Rio Negro atinge menor nível da história; 13,59 metros

Há possibilidade do recorde negativo ser batido de novo este ano; nos últimos 50 anos, o rio só ficou abaixo dos 15 metros quatro vezes

O Rio Negro atingiu nesta segunda-feira (16), o nível mais baixo de toda a história. De acordo com os dados do Porto de Manaus, o rio, que é o sétimo maior do mundo em volume de água, estava com uma vazante de apenas 13,59 metros.

Este é o menor registro desde 1902, quando as medições começaram a ser realizadas.

Nos últimos 50 anos, o rio só ficou abaixo dos 15 metros quatro vezes: 1997, 2005, 2010 e 2023. Ainda há a possibilidade de que o recorde de menor nível seja batido novamente este ano.

O relatório do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) indica que a situação pode levar mais tempo para se amenizar. A previsão é de que o nível do Rio Negro atinja seu mínimo na segunda quinzena de outubro.

Em municípios do interior amazonense, onde o nível do rio já é naturalmente mais baixo, as mínimas mais expressivas devem ocorrer somente em fevereiro de 2024.

A estiagem no Amazonas está a caminho de ser a maior já registrada no estado. A seca já afetou 60 dos 62 municípios, prejudicando a população, fauna e flora local.

Segundo o governador Wilson Lima (União-AM), cerca de 500 mil pessoas podem ficar sem acesso à água e comida. Além disso, 690 mil km² de vegetação estão comprometidos por conta da seca.