Presidente inaugura Vice-Consulado do Brasil em Orlando, na Flórida

Nos EUA, presidente participará ainda de mais uma motociata com seus apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (11) da cerimônia de inauguração do Vice-Consulado do Brasil em Orlando, na Florida, Estados Unidos. A representação consular vai atender os brasileiros que vivem na região e turistas, com serviços como concessão de passaportes, registros civis e atendimento em casos de emergências.

“Esse nosso pedaço do Brasil faz um bem enorme para os nossos irmãos que estão por aqui, porque eles procuram os mais diversos serviços e por vezes tem que viajar dezenas, às vezes centenas de quilômetros para ter os seus problemas resolvidos”, disse Bolsonaro durante a inauguração.

O presidente viajou na quinta-feira (9) aos Estados Unidos, onde participou da Cúpula das Américas em Los Angeles. Na ocasião, ele se encontrou com o presidente norte-americano, Joe Biden. Esta foi a primeira reunião bilateral desde que Biden chegou ao poder, em janeiro de 2021.

“Eu confessei para o Jon Biden que, desde criança, sempre admirei o povo americano. Temos muita identidade, em especial na questão de valores, no tocante à liberdade”, disse. Ele citou a liberdade de religião e de expressão, “o bem maior que um povo pode ter”.  “Liberdade na sua forma mais ampla possível”, acrescentou.

Durante a cerimônia, Bolsonaro esteve acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Consulado

De acordo com o Itamaraty, o Vice-Consulado ficará subordinado ao Consulado-Geral em Miami e deve atender os cerca de 180 mil brasileiros que moram na região.

Bolsonaro realizou a primeira entrega de documentação, um passaporte para uma criança brasileira de sete anos, que nasceu em Orlando.

Segundo o chanceler, além do vice-consulado em Orlando, o Itamaraty abrirá outras quatro repartições. São os Consulados-Gerais do Brasil em Chengdu (República Popular da China), Edimburgo (Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte) e Marselha (República Francesa) e um vice-consulado em Cusco (Peru).

“Isso significa mais atenção à comunidade brasileira no exterior, ao turista brasileiro quando visita outros países. Aqui ele tem um ponto de apoio, é um pedaço do Brasil no exterior”, disse França. “Espero que esse ato possa se repetir nos próximos anos, há uma comunidade brasileira no exterior cada vez maior”, afirmou o chanceler.

Motociata

O presidente Jair Bolsonaro participará ainda neste sábado de uma motociata com seus apoiadores, em Orlando. São esperadas mais de duas mil pessoas para o encontro, organizado pelo Grupo Yes Brasil USA.

Importante reduto político republicano nos Estados Unidos — Donald Trump venceu no estado nas duas eleições que concorreu à presidência americana — a Flórida é também um reduto bolsonarista. No pleito de 2018, Bolsonaro recebeu mais de 80% dos votos no primeiro turno e mais de 90% no segundo turno.

Hoje, dos quase 2 milhões de brasileiros que vivem nos Estados Unidos, cerca de 500 mil estão na Flórida, e pelo menos a metade na região de Orlando, Tampa e no Norte do estado.

Bolsonaro irá aproveitar para se encontrar com representantes da comunidade, empresários e líderes religiosos.

Só na Região de Orlando existem cerca de 50 igrejas evangélicas brasileiras. A previsão é de que 900 pessoas recebam Bolsonaro na maior delas, a Lagoinha Church, liderada pelo pastor, cantor e empresário André Valadão.

O presidente brasileiro deve se encontrar também com os prefeitos de Orlando, o democrata Buddy Dyer, e de Miami, Francis Suarez.

Bolsonaro informou ainda que poderá se encontrar com o jornalista Allan dos Santos, caso ele esteja presente em um dos eventos do qual vai participar. O blogueiro compareceu ao ato em Orlando, nesta manhã. Ele também disse que pensou em se encontrar com o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, mas a ideia não foi adiante.

Exilado nos EUA, Allan dos Santos é considerado foragido pelo ministro Alexandre de Moraes, acusado pelos bolsonaristas de perseguir o jornalista.

Congresso Conservador Brasileiro da Flórida

Também neste sábado acontece o Primeiro Congresso Conservador Brasileiro da Flórida. O evento também é organizado pelo grupo Yes Brasil USA e tem entre os presentes e palestrantes, além de Allan dos Santos, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que deverá participar de forma remota por estar sem passaporte diplomático. Outro nome anunciado e que não estará presente nem online é o presidente de honra do PTB, Roberto Jefferson.

O Primeiro Congresso Conversador Brasileiro da Flórida deve discutir alguns assuntos que foram abordados durante a Cúpula das Américas, como Amazônia, além de política e eleições americanas, política brasileira e o pleito deste ano, liberdade de imprensa e respeito à Constituição.