‘Não há justificativas para impeachment de Moraes’, diz Gilmar Mendes
O magistrado afirma que a decisão de Moraes que deixou a rede social X bloqueada no Brasil por quase 50 dias, estava 'correta'
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (14) que não há nenhuma justificativa para que o colega de Corte, ministro Alexandre de Moraes, seja impichado.
“Eu não vejo perigo, não há nenhuma falta cometida pelo ministro Alexandre ou qualquer outro ministro que justifique um impeachment ou se que a abertura de um processo de impeachment no Senado”, afirmou o magistrado em entrevista a CNN.
Bloqueio do X
Gilmar afirmou ainda que a decisão de Moraes que determinou o bloqueio da rede social X, antigo Twitter, no Brasil, “estava correta”.
O X passou quase 50 dias bloqueados por decisão do magistrado, que determinou na última terça-feira (8), o desbloqueio da rede social.
Para que o X voltasse a funcionar no País, Moraes exigiu que a plataforma apresentasse um representante legal no Brasil e que pagasse as multas aplicadas, em cerca de R$28,8 milhões.
“Obstrução total”
Em pronunciamento no plenário do Senado, o senador Cleitinho (Rep-MG) anunciou ter obtido 36 assinaturas para o requerimento de pedido de impeachment.
O parlamentar afirma que, com mais cinco assinaturas de senadoras, o grupo alcançará a maioria necessária para protocolar o pedido.
“Vocês podem ter certeza que aqui no plenário do Senado a gente vai obstruir tudo até que o presidente Pacheco coloque esse pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes”, afirmou.
Como noticiou o Diário do Poder, parlamentares também apresentaram no dia 9 de setembro, outro pedido de impeachment contra Moraes, acusado de abuso de poder e de desrespeito às normas do processo legal.
O pedido foi entregue em mãos ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).