Cláudio Humberto
Coluna CH/19 de outubro

Casos e mortes caem a níveis do início de 2020

acessibilidade:
Paciente recebe alta médica após se recuperar da covid-19 no Hospital Metropolitano de Maceió. Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas

A vacinação de 73,5% da população, com 105 milhões de imunizados com duas doses ou pela vacina de dose única, é a grande responsável pela queda vertiginosa nos casos de covid no Brasil. Maior consequência disso é que a média diária de novas infecções caiu abaixo de 10 mil pela primeira vez desde 14 de maio de 2020, refletindo-se nas internações e mortes, onde o resultado é ainda melhor. Este domingo foram 130 óbitos, representando o menor número em 24h desde 20 de abril de 2020.

Tendência mantida

Segundo dados do Conass, os números represados no feriadão quase não afetaram a queda na média das mortes e casos, que seguem baixos.

Sucesso absoluto

No geral, o Plano Nacional de Imunização disponibilizou 310 milhões de doses, das quais 262 milhões foram aplicadas nos braços dos brasileiros.

Presente de Natal

A expectativa é que a queda nos casos continue se refletindo nas mortes e brasileiros possam retomar a vida, paralisada há quase dois anos.

Inclui tudo

Coronalovers dirão que o número foi baixo por ser um domingo, mas ignoram que o período inclui domingos, feriados e recessos anteriores.

Os estudantes usaram mais a rede (88,1%) do que aqueles que não estudantes (75,8%). Foto: Caminhos da reportagem TV Brasil

SP reforça alfabetização de alunos... da 7ª série

O ex-ministro Rossieli Soares, secretário de Educação de São Paulo, revelou que teve de autorizar a contratação de professores para dar aulas de reforço de alfabetização para alunos de 6ª e 7ª séries. Isso significa que alunos que estão no equivalente aos 1º e 2º anos do antigo curso ginasial, têm dificuldades para ler e escrever. Antes, o problema era quanto à “intepretação de textos”. Com pandemia, tudo piorou muito.

Sequela

A contratação emergencial de professores de alfabetização tenta reparar um dos danos mais graves causados ao aprendizado, na pandemia.

Longa espera

O Brasil foi um dos países que se mantiveram sem aulas por mais tempo, a pretexto da pandemia: quase 600 dias.

Oportunistas

Apesar dos graves danos sobretudo em alunos pobres de escolas públicas, ainda há sindicalistas pelegos tentando adiar a volta às aulas.

Poder sem Pudor

Mato sem cachorro

Getúlio Vargas depôs Washington Luís, no começo dos anos 1930, e iniciou um processo de mudanças. O ex-presidente se exilou nos Estados Unidos e acompanhava à distância os movimentos do ditador. Certo dia, ele soube que, apesar das promessas de mudança, Getúlio reconduzira Coriolano de Góes ao cargo de Chefe de Polícia, que exercera no governo deposto. Informado, Washington Luís sorriu, afagou seus bigodes e observou: “Este Getúlio está perdido. Caçando com meus cães, vai acabar como eu: num mato sem cachorro.”

Explica aí, Aneel

A Aneel alegou “crise hídrica” para decretar aumentos abusivos na conta de luz. Mas levantamento do Paraná Pesquisa revelou que nos últimos 30 dias, auge da “crise hídrica”, quase 72% dos brasileiros afirmam que não faltou água em suas casas. Só 28% relatam falta d’água ocasional.

Destino da grana

A Câmara dos Deputados vai custar ao pagador de impostos brasileiro R$6,42 bilhões, este ano, de acordo com o Orçamento. Mais de 82% dessa fortuna serve para pagar funcionários e aposentados.

Tucanos se depenam

É cercado de expectativa o debate desta terça nas prévias do PSDB que definirão o candidato a presidente. Um quer voto impresso, outro divulga apoio que não tem e o terceiro promete... estar lá.

Eleição politizada

A campanha na OAB-DF continua aquecida. Pesquiseiros têm procurado advogados para saber se a “ligação” de um candidato a Bolsonaro, a Lula ou ao governador Ibaneis Rocha influencia na escolha de cada um.

Frase do dia

Desisti. Deu vergonha

Senador Jorginho Melo (SC) ao explicar sua ausência na exploração política das vítimas na CPI da Pandemia

Fora burocratas

A fábrica de cerveja em BH foi embargada pelo ICMBio. Moradores criaram o #euqueroaheinekenaqui. Os burocratas não estão nem aí para 2.500 empregos diretos e indiretos e os investimentos de € 500 milhões.

Caça a bolsonarista

O TSE julga se cassa o deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), de meio milhão de votos, por suposta notícia falsa – “crime” não previsto na legislação. Foi um vídeo ao vivo no dia da eleição de 2018, a minutos de acabar a votação, denunciando urnas que não funcionavam.

Teste exigido

EUA reabrem a fronteira para entrada de brasileiros, sem quarentena, em novembro, mas o advogado especialista em imigração Daniel Toledo lembra que o teste negativo 72h antes do embarque continua exigido.

Terceira dose

O governo federal estima que todos os adultos com mais de 60 anos vão receber a dose de reforço (terceira dose) na campanha de vacinação contra a Covid-19, até o final deste ano.

Pensando bem...

...quem sempre aposta na desgraça reclama até de lama criada pela chuva no deserto.

Reportar Erro