Reforma Ministerial

Doze ministros devem ser anunciados na próxima semana

Pacote de novos ministros inclui Agricultura, Comunicações e CGU

acessibilidade:

A presidente Dilma Rousseff deve anunciar na próxima semana mais doze ministros de seu segundo mandato, entre eles a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para a Agricultura. O atual titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, vai para a Secretaria Geral, substituindo Gilberto Carvalho, que está sem destino certo. O governador da Bahia, Jaques Wagner, deverá ser anunciado no Ministério das Comunicações, com a missão de tocar a regulação econômica da mídia, defendida pela presidente na campanha.

Outra novidade no primeiro escalão de Dilma deve estar o atual secretário-executivo da Casa Civil, Valdir Simão, na Controladoria Geral da União (CGU).

Para Educação, o nome preferido de Dilma é o do governador do Ceará, Cid Gomes. Ele quer ser consultor no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), emplacando o irmão Ciro Gomes na Esplanada. Se Cid não aceitar o convite, o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, gostaria que o deputado Reginaldo Lopes (PT) fosse indicado.

Desde a reeleição da petista, foram confirmados apenas Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Alexandre Tombini (Banco Central) e Armando Monteiro (Desenvolvimento). Esta equipe econômica deverá tomar posse assim que for concluída a votação do projeto que libera o governo do cumprimento da meta do superávit primário, prevista para terça-feira, no Congresso Nacional.

 

 

Reportar Erro