Maceió reprova Renan e Lira, mas aprova Renan Filho e Rodrigo Cunha
Eleitores da capital alagoana avaliaram as imagens dos principais líderes políticos do estado
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revelou, nesta quinta-feira (27), a avaliação do eleitor de Maceió a respeito das imagens dos maiores expoentes da política alagoana. O resultado colocou em pontos extremos os protagonistas e coadjuvantes dos principais grupos políticos de Alagoas. Enquanto as avaliações foram negativas sobre o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), os maceioenses consideram positivas as imagens de seus respectivos afilhados políticos, o ministro dos Transportes e senador licenciado Renan Filho (MDB) e o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).
O líder em reprovação foi o ex-presidente do Senado Renan Calheiros, cuja imagem foi considerada negativa para 51,6% dos eleitores consultados na capital alagoana. O senador do MDB foi avaliado positivamente apenas por 34,4% dos maceioenses.
O quadro inverte-se, quando se trata da imagem do herdeiro político de Renan, que obteve avaliação positiva de 50,2% dos eleitores, mais de um ano após Renan Filho deixar um governo bem avaliado rumo ao Senado, e depois de quase sete meses à frente da pasta dos Transportes do Governo de Lula (PT). O senador licenciado teve 36,7% de avaliação negativa.
Na vitrine das principais decisões da República nos últimos anos, a imagem de Arthur Lira foi avaliada como negativa por 45% dos entrevistados na capital alagoana. O alagoano que preside a Câmara dos Deputados é visto positivamente por 30,9% dos maceioenses.
Já o senador Rodrigo Cunha, mantém em alta sua imagem, avaliada positivamente por 47,1% dos eleitores de Maceió, onde o afilhado de Lira tem como aliado comum o prefeito João Henrique Caldas , o “JHC” (PL), que ruma à reeleição no comando da capital alagoana com 40 pontos à frente dos rivais e com gestão é aprovada por 74,6% dos eleitores, segundo o mesmo levantamento da Paraná Pesquisas. A avaliação negativa de Rodrigo Cunha é de 37,4%.
A Paraná Pesquisas ouviu 820 eleitores de Maceió, em entrevistas pessoais entre os dias 13 e 17 de julho de 2023. A amostragem atinge grau de confiança de 95%, com margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
Veja os números: