrobras

O secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, acha que as passagens estão “muito caras”, mas o culpado mesmo é o preço dos combustíveis.

Insistência na mentira

A lorota contada em 2016 era que o fim da franquia baixaria o custo da passagem - o que não ocorreu- e atrairia as low-cost, que nunca vieram.

Caso real

Nos EUA, onde existem empresas realmente low-cost como a Frontier, uma passagem de ida e volta entre Orlando e Boston sai por US$ 87.

Poder sem Pudor

Lógica política mineira

O regime militar dava sinais de fraqueza e a oposição se organizava. Em Minas, Tancredo Neves e Magalhães Pinto se uniram para criar o moderadíssimo Partido Popular. Estavam juntos, mas queriam a mesma coisa: o governo mineiro. Um jornalista interpelou Magalhães: “Tancredo Neves é candidato ao governo de Minas?” “Bom, ele me disse lá em casa que não é não...” respondeu, para depois concluir: “Isso quer dizer que ele é...”.

O problema é óbvio

Na audiência sobre a cobrança por bagagens pelas cias aéreas, Walter Faiad, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), foi claro: “O sujeito continua viajando com mochila nas costas pagando 3 vezes mais caro.”

Desagradável, mas útil

O ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB) pegou covid bem a tempo de faltar ao lançamento oficial da candidatura do ex-corrupto Lula, do PT, que será realizada neste sábado (7). Alckmin será oficializado vice por vídeo.

Engajadas

O ex-corrupto Lula (PT) lidera as pesquisas com 43,6% contra 29% de Jair Bolsonaro entre as mulheres, que são maioria da população e têm abstenção menor que a dos homens. É boa notícia para o PT.

Entre indecisos

Apesar de Simone Tebet (MDB-MS) ter dificuldades de passar de 1% nas pesquisas, seu partido apoia a candidatura a presidente: “tem espaço”, disse o presidente do MDB-MG, deputado Newton Cardoso Jr.

Frase do dia

Acho legítima a preocupação do presidente

Presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, antes de ressaltar que a saúde da empresa é mais importante

Esforçado

Presidente roda-presa do Senado, Rodrigo Pacheco convocou mais um esforço concentrado, para 10 e 12 de maio, com intuito de diminuir o listão de 30 indicações de autoridades, que dormem nas gavetas.

Tendência

A avaliação “péssima” do presidente Bolsonaro caiu de 39,9% para 35,2% (4,7 pontos), entre novembro e maio. E a avaliação “ótima” pulou de 9,3% para 12,5%, diz o Paraná Pesquisa (TSE nº: BR-09280/22).

Desequilíbrio

O deputado José Medeiros (Podemos-MT) denunciou nas redes: “o poder executivo tem tido seus atos regulados, anulados e suspensos por ministros de outro poder. O legislativo tem membros presos, censurados, leis legítimas tornada inconstitucionais. O pior é o algoz se achar vítima”.

História de Brasília

José Sarney contou pela primeira vez que impediu a demolição da Vila Planalto, onde viviam operários da construção de Brasília, para atender a carta de uma criança de 10 anos. A história irá ao ar neste sábado (7), às 21h, na série produzida pelo repórter da CNN Leandro Magalhães.

Pergunta na Constituição

Precisa de votos para mandar na legislação?

Reportar Erro