Cláudio Humberto
Coluna CH / 15 de dezembro

Canetada de presidente dos Correios deixa funcionários sem 13º salário

acessibilidade:
Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil).

Servidores estão indignados com o confisco de quase todo o 13º salário após o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, reconhecer uma dívida da estatal com o Postalis, fundo de pensão dos funcionários, que ultrapassa os R$7,5 bilhões. O processo corria na Justiça, mas, a assinatura do Contrato de Confissão de Dívida, em fevereiro deste ano, antecipou o pagamento da montanha de dinheiro. O fundo de pensão foi usado em investimentos pelo Banco Mellon, mas só trouxe prejuízo.

Já te vi

O Postalis já teve como defensor o escritório Mollo & Silva, que até 2022 tinha como sócio Fabiano, hoje do outro lado do balcão, nos Correios.

Meteram a mão

A decisão impôs o desconto de 75% a servidores dos Correios, ativos e inativos, participantes do Postalis BD, do Postalis.

Amigo da onça

Documentos recebidos pela coluna mostram que há servidores, pegos de surpresa, que vão ganhar no 13º a merreca de R$90.

Fala, Correios

À coluna, os Correios não falaram sobre o desconto, negaram conflito de interesse e dizem que Fabiano não é sócio Mollo & Silva desde 2022.

Senador Eduardo Braga - Foto: Jefferson .Rudy/Agência Senado.

É oficial: Brasil tem maior imposto ‘único’ do mundo

A confirmação do relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), de que o imposto único será de 28,1%, faz do Brasil o país com a maior taxa do mundo. Para piorar, o “imposto único” não é único: foram aprovados o CBS, estadual, o IBS federal, e o IS, imposto seletivo, o “imposto do pecado”. A “alíquota padrão” de 28,1% põe o Brasil à frente da Hungria (27%), Finlândia (25,5%) Croácia, Dinamarca, Noruega e Suécia, (25%). Na ditadura militar do Chad, por exemplo, são 18%.

Desproporção absoluta

Na ditadura de Maduro na Venezuela, o IVA ou VAT é de 16%. Na China é de 6% a 13%; na Nigéria, com população quase igual ao Brasil, 7,5%.

Comparação europeia

Irlanda, Polônia e Portugal impõem 23% de imposto único aos residentes, o que representa taxa quase 20% menor que a brasileira.

Paraguai exemplar

Paraguai é o único do continente com imposto honesto: 10%. O Uruguai é o maior depois do Brasil, 22%, diz a PwC, maior consultoria do mundo.

Poder sem Pudor

Regime ilícito

Amigo de Getúlio Vargas e assessor de imprensa de João Goulart, o jornalista gaúcho Rivadávia de Sousa foi preso nos tempos de ira do regime militar, em 1968. O obtuso que o interrogava atacou: “O que o senhor sabe sobre enriquecimento ilícito no governo de Jango?” Ele, topetudo e indignado, respondeu na bucha: “⁠Nada. Eu é que quero saber quem é hoje o responsável pelo meu empobrecimento ilícito!”

Dois anos depois

O presidente Lula (PT) prometeu na campanha de 2022 “promover desmatamento zero, com recomposição de áreas degradadas e reflorestamento”. Só lorotas: bateu recordes de queimadas.

Tietagem militante

Advogado-geral da União, Jorge Bessias publicou foto com Fernanda Torres para registrar a presença na pré-estreia do novo filme da atriz. Detalhe: o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, foi o fotógrafo.

O que terá?

“Se um policial federal tem medo de discursos parlamentar, o que dirá então, que terá em relação a bandidos?”, questiona o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), processado após discurso contra agente da PF.

Inclua-me fora dessa

Sidônio Palmeira tem bons motivos para não assumir a Secom de Lula. Primeiro, ganha muito mais dinheiro na iniciativa privada. Segundo, não quer se meter em um covil. Ou tem carta branca, ou nada feito.

Frase do dia

“Todos de esquerda!”

Deputada Carol de Toni (PL-SC) sobre os 85 votos contra castração química de pedófilos

Falta esclarecer

“Por que a pressa em dizer que está tudo bem e que Lula volta ao trabalho na próxima semana? A população merece um esclarecimento maior”, cobrou o deputado Osmar Terra (MDB-RS), que é médico e há dois meses previu que Lula poderia sofrer a lesão após sua queda.

Lembrando Fidel

Lula escolheu uma calça da empresa Adidas para desfilar no vídeo caminhando no hospital e dirimir suspeitas. A marca era a favorita de um velho ídolo do petista, o ditador cubano Fidel Castro.

Até parece

O ex-Secom Fábio Wajngarten cobrou instalação da CPI dos Institutos de Pesquisa. Embasou a cobrança citando suspeito levantamento que aponta o presidente Lula com mais votos hoje do que em 2022.

Esforço sem certeza

O presidente do Senado, Rodrigo, Pacheco, determinou “esforço concentrado” dos parlamentares de terça (17) a quinta-feira (19), mas a pauta da última semana de votações do ano ainda vai ser divulgada.

Pensando bem...

...Pimenta no cargo dos outros não é refresco.

Reportar Erro