Cláudio Humberto
Coluna CH / 7 de julho

Brasil chega a 80 milhões de pessoas vacinadas nesta terça-feira

Quase 38% de toda a população e quase 51% da população vacinável recebeu ao menos uma dose da vacina

acessibilidade:
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Walterson Rosa/MS

O Brasil ultrapassa nesta terça-feira (7) a marca de 80 milhões de pessoas que já receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, o que equivale a quase 38% de toda a população e quase 51% da população vacinável. Apenas três países no planeta aplicaram mais doses que o Brasil: China, Estados Unidos e Índia, que são também os maiores produtores de vacina do mundo. Estão totalmente imunizados mais de 28,1 milhões de brasileiros, 13,4% da população geral.

Imunização acelerada

Já foram aplicadas 1,12 milhão de vacinas Janssen, que requer apenas uma dose para a imunização total. Equivalem a 1% das doses aplicadas.

Estado nº1

O Mato Grosso do Sul é o estado mais avançado na campanha de vacinação: 22,5% estão imunizados e 43,7% receberam uma dose.

Lanterna

O Amapá do vice-presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues (Rede), ainda é lanterninha na vacinação: só 8,5% receberam 2 doses.

Maior do País

O estado de São Paulo já aplicou uma dose em 44,6% da população, cerca de 27,2 milhões de doses foram administradas.

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo - Foto: Reprodução Facebook.

Prefeito do PSDB reina no berço político de Lula

Levantamento do Paraná Pesquisa em São Bernardo (SP) mostra que o prefeito Orlando Morando (PSDB) reina absoluto no município onde mora Lula e se localiza o Sindicato dos Metalúrgicos, que o ex-presidente usou para fundar o PT e catapultar sua carreira política. Apesar de os gestores públicos estarem muito desgastados em razão da pandemia, a atuação de Morando tem a aprovação recorde dos munícipes, que o colocam também na liderança da intenção de votos para o governo de São Paulo.

Avaliação positiva

Indagados sobre a gestão do prefeito de São Bernardo, apenas 20,1% a reprovam, contra o apoio de mais dois terços dos eleitores (74,6%).

Bom para o governo

Para 38,6%, Morando é o candidato favorito governador. É a soma de Alckmin (10,5%), Boulos (9,8%), Haddad (9,5%) e França (9,1%).

Base da amostra

O Paraná Pesquisa entrevistou uma amostra de 705 eleitores em São Bernardo do Campo, entre os dias 1 e 3 de julho.

Poder sem Pudor

Um político generoso

Deputado pelo Rio Grande do Norte, Djalma Marinho era reverenciado pelos colegas, mas, nos anos 80, foi derrotado na disputa para presidir a Câmara. Ele já tinha a idade avançada e a saúde debilitada, por isso os amigos José Sarney e Prisco Viana o visitaram preocupados. “Estamos aqui para pedir você não guardar ressentimentos”, pediu Sarney. “Vocês não me conhecem, se em toda a vida eu não consegui guardar dinheiro, como vou guardar ressentimentos?” respondeu ele, com largo sorriso. Morreria logo depois. Sem ressentimentos.

Tudo por dinheiro

O “mercado” tenta levar vantagem em tudo. Projeta PIB de até 6% em 2021, mas usa fantasias para derrubar bolsa e inflar o dólar. Diverte-se apostando no pior, mesmo improvável, só para ganhar uns trocados.

Escolha que agrada

Confirmado próximo indicado do presidente Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal, o ministro André Mendonça agrada o Senado e o próprio STF. Esse destino tem sido previsto desde o início do governo.

Pano, rápido

Foi até engraçado observar a reação da oposição, na CPI da Pandemia, quando Fernando Bezerra (MDB-PE) reclamou do vazamento ilegal de dados do celular de uma testemunha para o “Fantástico”. Trataram logo encerrar o assunto para não se falar em apuração rigorosa do crime.

Gasolina só aumenta

Estudo realizado pela ValeCard revelou que a gasolina completou, em junho, 13 meses de altas consecutivas. Só no mês passado, o preço do litro do combustível subiu 1,41% nos postos, a R$ 5,915 em média.

Frase do dia

Tenho bem claro o que não quero para o meu país

Deputada estadual Janaina Paschoal, recusando uma certa ‘frente ampla com a esquerda’

Bye, bye, Correios

Ex-líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP) classificou como “ótima notícia” a decisão do governo federal de vender 100% da estatal dos Correios. Informou ainda que a proposta terá seu voto.

Aposta no Brasil

Agências de viagem e companhias aéreas como Aerolineas Argentinas, Flybondi e Gol oferecem passagens ultra-baratas para ir ao Brasil para os três primeiros meses de 2022. E ainda dividem em doze meses.

Live com Júlio e Jair

O jornalista Júlio Ribeiro, da Rádio Guaíba de Porto Alegre, entrevistará o presidente Bolsonaro por duas horas, a partir das 13h10 desta quarta (7), com transmissão pelos canais de Youtube e Facebook da emissora.

Nem um centavo

O senador Carlos Viana (PSD-MG) espera que a Justiça “não reduza um centavo” das indenizações que a Vale deve pagar às famílias de trabalhadores mortos em Brumadinho. Cada uma receberá R$1 milhão.

Pensando bem...

...CPI investigar “rachadinhas” faz parecer que a pandemia já não é tão grave assim.

Reportar Erro