Cláudio Humberto
Coluna CH/4 de novembro

Acordo na COP26 sinaliza ‘rendição’ de Bolsonaro

acessibilidade:

A assinatura pelo Brasil do ‘Acordo Florestal’ (Forest Deal) vem sendo apontada como “rendição” do governo Jair Bolsonaro às teses de setores que sempre combateu, incluindo ONGs que fazem pregação contra o Brasil no exterior. Apesar dos “avanços”, os negociadores brasileiros concordaram com temas que podem ser usados contra o País, como o item que permite apreensão de gado e proibição de sua venda, além de abrir espaço para a retomada das demarcações de terras indígenas.

Descarte oficial

Na COP26, a diplomacia brasileira assumiu as negociações, ignorando quase tudo o que o Ministério do Meio Ambiente de Bolsonaro defendia.

Marco temporal

A Constituição brasileira estabelece a data de sua promulgação, em 1988, como um “marco temporal” das terras indígenas.

ONGs no comando

O acordo diz que índios são “guardiões da floresta”, e não é só retórica: devolve poder às ONGs, até estrangeiras, que controlam alguns índios.

Esqueça o que eu disse

Aderindo ao Forest Deal, o Brasil também desiste de regulamentar a mineração e de fazer a regularização fundiária na Amazônia.

João Henrique Caldas, o JHC, prefeito de Maceió - Foto: Edvan Ferreira.

Prefeito de Maceió, JHC tem aprovação de 77,1%

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), é aprovado por 77,1% dos habitantes da capital alagoana, segundo revelou levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa para esta coluna e para o site Diário do Poder na capital do estado. JHC tem rejeição de apenas 18,7%. Em comparação, a administração estadual de Renan Filho (MDB) é aprovada por 61% e reprovada por outros 33,9%, diz o instituto.

Avaliação nacional

O Paraná Pesquisa também pediu que os maceioenses avaliassem o governo federal: 40,1% aprovam e 54,1% desaprovam a administração.

Ação e reconhecimento

O reconhecimento de ações promovidas pela prefeitura de Maceió nos bairros e na cidade chegou a 46% dos cidadãos, diz a pesquisa.

Dados da pesquisa

O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 802 moradores do município de Maceió, entre 29 de outubro e 2 de novembro.

Poder sem Pudor

Questão sagrada

Apertada com doenças na família e dívidas de campanha, em fevereiro de 1990 já fazia um ano e meio que a então vereadora petista Irede Cardoso não pagava o “dízimo” cobrado pelo PT. Sem conseguir parcelar o débito, Irede propôs entregar uma máquina de escrever como pagamento. A oferta foi prontamente recusada pelo tesoureiro do PT paulistano, Sílvio Pereira: “A questão financeira é sagrada no PT. É um dos nossos poucos dogmas”. Quinze anos depois, Sílvio ‘Land Rover’ Pereira seria protagonista de um escândalo de corrupção no governo Lula, que o afastou da direção do PT.

SOS polícia!

Os voos comerciais não resistiriam à mais displicente fiscalização, no Brasil. O voo 3188 da Latam, ontem, de Brasília para São Paulo, foi um atentado à saúde pública. Em nenhum momento temperaturas são aferidas, não há álcool-gel, nem distanciamento. Uma calamidade.

Médio no Senado

Mesmo após a união com o PSL, o DEM, ex-partido dos Rodrigos Maia e Pacheco, terá apenas sete senadores. Terá bancada maior que PT e PSDB (ambos com seis), mas é quase metade de MDB (15) e PSD (13).

União de poucos

O Podemos, que já pediu Davi Alcolumbre fora da presidência da CCJ da Casa, tem nove senadores e o PP do Senado, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), empata com o União Brasil (PSL+DEM): sete.

30 anos depois

Os 11 pré-candidatos a presidente da República para 2022 pode fazer parecer que o número de candidatos no ano que vem pode ser recorde, mas antes da eleição de ‘89 eram 22 candidatos ao maior cargo do País.

Frase do dia

1,2 trilhão de dólares para movimentar todos os setores da economia

Ministro Fábio Faria sobre a expectativa do leilão da tecnologia 5G desta semana

Sob controle

O Brasil apareceu em 101º lugar no ranking Worldometer de países com mais casos de covid por habitante registrados nos últimos sete dias. No ranking de mortes, somos o 63º, com nove óbitos por milhão de pessoas.

Brasil é exemplo

Rússia e EUA são os únicos países com média de mais de mil mortes por covid, por dia, na última semana. Segundo o Worldometer, a Rússia teve 8.096 e EUA 7.627. No Brasil foram 1.825 no mesmo período.

Mundo real

A criação de empresas mostra otimismo entre empreendedores para o futuro próximo. Segundo o Ministério da Economia, foram 1,4 milhão de empresas abertas de abril a agosto, alta de 26,5% em relação a 2020.

Último recurso

De olho na votação da PEC dos precatórios, o presidente da Câmara, Arthur Lira, liberou deputados “em missão” para votar remotamente. A mudança foi publicada quando havia apenas 406 deputados com presença registrada, quórum considerado baixo para votação de PEC.

Pergunta nas manchetes

Como é possível a pandemia estar melhorando em todos os estados brasileiros, mas não no Brasil?

Reportar Erro